Software de Gestão Empresarial: vantagens para a Pequena Empresa


Melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas

Pequenas e médias empresas estão sempre em busca de novas soluções para manterem os seus negócios sempre em alta e a tecnologia surge exatamente neste momento, como uma ferramenta importante para a obtenção de resultados positivos. E uma destas ferramentas é o Sistema de Gestão Empresarial, ou ERP.

ERP significa, no sentido da sigla, Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais. No entanto, com relação à sua aplicação prática, este sistema significa bem mais do que isto e tem papel relevante às organizações, principalmente para as pequenas empresas.

Neste artigo, vamos falar mais sobre os softwares de gestão empresarial, como funcionam, alguns dos seus módulos, Sistema de Gestão Empresarial Online, bem como dicas e orientações sobre os melhores sistemas ERP que existem no mercado. Acompanhe!

 

Software de Gestão Empresarial: o que é?


Para facilitar o entendimento, principalmente da importância deste tipo de sistema, podemos resumir o que é software de gestão empresarial como sendo um programa que vai auxiliar o desenvolvimento e execução de praticamente todos os processos e atividades de um negócio.

Desta forma, consegue eficientemente integrar setores, otimizar processos e consequentemente reduzir custos operacionais, por exemplo. Seu principal objetivo é facilitar toda a rotina diária de uma empresa, automatizando todo e qualquer processo realizado dentro dela.

Aprofunde seu conhecimento --> O que é um sistema de gestão empresarial?


Sistema de Gestão Financeira Empresarial

Os ERPs, em sua maioria, possuem módulos específicos para cada processo organizacional. Um destes módulos é a Gestão Financeira Empresarial. Trata-se de um software que vai oferecer ferramentas importantes para organizar todas as finanças de uma empresa.

Consegue fazer isto ao automatizar a maioria (senão todas) as tarefas da organização, utilizando uma plataforma de gestão. Deste modo, informações sobre o orçamento e sobre o negócio estarão centralizadas e de fácil acesso. 

Isto traz melhorias para a gestão, na hora da tomada de decisão, e confiabilidade das informações ali contidas.


Qual o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas?


Antes de decidir qual o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas, é preciso que você observe o quanto este ou aquele sistema vai realmente ajudar você em sua empresa. Além disso, o custo também entra neste jogo, principalmente para as pequenas empresas, que não contam com muito caixa para este importante investimento. 

Assim, a relação custo benefício deve ser evidenciada: o sistema precisa ser bem completo, precisa trazer soluções simples e inovadoras para o seu negócio e que sejam rapidamente e o mais facilmente possível implantadas, tudo isto por um preço justo. 

O ERP que conseguir lhe oferecer todos estes importantes componentes (e talvez um pouco mais) com certeza será o melhor software para as características e necessidades de sua empresa.


Sistema de gestão empresarial para pequenas empresas: como funciona?

A intenção do sistema de gestão empresarial para pequenas empresas, como já dito, é o de integrar todos os processos da empresa, automatizando-os, unificando-os e protegendo suas informações mais importantes. A nível de gestão, a visibilidade do “todo” é favorecida, através de relatórios detalhados dos diversos setores da organização.


Com isto:


• Otimiza-se custos de TI.

• Têm-se maior transparência ao permitir acesso total a todos os processos mais importantes/relevantes para a empresa.

• Gera-se relatórios otimizados e aprimorados.

• Ganha-se eficiência e consequente redução de custos.

• O atendimento ao cliente é favorecido, ao centralizar todas as informações sobre clientes e permitir que suas equipes de vendas e de marketing atuem com maior precisão.

• Consegue-se maior segurança e confiança em todos os dados e informações geradas.

• Melhora-se toda a gestão de estoque, controle de vendas, equipes, etc.

 

Melhores softwares de gestão empresarial


Abaixo relacionamos 4 dos melhores softwares de gestão empresarial que existem no mercado atualmente. Com certeza existem outros, mas, como já dito logo acima, é necessário analisar o que cada um deles lhe oferece de benefício, além do custo envolvido. Confira:

 

• Nibo

É um sistema relativamente simples. Conta com as funcionalidades básicas, como emissão de nota fiscal, boletos, fluxo de caixa, conciliação bancária entre outros. 

No geral, é bem conceituado pela maioria das empresas que utilizam este software. Seu preço, no entanto, é considerado um tanto alto. Vale a análise custo benefício. 

 

• Bling

É um software bem intuitivo, fácil de usar. Também conta com módulos de emissão de nota fiscal, de boletos bancários, controle de estoque, cadastro e de vendas e possui opções customizáveis. Seu valor de mercado é bem competitivo.

 

• Betalabs

Suas bases estão todas em São Paulo, mas é um sistema ainda tímido, no que diz respeito à funcionalidades e recursos disponíveis. Seu principal benefício é o fato de estar online, além de ser moderno e bem flexível, no que tange à operacionalidade. Seu preço também é considerado bom.

 

• GestãoClick

É um software bem robusto, operacionalmente falando, e é bem completo com funcionalidades importante como controle de estoque, controle financeiro, gestão e vendas, emissão notas fiscais e boletos, entre muitos outros.

Na atualidade, este sistema é utilizado por muitas empresas, exatamente por sua praticidade e funcionalidade, além de ter plataforma online, integração com lojas virtuais, interface de fácil entendimento e possuem um plano empresarial que cabe no seu bolso. Comece testando grátis o sistema de gestão empresarial GestãoClick:

 

Sistema Integrado de Gestão Empresarial

O nome já adianta bastante o que representa este sistema para uma empresa. Mas para um melhor entendimento, vamos seguir um exemplo simples?

Imagine que todo o estoque de uma empresa “X” seja controlado através de planilhas e sua área de compras possui um software específico para facilitar o gerenciamento do setor. No entanto, este software não “conversa” com a planilha do estoque.

Na área de vendas, há um outro sistema que automatiza todas as funcionalidades e inclusive gera notas fiscais, mas tal sistema também não conversa com o software de compras, nem com a planilha do estoque e muito menos com os sistemas do setor financeiro. Ficou confuso?

O Sistema de Gestão Empresarial ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) vai integrar tudo isto, de forma eficiente, rápida e simples. A partir desta integração, todas as informações de todos os setores estarão automaticamente compartilhadas. 

 

Sistema de Gestão Empresarial Online

Melhor ainda que um software de gestão empresarial é ter um sistema destes online. E qual a diferença e os benefícios? Atualmente, a maioria das empresas procuram sistemas ERP para download.

No entanto, os sistemas de gestão empresarial online não precisam ser baixados e/ou instalados, pois trata-se de uma plataforma única e online, como o próprio nome já diz, onde o gestor vai encontrar todos os dados do negócio, bastando apenas se cadastrar e usar, simples assim.

 

Conheça as 5 principais Vantagens do Sistema ERP e saiba porque sua pequna empresa precisa ter um!