Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » E-commerce » Infraestrutura do E-COMMERCE: o que esperar?

Infraestrutura do E-COMMERCE: o que esperar?

O que esperar da infraestrutura da plataforma de e-commerce? Afinal, o que esperar da infraestrutura da plataforma de e-commerce? Se essa é a sua preocupação agora, você está no caminho certo. Hoje em dia, em uma realidade onde o mundo virtual cresce mais a cada dia tomando mais espaço na vida e cotidiano dos consumidores brasileiro e […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Infraestrutura do E-COMMERCE: o que esperar?

O que esperar da infraestrutura da plataforma de e-commerce?

Afinal, o que esperar da infraestrutura da plataforma de e-commerce? Se essa é a sua preocupação agora, você está no caminho certo.

Hoje em dia, em uma realidade onde o mundo virtual cresce mais a cada dia tomando mais espaço na vida e cotidiano dos consumidores brasileiro e do mundo, se preocupar em como posicionar seu negócio no comércio online de modo certeiro e com sucesso é realmente importante.

plataforma de e-commerce é uma parte simplesmente essencial para uma marca aumentar suas vendas online. É nela onde você irá cadastrar todos os seus produtos e onde seus clientes irão te encontrar.

Plataformas mal elaboradas, duvidosas, simples demais ou que não acompanham o crescimento do seu e-commerce podem gerar uma série de problemas e dores de cabeça que você, com certeza, não deseja!

Por isso, é essencial que você pense sobre a qualidade da infraestrutura da plataforma de e-commerce que irá escolher para criar sua loja virtual. 

E, pensando nisso, criei este post muito especial e completo para que você possa estar informado e preparado para essa etapa de migração para o mundo virtual de compras e vendas!

Para que sua loja virtual esteja em uma plataforma de e-commerce completa, rápida, robusta, confiável e escalável leia com atenção este post para saber o que é realmente essencial e indispensável!

Ficou interessado? Então, vamos lá!

Plataforma de e-commerce parceira Amazon AWS


Uma plataforma de e-commerce que possui parceria com a Amazon AWS (Amazon Web Services), plataforma de serviços de computação em nuvem, pode oferecer mais elasticidade, estabilidade e melhor performance às suas lojas virtuais. Entenda mais:

Elasticidade

A infraestrutura dos serviços devem funcionar com Computação em Nuvem Elástica, ou EC2 (Elastic Cloud Computing). Com isso, não importa quantos acessos toda a infraestrutura tenha, já que ela poderá ser ajustada de modo automático para garantir o máximo de estabilidade e boa performance.

Cacheamento

infraestrutura de cacheamento é um recurso que “guarda a imagem” da loja virtual e só a atualiza de tempos em tempos. Desse jeito, os visitantes do site podem acessá-lo mais rapidamente, quase que instantaneamente. Assim, a performance da loja online é incrivelmente acima do mercado com o cacheamento, falarei mais sobre isso ainda neste post.

CDN

Todas as imagens da loja virtual são armazenadas em um repositório criado especialmente para a entrega super rápida de conteúdo. O armazenamento e entrega das imagens é feita de forma muito mais rápida e segura através de um conjunto de tecnologias dedicadas a isto.

Todos esses serviços citados acima criam uma cópia do seu e-commerce em várias regiões do Brasil a fim de reduzir o tempo de carregamento de páginas e obter uma resposta mais rápida. Portanto, quando um visitante for acessar sua loja virtual, será feito por um servidor que estiver mais próximo dele.

Além disso, a infraestrutura com Computação em Nuvem Elástica, o cacheamento e a CDN comprime os códigos do site. Isso facilita a entrega deles para o navegador mais rapidamente, o armazenamento de imagens em um servidor de cache a parte e outros recursos tecnológicos que ajudam a deixar a loja virtual ainda mais rápida!

Estabilidade e Performance

Às vezes, quando as pessoas estão procurando criar sua primeira loja virtual, acabam escolhendo por uma plataforma de e-commerce barata ou apenas conhecida. 

Isso pode ser bom em um primeiro momento enquanto a plataforma ainda está atendendo às necessidades do negócio naquele momento. Porém, à medida que a loja virtual começa a crescer, os lojistas começam a observar problemas de lentidão e indisponibilidade, por exemplo, que afetam da pior maneira possível os lucros e desenvolvimento da empresa.

Sabendo de tudo isso acima, é interessante que a plataforma tenha uma infraestrutura exclusiva e, de preferência, mantida no maior Data Center de Cloud Computing do mundo: a Amazon AWS. 

Com todos esses recursos citados no tópico acima, a disponibilidade da plataforma é muito superior, acima de 99,9%. Além disso, a redundância de arquivos e dados e performance de carregamento de páginas fica simplesmente incrível!

Infraestrutura em Cloud Computing

Plataformas em nuvem são as mais rápidas do mercado, pois utilizam as tecnologias mais avançadas e atuais. Infraestruturas em Cloud Computing garantem estabilidade total nas operações de sua loja virtual e, ao mesmo tempo, entregam um tempo de carregamento extremamente rápido.

infraestrutura de computação em nuvem inclui capacidade de computação, sistema de rede e armazenamento, além de uma interface para os usuários acessarem os recursos virtualizados. A infraestrutura em nuvem oferece aumento da flexibilidade e do dimensionamento.

Para saber mais sobre a infraestrutura da plataforma de e-commerce que pretende escolher, procure pesquisar sobre a disponibilidade da mesma geral durante o ano e especialmente durante a Black Friday.

Além disso, também é muito importante que a plataforma faça atualizações semanalmente ou mensalmente, pois isso mantém sua loja virtual atualizada com os principais recursos do mercado e, ainda mais, isso também mostra a preocupação da plataforma em trazer melhorias e novidades aos seus lojistas.

Loja com Turbo Cache

O Turbo Cache permite que sua loja virtual seja ativada em múltiplos servidores no Brasil, possibilitando um tempo de resposta mais curto quando a loja virtual é acessada por consumidores em todo o Brasil. 
 

Como cada ponto de acesso armazena um Cache da loja virtual, significa que ao criar uma loja virtual na Plataforma de E-commerce, o Turbo Cache será ativado e sua loja virtual passará a possuir um enorme grau de redundância e uma performance ainda superior a qualquer outra infraestrutura de e-commerce no Brasil.
 

Conheça as maiores vantagens da plataforma de e-commerce com Turbo Cache:

Servidores no Brasil

Com o Turbo Cache da Plataforma de E-commerce, sua loja virtual passa a ser ativada em múltiplos servidores no Brasil, entregando uma velocidade de acesso ainda superior à infraestrutura padrão das plataformas. A entrega do conteúdo sempre é feita pelo servidor ativo mais próximo do seu cliente.
 

Redundância Adicional

São vários pontos de entrega da plataforma de e-commerce onde a sua loja virtual passa a responder, isso significa que mesmo em caso de indisponibilidade em algum dos pontos, os demais pontos continuam a manter o funcionamento da loja virtual normalmente.

HTTPS em todas as páginas

Com o Turbo Cache, sua loja virtual passa a ter de imediato HTTPS em todas as páginas, entregando 100% do conteúdo de seu site com segurança SSL. Isso nos leva ao próximo tópico, vamos lá!

TLS/HTTPS/SSL

Transport Layer Security (TLS) e o Socket Security Layer (SSL) são protocolos de segurança que protegem a comunicação entre os computadores que acessam um site e os servidores que entregam o conteúdo. 
 

Ao utilizar certificados de segurança em um site, seu endereço passa a responder pelo protocolo HTTPS, que é uma versão segura do protocolo HTTP convencional.
 

Desde 2018, diversos navegadores passaram a notificar os usuários quando um site não é seguro em forma de alerta na barra de endereços, o que deixa o visitante da loja virtual desconfiado em iniciar uma compra, mesmo que o checkout seja seguro. Ter HTTPS em todas as páginas acaba por trazer uma maior segurança ao seu visitante, enquanto ele navega no catálogo de sua loja virtual.
 

Além disso, de alguns anos para cá, o Google e outras ferramentas de busca vêm fechando o cerco com sites que ainda não possuem HTTPS. A cada nova atualização nas ferramentas de busca, uma menor relevância é dada para aqueles sites que não entregam todo o conteúdo de forma segura. 
 

Isso significa que, se sua loja possui HTTPS em todas as páginas, você passa a ter uma vantagem sobre aqueles que não o têm, enquanto se sua loja virtual ainda não tem HTTPS em todas as páginas, provavelmente seus concorrentes que possuem estarão mais bem posicionados nas buscas do que você.

Os benefícios do site seguro

Sites e lojas virtuais seguras oferecem uma melhor experiência e a garantia de um ambiente que receberá usuários e manterá seus dados seguros. Os principais benefícios do certificado SSL são:

Credibilidade

É possível identificar facilmente um site seguro, já que possuem o “https” ao invés do “http” nos seus respectivos endereços no navegador. Além disso, se ele não possuir SSL, uma mensagem de “Não seguro” aparecerá antes da URL no navegador do usuário.
 

Portanto, um site que possui o certificado SSL já conta com grande credibilidade diante dos usuários e principalmente dos seus clientes.
 

Realizar compras em um site que possua mais recursos de segurança é o que busca todo usuário de internet. Oferecer isso aos clientes é mostrar preocupação com essa necessidade, possibilitando cada vez mais oportunidades de venda e fidelização.

Alta compatibilidade

Sites com SSL têm compatibilidade com quase todos os navegadores disponíveis na internet, o que evita que seus clientes e visitantes tenham problemas para acessar sua loja virtual.

Riscos de prejuízo minimizados

Oferecer segurança é garantir que essas informações jamais serão violadas, algo que evitará prejuízos em caso de roubo de dados e crimes digitais.

Melhor posicionamento no Google

Ter um site com certificado SSL é praticamente uma estratégia de SEO, pois o Google identifica as páginas que oferecem maior segurança e melhora o seu ranqueamento no buscador.
 

Depois de ler tudo isso, tenho certeza de que agora você já está mais bem informado sobre plataformas de e-commerce e sua infraestrutura.
 

 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo