Materiais ricos
Início » Blog » Sistema ERP » Quanto custa um ERP para pequenas empresas?

Quanto custa um ERP para pequenas empresas?

Fazer as contas de quanto custa um ERP requer uma análise mais profunda sobre qual a economia que essa ferramenta trás para a empresa. Quer saber mais quanto custa um ERP? Saiba mais.

Por GestãoClick
Atualizado em
Quanto custa um ERP para pequenas empresas?

O ERP é, atualmente, uma das soluções mais eficientes para integrar a administração da sua empresa. A implantação exige um investimento, que costuma se pagar em pouco tempo por conta de todos os benefícios que traz ao seu negócio. Ou seja, ao invés de analisar apenas o valor do plano ideal para seu negócio, você precisa analisar também o tamanho da economia que um ERP vai trazer para sua empresa.

Para responder a pergunta: quanto custa um ERP para pequenas empresas? Este artigo traz informações importantes divididas nos seguintes tópicos:

  • Como funciona e vantagens do ERP;
  • Economia com as horas de trabalho;
  • Economia ao evitar erros e o retrabalho;
  • Economia na tomada de decisões.
  • Economia no treinamento de funcionários.

Como funciona e vantagens do ERP?

O software ERP é um sistema de gestão empresarial que conecta os setores, informatiza os dados e automatiza os procedimentos. Dessa forma, os funcionários do seu negócio devem usar a sua plataforma para realizar as tarefas administrativas cotidianas, que são todas registradas.

As novas informações incluídas no sistema são salvas e armazenadas em bancos de dados, para posterior consulta e utilização. Como você pode ver, trata-se se um sistema fácil de usar, mas que oferece uma série de vantagens, pois não é preciso ficar anotando as informações em um monte de papeizinhos.

Com o ERP também não é preciso sempre digitar os dados necessários para a emissão de boletos ou nota fiscal, por exemplo, já que muitas informações estão salvas no sistema. Assim, basta acessá-las e inclui-las onde for necessário.

O fato de tornar as atividades cotidianas do escritório mais rápidas sem perder em qualidade se chama eficiência, que é uma das principais vantagens do ERP. Essa característica reflete em uma série de outros aspectos, permitindo economia em diferentes setores.

Para mais informações, conheça nossas funcionalidades

Economia com as horas de trabalho

Quanto custa um ERP depende da empresa que oferece o serviço e do plano escolhido por você, o que costuma estar associado ao porte da empresa. Dessa forma, pequenas empresas gastam menos com a implantação do sistema. No entanto, é ainda mais importante entender que o investimento necessário pode se pagar em pouco tempo.

Isso acontece porque com o uso do sistema a sua equipe precisa trabalhar menos para realizar todas as atividades administrativas do seu empreendimento. Isso quer dizer que você pode até mesmo reduzir a carga horária deles ou contar com um quadro de funcionários mais enxuto.

A questão é que com o software ERP um número de funcionários menor pode realizar uma maior quantidade de tarefas, sem que fiquem sobrecarregados e sem que o trabalho perca em qualidade. Hoje em dia, esse tipo de economia é muito importante para manter a saúde do seu negócio. Assim, ao calcular quanto custa um ERP, você precisa também subtrair toda a econômica que ele gera na sua empresa, seja em tempo ou na conversão para produtividade. 

Economia ao evitar erros e o retrabalho

Outro fator que prejudica muito o desempenho da sua equipe é quando os erros são cometidos. Isso pode levar a sérios prejuízos, transformando-se em imensas bolas de neve. Porém, nem sempre é a incompetência dos funcionários a responsável pelos erros. Afinal, atualmente, mesmo pequenas empresas lidam com um grande fluxo de informação.

E esse fluxo pode inviabilizar o trabalho manual dos profissionais, que precisam de ferramentas adequadas para realizarem o trabalho corretamente. Além disso, outro problema comum quando não existem os recursos tecnológicos é a ocorrência do retrabalho, que se caracteriza pela tarefa que uma pessoa fez depois de já ter sido realizado por outro.

Com um software ERP, o retrabalho é evitado, pois o sistema não permite que um mesmo procedimento seja refeito. Da mesma forma acontece com os erros, uma vez que o sistema ajuda na execução das tarefas, fornecendo recursos para a constante verificação, como completos relatórios e suporte sempre disponível.

Economia na tomada de decisões

Quando as decisões certas são tomadas na sua empresa, economiza-se porque o seu objetivo é atingido com mais facilidade, que é o de vender mais. Porém, para tomar as decisões certas, é preciso ter uma base sólida com dados reais. E o ERP possibilita isso ao emitir relatórios atuais e completos mostrando a situação da sua empresa.

Veja só um exemplo de relatório emitido pelo sistema:

quanto custa um erp
Assim, você consegue analisar os dados da sua empresa com muito mais facilidade e clareza reduzindo os gastos com erros dentro da sua empresa.
 

Economia no treinamento de funcionários

Empresas competentes que oferecem ERP treinam os seus funcionários de modo adequado para que possam usar o sistema com facilidade, o nosso sistema, por exemplo, oferece treinamento gratuito para toda a sua empresa. Assim, não é preciso gastar com treinamentos extras e nem perder tempo.

Essa economia e todas as demais são disponibilizadas pelo GestãoClick, que também é online, permitindo o acesso remoto ao seu sistema. Isso e as demais tarefas são feitas ainda com muita segurança.

Ainda está na dúvida de quanto custa um ERP? Conheça nosso planos e teste grátis!

Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar nosso newsletter e nos seguir no Facebook para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo empresarial.

Gostou do conteúdo? Veja também → Conheça 8 vantagens de um ERP online na Black Friday

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo