10 dicas de planejamento estratégico para sua empresa
Cada vez mais, os empresários percebem a importância de fazer o planejamento estratégico para crescimento do seu negócio. Veja nossas dicas.
Conhecer cada detalhe da sua empresa é essencial para organizar os processos e traçar caminhos possíveis para atingir objetivos. Cada informação se torna importante no processo de criar uma estratégia eficaz que englobe as principais metas e as melhores maneiras de realizá-las. Por isso o planejamento estratégico é tão importante nas empresas.
Cada vez mais, os líderes percebem a importância de fazer o planejamento estratégico do seu negócio, tanto em âmbito departamental, quanto no cenário geral de uma organização. Afinal, ele engloba os seus mais variados aspectos, de modo que faça o conjunto funcionar em harmonia.
Um plano que seja eficiente deve abordar tópicos como: análise do ambiente interno e externo; definição de metas e indicadores de resultados claros, bem definidos e possíveis.
Desse modo, poderá ser traçado de forma realista para que cada funcionário e departamento possa contribuir para sua execução.
Para ajudar você nesse momento, nós separamos 10 dicas importantes que irão ajudar você a elaborar o planejamento da sua empresa, te ajudando a atingir os objetivos, bater metas e alavancar os resultados.
Confira com a gente!
1 – Identifique a situação atual da sua empresa
O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico da sua empresa é saber onde ela está, ou seja, qual a sua situação e quais as metas buscadas e atingidas até o momento.
Isso significa reunir o histórico da sua empresa e identificar as suas conquistas. Afinal, assim como funciona para qualquer pessoa, entender o que aconteceu ajuda a traçar novas rotas, repetir os sucessos e atingir novos resultados.
Por fim, é importante que a sua empresa desenvolva os conceitos de missão, visão e valores, que nortearão as ações da sua equipe.
2 – Saiba para onde a sua empresa deseja ir
O segundo passo é saber para onde a sua empresa deve seguir, onde ela quer chegar e quais objetivos ela deseja atingir.
Isso pode significar uma continuação do caminho que ela já está ou mesmo uma mudança de direção. Muitos segmentos de mercado exigem mudanças constantes.
No geral, as empresas, com o passar dos anos, devem fazer as adaptações necessárias para que continuem obtendo sucesso em suas vendas. É preciso saber se esse é o caso do seu negócio.
Independente da sua empresa se manter na mesma direção ou não, é extremamente necessário contar com uma equipe capacitada.
Ela deve ser formada por profissionais habilitados que recebam treinamento constante para se manterem atualizados sobre as melhores práticas e técnicas.
Além de profissionais experientes pode ser importante mesclar na sua equipe quem é novo no ramo, para trazer novas ideias e perspectivas para o seu empreendimento.
4 – Considere as necessidades do seu público alvo
Entender e se aprofundar nas necessidades e problemas do seu público alvo é uma das dicas de planejamento estratégico empresarial que não podem faltar na hora de realizar o diagnóstico do seu negócio.
Afinal, atender de maneira adequada o que incomoda as pessoas que se interessam pelo seu produto garante que você entenda como solucionar o problema que eles estão vivendo.
Porém, como já foi dito, as coisas mudam com os passar dos anos. E uma das principais mudanças nesse sentido é o comportamento dos consumidores.
De acordo com o setor da economia do seu negócio, as adaptações podem ter que ser feitas em maiores ou menores espaços de tempos e, para saber quando devem ser feitas, é essencial acompanhar as preferências da sua clientela.
5 –Acompanhe diariamente a concorrência
Quando uma empresa está abrindo as suas portas, ou mesmo antes de começar efeticamente as atividades — quando existe apenas no campo das ideias — é fundamental que o novo empreendedor busque o maior número de informações possíveis sobre o segmento de mercado no qual vai atuar.
Com o passar do tempo, é preciso acompanhá-lo constantemente. O objetivo dessa tática é entender como eles atuam e quais os principais serviços e produtos oferecidos. Uma vez que eles são seus concorrentes, é preciso entender como eles trabalham para cativar o público que também é seu.
Sendo assim, algumas ações podem ajudar nessa demanda:
- Acesse o site constantemente e analise mudanças e comportamentos;
- Esteja sempre atento à mensagem e ao tom de voz utilizados;
- Acompanhe lançamentos de produtos, serviços e tecnologias usadas;
- Acesse as redes sociais e entenda como é realizada o relacionamento com o cliente;
- Entenda como são feitas as divulgações de produtos para conquistar a fidelidade do produto;
- Confira quais são os benefícios, vantagens e desvantagens dos produtos de seus concorrentes.
6 – Faça o planejamento financeiro
Dentro do planejamento estratégico devem estar presentes os planos de cada setor, inclusive o do departamento financeiro.
A partir dessa ação, é possível entender a situação da empresa mais afundo em cada setor e planejar ações locais e mais específicas que ajudarão a empresa a atingir as metas gerais da organização.
7 – Defina a estratégia de marketing
O marketing cria a cara que você quer para a sua empresa. Ele dita como as pessoas devem ver e como as pessoas perceberão as vantagens e poderes da sua empresa.
Por isso, é essencial fazer o planejamento de marketing que aborde ações para diversos meses. Assim, é possível criar um grande plano para a sua empresa que englobe todos os aspectos, visando ações a longo prazo.
Muitas vezes, o erro na gestão está justamente em não alinhar os objetivos de um negócio como um todo. Desse modo, é necessário definir as ações mais eficientes para alcançar os objetivos determinados pelo planejamento estratégico.
8 – Determine ações de vendas
As ações de vendas, que devem andar junto com as ações de marketing, também devem ser bem planejadas para os próximos meses.
Uma grande estratégia é alinhar o calendário com as principais datas comemorativas do mercado. Isso é uma ação que atrai o público, o faz se sentir pertencente
Afinal, como a equipe de vendas é quem costuma representar uma empresa, levando a mensagem e os principais valores e benefícios da empresa, é essencial que esteja em sintonia com os objetivos do planejamento estratégico.
9 – Acompanhe os resultados e faça adequações
Já que o planejamento estratégico é um grande plano da sua empresa para orientar o que deve ser feito a partir de então, a ideia é que as ações determinadas por ele mostrem resultados já no curto e médio prazo.
Isso pode ser feito por meio de ações, como:
- Reuniões periódicas de balanço;
- Acompanhamento regular de metas e objetivos;
- Estabelecimento regular de metas realistas;
- Conversas com especialistas e líderes da empresa;
- Diálogo constante com a equipe de vendas.
Nesse sentido, esses resultados devem ser registrados, acompanhados e avaliados periodicamente. Se não forem os resultados previamente estabelecidos, é um indicativo que o plano merece ajustes. Essa situação é extremamente normal, porém exige que o planejamento estratégico seja revisto para alinhar novas metas de acordo com a realidade.
10 – Tenha a colaboração da tecnologia
Para que seja possível fazer um planejamento estratégico completo, englobando todos os setores e dados dos meses e anos passados para avaliar as ações para o futuro e informações relevantes para a tomada de decisões, é preciso contar com a ajuda da tecnologia.
Hoje em dia, o software ERP é a melhor solução para empresas que desejam ter históricos completos.
Esse tipo de software é um sistema de gestão empresarial que não só informatiza os dados, armazenando-os em bancos de dados, como também conecta os setores e automatiza os procedimentos.
Dessa forma, você e sua equipe podem realizar as tarefas com mais eficiência, sendo que a rotina do seu negócio ganha em dinamismo dentre muitas outras vantagens.
Conclusão
Agora que você sabe tudo sobre como criar um planejamento estratégico eficiente para a sua empresa, está na hora de colocar em prática todo o conhecimento desse artigo.
Com isso, você permitirá que a sua empresa possa guiar as ações para garantir uma melhor experiência baseada em dados e realidades verídicas.
Contudo, para além disso, é necessário também estar atenado nas tendências de mercado e em ferramentas que tornam o seu trabalho ainda mais eficaz. E nós também te ajudamos com isso!
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