Motivação para vendedores: aprenda a estimular sua equipe!

Você entende a importância de motivar sua equipe de vendas? Mesmo em pequenas empresas, o time de vendas pode fazer uma grande diferença na receita mensal e no crescimento do negócio. Mas, como motivar vendedores?
 
Saiba que há várias formas de motivação para vendedores, e nem todas exigem altos investimentos — em muitos casos, um elogio bem feito pode mudar o dia de um funcionário.
 
Agora, vamos ao que interessa: a seguir, aprenda como estimular o time de vendas!
 

Estabeleça objetivos

motivação para vendedores
Sem planejamento, não tem como motivar um vendedor. Por isso, é muito importante estabelecer objetivos claros e mostrar para cada um dos colaboradores o que a empresa espera deles.
 
Para facilitar a estratégia e poder comemorar pequenas vitórias com o time de vendas, quebre os objetivos finais em metas menores. Veja um exemplo:
Se o objetivo final é vender 12000 unidades de determinado produto por ano, por exemplo, estipule as metas de vender 1000 unidades desse produto por mês ou 250 unidades por semana — dessa forma, o objetivo final é atingido e a equipe se sente mais motivada sempre que alcança a meta semanal/mensal.
 

Reconheça os bons funcionários e dê suporte à equipe

motivação para vendedores
A motivação para vendedores começa com o devido suporte à equipe. Afinal, se não há treinamentos e capacitações, como o gestor espera que a equipe se desenvolva e venda mais? 
 
Além dos treinamentos e capacitações, outra forma de suporte consiste em dar feedbacks construtivos e periódicos. Assim, os vendedores saberão se estão ou não no caminho certo.
 
Aliás, motivação, suporte e reconhecimento andam juntos!
Por isso, estimule a equipe reconhecendo bons funcionários e bons resultados. Faça com que eles se sintam parte da empresa, defina um plano de carreira e comece a prezar a transparência na comunicação.
 

Invista em campanhas motivacionais

motivação para vendedores
O sistema de recompensar bons vendedores funciona muito bem em empresas de diferentes portes, pois motiva as equipes e as torna mais produtivas. A razão disso é simples: sabendo que a obtenção de determinada meta vai gerar um benefício, os vendedores se sentem mais motivados e tentam vender mais.
 
Os benefícios estipulados, por sua vez, devem estar alinhados ao orçamento da empresa e às necessidades da equipe. Não é necessário gastar muito: oferecer dias de folga, por exemplo, já agrada muitos funcionários.
 
Então, já sabe: trabalhe em um planejamento de campanhas motivacionais a fim de reconhecer aqueles que se destacam!
 

Integre diferentes setores para melhorar o clima organizacional

Ter um bom clima organizacional é uma motivação para vendedores e para todos os outros funcionários da empresa, inclusive você! 
 
Uma maneira de melhorar o clima organizacional é integrar diferentes setores e equipes. Na sua empresa, por exemplo, o time de vendas pode trabalhar alinhado ao time de marketing. Alguns gestores já perceberam que a integração dessas equipes gera melhores resultados para os colaboradores e para o negócio em geral. 
 

Valorize novas ideias e celebre as pequenas vitórias

motivação para vendedores
Não há  nada mais desmotivador para uma mente criativa do que ver suas ideias sendo rejeitadas. Lembre-se sempre: os vendedores atuam com funções diferentes da sua e, em muitos casos, entendem melhor o que estão fazendo e o que é preciso para alcançar as metas estipuladas.
Não é preciso aceitar todas as ideias, de forma alguma, mas escutar cada colaborador que chega até você e refletir sobre o que foi sugerido é uma boa atitude para estimular a equipe em geral, alcançar resultados e fazer a empresa crescer.
 
Por fim, chegamos a um dos pontos mais importantes para estimular o time de vendas: celebre as pequenas vitórias! 
Como? Você pode:
 
– organizar uma reunião para compartilhar os resultados e agradecer o time;
– preparar um café da manhã especial na própria empresa;
– convidar a equipe para um happy hour na sexta-feira, após o expediente;
– fazer festas de final de ano e lembrar as vitórias conquistadas.
 
Viu?! Pequenas atitudes já mudam, e muito, a dinâmica entre gestores e vendedores, o que colabora para a melhora do clima organizacional e para a motivação da equipe de vendas. Agora que você já aprendeu como motivar vendedores, o que acha de colocar as sugestões acima em prática o quanto antes? 
 
Ah, e saiba que a motivação para vendedores é apenas um dos passos importantes para aumentar a saída de produtos. Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira 9 dicas infalíveis para alavancar as vendas!
Deixe seu comentário

Comentário

Clientes satisfeitos

GestãoClick
Logo