Sistema Integrado de Gestão: o que é e quais as vantagens?


Vantagens do Sistema Integrado de Gestao

Tem ouvido cada vez mais amigos ou colegas de trabalho falando sobre o Sistema Integrado de Gestão?

Acompanha blogs que indicam esse programa aos empresários, mas ainda não entendeu muito bem do que se trata e nem quais são as vantagens de utilizá-lo?

Quer saber o que é um sistema ERP e por que ele está melhorando o dia a dia de pequenas e médias empresas?

Então você precisa ler este post agora mesmo! Aqui, abordamos as principais informações relacionadas ao programa e sua utilidade para o seu negócio. Confira!

 

Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP): o que é? 

ERP: o que é  — Imagine um sistema no qual os dados das principais áreas do negócio estivessem a poucos cliques de distância. Ele já existe: o Sistema Integrado de Gestão Empresarial torna possível visualizar os módulos  de Cadastro, Estoque, Compras, Vendas e Financeiro, entre outros, e adicionar ou editar informações.

Consegue perceber o quanto isso facilita a administração do negócio?

Como o sistema é integrado, todos os módulos conversam entre si e os dados são centralizados num único programa. Um exemplo é quando ocorre uma venda: os itens previamente cadastrados são descontados automaticamente do estoque e contabilizados nas vendas — trabalho conjunto dos módulos de Cadastro, Estoque, Vendas e Financeiro.

Isso sem contar que todas as informações registradas no software ERP podem ser agrupadas ao gerar Relatórios Gerenciais, outro recurso oferecido por sistemas integrados de gestão.

 

Quais são as vantagens do Sistema Integrado de Gestão?

 Além das vantagens vistas no tópico anterior, listamos mais algumas que você, com certeza, vai querer conferir!
 

Automatiza e organiza processos

 Atividades que antes eram manuais ou envolviam o uso de planilhas, como cadastro de clientes ou acompanhamento do Fluxo de Caixa, agora são automatizadas.

Como mencionado anteriormente, o sistema integrado faz com que os módulos interajam uns com os outros cada vez que uma operação ocorre. Por isso, ao realizar uma venda, não é preciso atualizar o estoque manualmente, pois o processo é automatizado e a baixa no estoque ocorre automaticamente.

Assim, as informações de cada departamento ficam organizadas e podem ser visualizadas com facilidade — a qualquer hora e de qualquer lugar!
 

Otimiza o tempo gasto em cada tarefa e a comunicação 

A otimização do tempo gasto em tarefas do dia a dia é uma das maiores vantagens de um sistema integrado de gestão, desde aquelas mais importantes — como acompanhar o Fluxo de Caixa e gerar relatórios financeiros com dados fidedignos — até aquelas que servem para identificar produtos na loja e no estoque — como fazer etiquetas.

Um software de gestão completo oferece até mesmo essa última funcionalidade citada, permitindo que seja possível escolher:
 
  • tamanho da etiqueta;
  • tamanho da fonte;
  • descrição e valor da mercadoria;
  • exibição do código de barras.

O programa ainda oferece recursos que facilitam a transferência de estoque entre lojas e a emissão de notas fiscais eletrônicas.

A otimização do tempo e a organização de processos resultam na melhoria da comunicação interna e até mesmo no atendimento aos clientes, já que receber pedidos, processá-los, selecionar o item no estoque e preparar o envio ficará mais fácil.

 

Auxilia a estabilidade financeira da empresa 

De modo geral, todas as funcionalidades encontradas no sistema visam uma questão fundamental para os negócios: organização. Pode não parecer, mas esse elemento está diretamente ligado ao sucesso de qualquer empreendimento.

Quando se trata da área financeira, por exemplo, o módulo de um bom sistema ERP abrange:
 
  • controle de contas  a pagar e a receber;
  • acompanhamento do Fluxo de Caixa;
  • conciliação bancária;
  • emissão de boletos e carnês;
  • relatórios gerenciais completos que incluem até mesmo as comissões pagas aos colaboradores da empresa.

Mas não é só: ainda há outros recursos que garantem o controle sobre as movimentações financeiras, como a funcionalidade para fazer cotações online com mais de um fornecedor, o que gera economia nas compras.

Além do que já vimos, esse sistema ainda:
 
  • garante a segurança das informações, já que os dados são armazenados na nuvem;
  • ajuda no planejamento estratégico por meio da análise de relatórios gerenciais;
  • facilita o trabalho da contabilidade, pois pode ser integrado ao software contábil de seu contador.


E agora, já sabe o que é um Sistema Integrado de Gestão ERP? O que acha de conferir outros recursos do programa?



 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: