Materiais ricos
Início » Blog » Gestão Financeira » A importância do sistema integrado à contabilidade

A importância do sistema integrado à contabilidade

A contabilidade está mudando, e o Sistema de Contabilidade Integrado é a revolução para seu escritório contábil. Saiba como funciona!

Por GestãoClick
Atualizado em
A importância do sistema integrado à contabilidade

As empresas do passado e ainda mais as do futuro já se conscientizaram da importância da tecnologia para a saúde de seus negócios. É quase impensável imaginar relações contábeis de uma empresa sem um bom sistema que integre toda esta sua contabilidade. Mas qual a importância da contabilidade integrada?

O tempo é curtíssimo quando falamos em fechamento contábil e, para que este exista, todas as suas informações precisam ser rapidamente disponibilizadas. É nesse momento que se percebe a real importância de ter um sistema integrado de contabilidade na empresa.

Neste artigo, você vai saber mais sobre estes sistemas de gestão empresarial, qual a verdadeira importância da contabilidade integrada e como ele funciona, além de algumas dicas de softwares que fazem esta integração. Confira.

Contabilidade Integrada: o que é?

O próprio nome já denuncia o que é a Contabilidade Integrada e para que serve. De forma ágil, eficaz e confiável, integra todo o setor contábil de uma empresa com outros que estejam diretamente relacionados a ele.

Dentre estes setores, podemos citar a própria gestão, o departamento de recursos humanos, contas a pagar e receber, entre muitos outros. Toda a estratégia contábil da organização se tornará mais ágil, e consequentemente mais eficaz e confiável, com a contabilidade integrada.

Como funciona a contabilidade integrada?

A base principal de como funciona a contabilidade integrada se fundamenta  através de um eficiente software de gestão empresarial ou sistemas de gestão integrada contábil, que serão os responsáveis pela execução desta função.

Assim, mesmo que sua empresa não tenha um setor de contabilidade ou contadores internos (muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, acabam terceirizando este serviço), todo o processo contábil seria realizado com total tranquilidade e, o que é melhor, confiabilidade de dados.

Um sistema de gestão empresarial une praticamente todos os setores de uma empresa, indo desde o setor de vendas, passando por estoques, cadastro de clientes, relatórios gerenciais, controle de acessos e, claro, a contabilidade.

Como implementar esta tecnologia à minha empresa?

É a pergunta que muitos gestores e empreendedores se fazem. Será que conseguirei arcar com os custos desta implementação? E falando em custos, a relação custo versus benefícios vai compensar o investimento? Sua implementação é complicada?

Primeiro de tudo, em se falando de custos e investimentos, o retorno com certeza será grande e satisfatório. Confira alguns dos poucos benefícios de sua implementação:

• Total Otimização de processos da organização: possivelmente etapas serão eliminadas o que, por si só, já garante esta otimização. Quando se fala em otimização, lembra-se logo de redução de custos;
• Pagamentos e Recebimentos melhor organizados;

• Redução significativa de erros: errar é humano e, até com base neste conceito, sabemos que eles podem acontecer. Em uma empresa, que tem um setor financeiro ativo, contabilidade, vendas, recebimentos, pagamentos, etc., estes erros, muitas vezes, podem ser fatais;

• Melhor rendimento dos colaboradores: com um sistema processando dados de sua empresa, de diversos setores e também integrando sua contabilidade, as funções dos colaboradores poderão inclusive ser repensadas e/ou remanejadas. Funcionários satisfeitos, aumento de produtividade.

A implementação de um sistema de gestão empresarial que consiga integrar a sua contabilidade, inclusive, precisa apenas de 2 etapas bem simples:

1- Investimento na ferramenta certa
Esta ferramenta deve ser quase que personalizada para as necessidades de sua empresa, nem a mais, nem a menos. Sua contabilidade só conseguirá estar devidamente integrada se este sistema existir.

Para tanto, você precisará investir nesta tecnologia na figura de um software de gestão, como o da GestãoClick, por exemplo, que é completo e muito utilizado pela maioria das empresas.

2- Breve treinamento da sua equipe

A maioria destes sistemas de gestão empresarial são praticamente intuitivos e muito fáceis de usar. No entanto, mesmo assim, seus colaboradores precisarão de treinamento, não exatamente para com a ferramenta, mas mais especificamente para os novos processos.

Uma vez que estes serão otimizados, muitas etapas contábeis não existirão mais e, desta forma, sua equipe de trabalho precisará se adequar corretamente à nova realidade funcional.

Sistema de contabilidade integrado

Até agora você já conseguiu entender melhor o que é uma contabilidade integrada, suas funcionalidades e, principalmente, a sua importância. Mas como é estes sistema de contabilidade integrado e/ou software de gestão empresarial?

Na verdade, estamos falando do ERP que, para o mundo contábil, pode ter seu significado como sendo um software que consegue centralizar eficazmente todas as informações relacionadas à contabilidade.

Desta forma, já de antemão, toda a gestão fiscal da empresa em questão será melhorada. Funcionando através de módulos específicos, este sistema vai conseguir unir todos os setores da organização, otimizando-os, como inclusive já foi dito.

O sistema de contabilidade integrado da GestãoClick, por exemplo, possui recursos importantíssimos para integrar a sua contabilidade. Confira:

• Integração contábil com os principais sistemas contábeis do Brasil. Você ainda conseguirá exportar informações financeiras de seus clientes, para enviá-los em seguida ao sistema contábil;

• Eliminação do retrabalho, atribuindo muito mais agilidade, segurança de dados e eficiência ao processo como um todo;

• Área do contador gratuita, possibilitando uma visão total da sua carteira de clientes;

• Acesso ao ERP de clientes (informações e movimentações fiscais e contábeis inseridas por seus clientes ao seu sistema).;

• Exportação de dados fiscais;

• Exportação contábil;

• Carteira de Clientes Organizada;

• Gestão de documentos;

• Plano de contas financeiro integrado;

• Backup seguro de dados e muito mais.

Os módulos do sistema são todos já devidamente formatados, conforme as necessidades de sua empresa, o que facilita muito a implementação, treinamento e adequação de processos.

Todos estes dados, a partir da implementação, ficarão disponíveis para todos os gestores e colaboradores que tiverem o devido permissionamento de acesso. Inclusive, este é mais um dos divers os módulos do sistema, definindo perfis de acesso diferenciados e facilitando até possíveis auditorias.

Finalizando, a utilização de um sistema ERP fará com que sua empresa não só consiga integrar sua contabilidade como também a colocará totalmente alinhada com as últimas tendências tecnológicas do mercado.


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

2 Comentários
  1. Estou interessado em substituir o quick books brasileiro

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo