Sistema ERP: descubra 5 vantagens que ninguém te contou!


Benefícios do Sistema ERP
Falar em gestão administrativa e/ou empresarial é pensar em uma série de indicativos que se fará necessário observar e acompanhar de perto em uma empresa como estoque, contabilidade, financeiro, vendas, pessoal, etc. Felizmente, na atualidade, existe o Sistema ERP que visa facilitar todo este processo.
 
Mas, quando se ouve falar em Sistema ERP ou Sistema Integrado de Gestão  duas perguntas já vêm à mente dos principais administradores: o que este programa pode, afinal, fazer por mim e pela minha empresa e porque preciso dele?
 
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é sistema ERP por que usar, onde ele fará a diferença em sua empresa, quais softwares de gestão empresarial são mais confiáveis e o que você e sua empresa ganham com esta ferramenta valiosa. Confira.
 

O que é Sistema ERP?

O Sistema ERP que é, na verdade, a sigla de Enterprise Resource Planning que, traduzindo para o nosso idioma, seria um planejamento dos recursos da empresa. Entendamos recursos de uma empresa todos os itens que compõe esta companhia.
 
Se são todos os itens, temos que considerar os estoques, os fornecedores, vendas, o financeiro, relatórios, processos contábeis e fiscais (como a NFe), gestão de recursos de pessoal e muito mais.
 
Então você pode estar se perguntando: é possível fazer uma gestão de tudo isto sem um Sistema ERP? Certamente que sim, mas com total e absoluta certeza será muito mais dispendioso, trabalhoso e suscetível à erros.
 
Os Sofwares de Gestão Empresarial (ERP) são sistemas que integram departamentos e setores, eliminam quase que totalmente falhas na comunicação da empresa e reduz a quase 0 (zero) os erros de informações e registros.
 
Com ele a gestão vai conseguir controlar com maior precisão e rapidez contas a pagar e a receber, estoques, gerar relatórios de vendas e contábeis, controlar o pagamento de impostos, mensurar performances e analisar metas e muitos outros itens possíveis.
 

Sistema ERP: Como funciona?

De uma maneira geral, entender como funciona sistema ERP, na verdade, é considerar que este software consegue tratar todas as informações das diversas áreas de uma mesma organização, desde operações mais simples e básicas às mais complexas e estratégicas.
 
O seu objetivo principal é condensar estas informações, centralizando-as. Com isto facilita a comunicação de um modo geral em todos os setores da empresa, como o de vendas e o contábil, por exemplo, ou o de produção com o setor de estoque.
 
Também centraliza dados e informações mais confiáveis aos administradores, agilizando as tomadas de decisão, uma vez que estas informações chegarão a estes mais rapidamente.
 
Nos dias de hoje, pequenas, médias e grandes empresas fazem uso dos softwares de gestão empresarial, cada qual com sua especificação. O intuito é o mesmo: unir informações, tratá-las com maior rapidez, melhorando a comunicação e gerar dados mais confiáveis no final.
 

Sistema ERP para Pequenas Empresas

Pequenas empresas costumam ter um quadro de funcionários menor. No entanto, suas atribuições administrativas são tão robustas quanto a de uma empresa de médio/grande porte. 
 
Deste modo, um software eficiente de gestão empresarial é de suma importância para que todos os processos administrativos desta empresa fluam com maior agilidade e confiabilidade. 
 
Considerando inclusive um quadro reduzido de pessoal no setor administrativo, os gestores desta empresa poderiam até ter dificuldades técnicas para geri-la, correndo o risco também de obterem dados incertos e/ou imprecisos.

Sistema ERP Online

Ainda falando sobre empresas pequenas, o sistema ERP Online hospedado em nuvem, é amplamente utilizado em computadores, notebooks celulares e tablets no mundo inteiro, facilitando o acesso às informações tanto por parte de vendedores, gestores e pessoal responsável pelo financeiro. 
 
Como é na “nuvem”, só é necessário ter acesso à internet e dependo do plano contratado, tais soluções sistêmicas podem ser facilmente compartilhadas com várias pessoas da equipe e da empresa.
 
Tudo viabiliza ações de diversas áreas como administrativas, de vendas, comerciais, áreas de compra, contábil, etc.
 

As 5 Vantagens de Operar um Sistema ERP

Informações integralizadas, em tempo real, na palma de sua mão no momento que você precisar. Dados de estoque, vendas realizadas e talvez estornadas, compras, devoluções, relatórios contábeis, notas fiscais eletrônicas e muito mais.
 
Tudo isto é possível com o ERP software de gestão empresarial. Mas cuidado para não levar “gato por lebre”. Existem muitos softwares deste tipo no mercado, a maioria deles prometendo muita coisa, mas nem sempre entregam o que prometem.
 
Nossa dica é o Sistema de Gestão Empresarial do GestãoClick, muito utilizado pela maioria das empresas, confiável e que possui uma das plataformas mais completas do mercado. Vale a pena conferir antes de se decidir.  Confira agora os 5 principais benefícios de um ERP:
 

1º. Possibilidade de integralizar todas as áreas da empresa

Como inclusive já foi dito, é possível integralizar todas as áreas de uma empresa. Com o ERP você substitui todos os softwares, aplicativos de relatórios, contábeis, etc., por um único sistema. Maior praticidade, eficiência e confiabilidade de informações.
 

2º. Redução de Custos de uma maneira geral

Com dados mais rapidamente processados, mais precisos e confiáveis, você evita desperdícios de matéria prima, por exemplo, evita retrabalhos, corrige processos que possam ter iniciado de forma errônea a tempo e muito mais. Tudo isto representa, como resultado final, uma significativa redução de custos para a empresa.
 

3º. Otimização de processos

Com dados sendo processados mais rapidamente e com informações mais confiáveis, todos os processos acabam por se otimizarem quase que automaticamente. Desta forma, evita-se o desperdício, ganha-se tempo, toma-se decisões mais rapidamente. O resultado: maior lucratividade e menos custos.
 

4º. Controle de Gestão e Backup de Dados

A troca de informações entre os gestores é mais rápida e confiável. Análise de relatórios, informações em tempo real, acessos online de qualquer lugar. Isto é total gestão empresarial o que permite aos gestores focarem na expansão organizacional, ou seja, de seus negócios. Os backups destes dados também são feitos de forma segura, principalmente considerando a computação em nuvem.

5º. Total Mobilidade e Total Facilidade de Acesso

Com dados guardados na nuvem, o acesso, tanto por parte dos colaboradores da empresa como por parte da gestão, podem ser realizados rapidamente e facilmente de diversos dispositivos e em qualquer lugar do mundo. O acesso é super fácil, através da internet, de forma rápida e segura.


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: