Tecnologia Cloud: o que é e por que ter na minha empresa?


Tecnologia cloud
Se você acompanha nossas postagens, já deve ter percebido o quanto ressaltamos as inovações que a tecnologia trouxe para as empresas em geral, não é? Hoje, vamos abordar uma das mais importantes: a tecnologia cloud.

Ela está por trás da segurança no armazenamento de dados e da facilidade ao acessar sistemas de maneira remota. Mas, afinal, do que se trata essa tecnologia e quais são as vantagens ao implementá-la em sua empresa?

É isso o que você vai saber aqui. Veja mais a seguir!
 

O que é tecnologia cloud e como ela funciona?

 
Em suma, a tecnologia cloud se refere a Cloud Computing, ou Computação na Nuvem. Ela é uma solução de TI que permite o uso online de recursos da computação, tendo a internet como meio de funcionamento.

Com ela, é possível editar documentos, armazenar dados, compartilhar e editar informações de maneira remota, sem a necessidade de downloads ou instalações, apenas de um dispositivo (móvel ou não), conexão com a internet e um navegador.

Veja os modelos:

-SaaS (Software as a Service/Software como serviço);

-PaaS (Platform as a Service/Plataforma como serviço);

-IaaS (Infrastructure as a Service/Infraestrutura como serviço).

Há três tipos de nuvem: a pública, a privada e a híbrida. Cada uma é voltada às diferentes necessidades das empresas.
 

Quais são os benefícios?

 
Há mais de um motivo para implementar essa tecnologia em sua empresa.

Vamos ver alguns deles?
 

Segurança e confiabilidade


Todos os dados empresariais, em vez de serem armazenados em componentes físicos — os quais podem queimar, ser afetado por vírus etc. — são armazenados em servidores remotos.

Visando evitar ataques de cibercriminosos, a tecnologia cloud (em conjunto com os fornecedores contratados) apresenta medidas de segurança como:
- camadas de segurança reforçadas;
- criptografia;
- centralização de dados;
- backups frequentes;
- atualizações automáticas;
- rastreamento de quem visualizou determinadas informações.


Otimização de processos

 
A otimização de processos se dá pelos benefícios vistos aqui, como:
- Segurança e confiabilidade: não haverá perda ou vazamento de dados e os processos da empresa não vão ser interrompidos em razão de discos rígidos queimados, vírus etc.

- Redução de papéis e espaço físico: os colaboradores não vão mais perder tempo imprimindo, gerenciando e armazenando inúmeros papéis — ninguém mais precisará passar horas organizando arquivos, armários ou gavetas ou procurando documentos de anos anteriores;

- Aumento da produtividade das equipes: como não haverá mais perda de dados ou perda de tempo com funções que atrasam os processos, os colaboradores poderão focar no que realmente importa, fazendo com que seus serviços fiquem cada vez mais rápidos e eficientes.


Redução de papéis e espaço físico

 
Quem trabalha em escritórios contábeis ou departamentos empresariais que lidam com inúmeros papéis, entende a importância dessa redução.

Pilhas e pilhas de documentos atrasam a jornada e afetam a produtividade dos colaboradores por diversos motivos, seja em razão do armazenamento, gerenciamento ou desorganização.

Quem já não ficou horas procurando determinado documento em uma sala repleta de papéis?

A tecnologia cloud, ao permitir o armazenamento de dados em servidores remotos, ajuda a reduzir a quantidade de papéis e a necessidade de reservar espaços físicos para guardá-los.

Há também economia relacionada à:
- manutenção;
- instalação;
- infraestrutura.


Aumento da produtividade das equipes


Além de contribuir para o aumento da produtividade das equipes por meio da otimização de processos, os recursos da computação em nuvem também contribuem para o aumento da produtividade ao possibilitar o trabalho remoto.

Muitas empresas estão modificando os seus modelos de trabalho, seja em razão da redução de custos operacionais ou da qualidade de vida dos colaboradores. A tecnologia cloud é uma aliada nessa transição.


Quais são os sistemas cloud indispensáveis para uma empresa?


Há inúmeros sistemas indispensáveis para a rotina de sua empresa, como os de gestão empresarial (sistemas ERP), os quais possibilitam o controle de todos os departamentos e facilitam a análise de métricas por meio dos relatórios gerenciais.

Veja outros programas, ferramentas ou aplicativos que podem ser úteis:
- Google Drive;
- Dropbox;
- Trello;
- Sistemas CRM;
- Microsoft OneDrive;
- Asana;
- Skype;
- IBM Cloud;
- G Suite;
- iCloud.

Enfim, vimos neste artigo o que é a tecnologia cloud e as vantagens de usá-la a favor de sua empresa. Ainda não se convenceu?

Então saiba como a nuvem pode ajudar o seu negócio a economizar ainda mais!


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: