Falar em gestão administrativa e/ou empresarial é pensar em uma série de indicativos que se fará necessário observar e acompanhar de perto em uma empresa como estoque, contabilidade, financeiro, vendas, pessoal, etc. Felizmente, na atualidade, existe o
Sistema ERP que visa facilitar todo este processo.
Mas, quando se ouve falar em
Sistema ERP ou
Sistema Integrado de Gestão duas perguntas já vêm à mente dos principais administradores: o que este programa pode, afinal, fazer por mim e pela minha empresa e porque preciso dele?
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é
sistema ERP por que usar, onde ele fará a diferença em sua empresa, quais softwares de gestão empresarial são mais confiáveis e o que você e sua empresa ganham com esta ferramenta valiosa. Confira.
O que é Sistema ERP?
O Sistema ERP que é, na verdade, a sigla de Enterprise Resource Planning que, traduzindo para o nosso idioma, seria um planejamento dos recursos da empresa. Entendamos recursos de uma empresa todos os itens que compõe esta companhia.
Se são todos os itens, temos que considerar os estoques, os fornecedores, vendas, o financeiro, relatórios, processos contábeis e fiscais (como a NFe), gestão de recursos de pessoal e muito mais.
Então você pode estar se perguntando: é possível fazer uma gestão de tudo isto sem um Sistema ERP? Certamente que sim, mas com total e absoluta certeza será muito mais dispendioso, trabalhoso e suscetível à erros.
O
ERP é um sistema que integra departamentos e setores, eliminam quase que totalmente falhas na comunicação da empresa e reduz a quase 0 (zero) os erros de informações e registros.
Com ele a gestão vai conseguir controlar com maior precisão e rapidez contas a pagar e a receber, estoques, gerar relatórios de vendas e contábeis, controlar o pagamento de impostos, mensurar performances e analisar metas e muitos outros itens possíveis.
Leia mais sobre O que é ERP de Gestão.
Sistema ERP: Como funciona?
De uma maneira geral, entender como funciona sistema ERP, na verdade, é considerar que este software consegue tratar todas as informações das diversas áreas de uma mesma organização, desde operações mais simples e básicas às mais complexas e estratégicas.
O seu objetivo principal é condensar estas informações, centralizando-as. Com isto facilita a comunicação de um modo geral em todos os setores da empresa, como o de vendas e o contábil, por exemplo, ou o de produção com o setor de estoque.
Também centraliza dados e informações mais confiáveis aos administradores, agilizando as tomadas de decisão, uma vez que estas informações chegarão a estes mais rapidamente.
Nos dias de hoje, pequenas, médias e grandes empresas fazem uso dos softwares de gestão empresarial, cada qual com sua especificação. O intuito é o mesmo: unir informações, tratá-las com maior rapidez, melhorando a comunicação e gerar dados mais confiáveis no final.
Sistema ERP para Pequenas Empresas
Pequenas empresas costumam ter um quadro de funcionários menor. No entanto, suas atribuições administrativas são tão robustas quanto a de uma empresa de médio/grande porte.
Deste modo, um software eficiente de gestão empresarial é de suma importância para que todos os processos administrativos desta empresa fluam com maior agilidade e confiabilidade.
Considerando inclusive um quadro reduzido de pessoal no setor administrativo, os gestores desta empresa poderiam até ter dificuldades técnicas para geri-la, correndo o risco também de obterem dados incertos e/ou imprecisos.
Sistema ERP Online
Ainda falando sobre empresas pequenas, o sistema ERP Online hospedado em nuvem, é amplamente utilizado em computadores, notebooks celulares e tablets no mundo inteiro, facilitando o acesso às informações tanto por parte de vendedores, gestores e pessoal responsável pelo financeiro.
Como é na “nuvem”, só é necessário ter acesso à internet e dependo do plano contratado, tais soluções sistêmicas podem ser facilmente compartilhadas com várias pessoas da equipe e da empresa.
Tudo viabiliza ações de diversas áreas como administrativas, de vendas, comerciais, áreas de compra, contábil, etc.