Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Vantagens do salário sob demanda na gestão?

Vantagens do salário sob demanda na gestão?

Uma das soluções para fugir do estresse financeiro, é aproveitar as vantagens do salário sob demanda na gestão empresarial. Saiba mais!

Por GestãoClick
Atualizado em
Vantagens do salário sob demanda na gestão?

A relação de amor e ódio com a renda mensal é um drama que assombra o cotidiano de muitos brasileiros. Especialmente quando as contas ou as datas não se encaixam, gerando estresse financeiro, preocupação e queda no rendimento. Uma das soluções para fugir desse problema na empresa é aproveitar as vantagens do salário sob demanda na gestão empresarial

Habituar-se ao ciclo de aguardar o dia do pagamento do salário para então poder quitar as contas é, teoricamente, simples. Basta ter um bom planejamento financeiro, certo? Sim. Mas na prática não é fácil assim.

Veja a seguir como a situação financeira dos trabalhadores brasileiros pode interferir significativamente na produtividade. E quais são as vantagens do salário sob demanda para reverter essa situação. Confira!

Saúde financeira: entenda o panorama brasileiro

Uma pesquisa realizada pela CareerBuilder em 2017, apontou que 78% dos entrevistados mal conseguem quitar todas as contas com o salário que recebem. Além disso, indicou que, dos mais de três mil entrevistados, cerca de ¾  estão com uma ou mais dívidas acumuladas.

E se já é complicado liquidar contas mensais e rotineiras, imagina com os imprevistos que surgem pelo caminho. O rombo no orçamento chega a ser tão grande que, de acordo com o Banco Central, 60% dos brasileiros não tem condição de arcar com despesas não planejadas sem recorrer a amigos, parentes ou aos bancos.

Diante deste cenário, 41 milhões de brasileiros aceitariam fazer algum tipo de empréstimo para cobrir os custos de emergência.

Mas as dificuldades não param por aí! Outro grave problema é fazer com que todas as contas e boletos se encaixem perfeitamente no calendário do pagamento. Evitando assim o pagamento de multas e juros por atraso. É ou não é um cenário bem preocupante?

Estresse financeiro X Resultados da empresa

A preocupação com o dinheiro é um dos principais gatilhos que estimulam o estresse na sociedade. O receio de não conseguir quitar as contas do mês, as dívidas acumuladas e juros correndo são alguns dos fatores que prejudicam muito a qualidade de vida dos brasileiros.

E a preocupação é tão grande que acaba atrapalhando a vida profissional e prejudicando o desempenho.

Imagina uma pessoa com as contas atrasadas, pagando juros do cheque especial e sem perspectiva de acertar a situação financeira. Dificilmente ela vai conseguir desligar a cabeça e conseguir se concentrar no trabalho, apresentando um bom desempenho.

E com base nos dados das pesquisas apresentadas acima, dá para ter uma boa ideia de que muitos profissionais desfilam seus semblantes preocupados durante o expediente.  Como conseqüência, a empatia, motivação e engajamento passam longe.

Para reduzir essa baixa produtividade, o absenteísmo e os problemas de saúde e psicológicos causados pelo estresse financeiro, o salário sob demanda tem se tornado um forte aliado dos gestores das empresas.

Entenda o salário sob demanda

O salário sob demanda é um recurso que, aos poucos, vem se popularizando entre as empresas. Especialmente entre aquelas que perceberam a importância de investir na qualidade de vida de seus funcionários.

Está relacionado ao pagamento do salário quando solicitado pelo trabalhador, que não fica mais preso ao dia estipulado do pagamento. A remuneração ocorre de acordo com os dias já trabalhados, mas ainda não quitados.

Mas, por que alterar o jeito de pagar os salários dos colaboradores? O intuito é oferecer maior liberdade financeira e controle sob as suas finanças.

Dessa forma, no momento em que solicita o pagamento, ele recebe uma fatia proporcional aos dias que já trabalhou até aquele momento, podendo arcar com suas despesas de emergência ou a quitação de uma conta que não pode alterar o vencimento.

Vantagens do salário sob demanda na gestão

Empresas preocupadas com o bem-estar financeiro e que já adotaram este benefício identificaram, na flexibilização do pagamento, vantagens como:

Mais controle sobre as finanças

Com o poder de receber o proporcional trabalhado quando precisar, os colaboradores ganham maior controle sobre sua vida financeira.

E, deixando de ser dependentes de datas do pagamento do salário, eles se livram da multa de ter uma conta atrasada e da necessidade de recorrer ao cheque especial para cobrir gastos de emergência, por exemplo.

Além disso, o acesso instantâneo ao salário oferece empoderamento ao colaborador, que  passa a ter maior controle sobre todos os aspectos da sua vida.

Essa sensação de autoconfiança faz com que ele lide melhor com todas as outras situações cotidianas e inclusive melhore a produtividade no trabalho.

Redução do estresse financeiro

Outra das vantagens do salário sob demanda na gestão é reduzir o estresse financeiro do funcionário. Com maior controle sob suas finanças, o colaborador consegue relaxar e tirar o peso dos problemas financeiros das costas.

Isso significa uma redução do estresse financeiro, aumentando o bem-estar de toda a equipe e a satisfação dele no ambiente de trabalho.

Maior engajamento

Ao adotar medidas que ajudem os colaboradores a manter a saúde financeira tranquila e em dia, a empresa aumenta a lealdade, a motivação e o sentimento de satisfação dos seus colaboradores.

Isso contribui também para a diminuição das ausências e faltas provenientes de conflitos pessoais e, até mesmo, problemas de saúde causados pelo estresse.

Atender às necessidades dos funcionários é, também, uma forma de reter mais talentos na empresa. Uma vez que estão satisfeitos e felizes, os colaboradores tendem a permanecer na empresa por um longo período.

Aumento da produtividade

Livre de estresse, sem preocupações excessivas e se sentindo mais motivado, o resultado não poderia ser melhor para a empresa! Oferecer maior liberdade financeira é, também, proporcionar o aumento da produtividade do colaborador.

Investir no bem-estar e ajudar a aliviar as tensões é uma forma de garantir que a performance da equipe estará sempre em alta.

Atração e retenção de talentos

Se adotar benefícios diferenciados, como o salário sob demanda, ajuda a reter os talentos na empresa, o mesmo vale para a atração de novos colaboradores.

Uma pesquisa realizada pela PwC, revelou que, dos entrevistados, 76% dos profissionais trocariam de empresa se a nova oportunidade incluísse benefícios para o bem-estar financeiro.

Ou seja, além de beneficiar a saúde, motivação e engajamento do colaborador, o salário sob demanda entra como uma importante vantagem competitiva no mercado.

Diante dessas vantagens é fácil entender como o bem-estar financeiro tem se tornado forte tendência na gestão, não é mesmo?

O estresse com as contas é um assunto que impacta na rotina e na vida dos colaboradores. E quando a empresa se mostra preocupada e aberta a apresentar soluções para os problemas pessoais do colaborador, ele se sente valorizado, retribuindo, mesmo que involuntariamente, com maior motivação e produtividade.

Agora que você já conhece as vantagens do salário sob demanda na gestão, que tal colocar em prática este benefício na sua empresa?

Quer ter mais dicas sobre como diminuir o estresse financeiro dos seus colaboradores e mantê-los motivados. Acesse o nosso blog e conheça tudo sobre o salário sob demanda. Boa leitura! 

Este artigo foi produzido pela Xerpa, uma plataforma em nuvem voltada à tecnologia e inovação para a área de Recursos Humanos. Estamos em busca das melhores soluções para criar experiências incríveis para os funcionários em sua relação com as empresas. Por isso, criamos o Xerpay, benefício corporativo de salário sob demanda.

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo