Valuation e gestão financeira: como a avaliação de empresas impacta seu negócio?

Gestão financeira e Valuation andam lado a lado quando se trata do sucesso empresarial. Seja em tempos de crise, como o que estamos vivendo, ou em época de crescimento econômico, ter conhecimento sobre os números do negócio é um dos diferenciais competitivos que podem fazer seu negócio prosperar ou ir à falência. 

Se você é um empreendedor ou deseja ser e não sabe como começar a analisar a parte financeira da sua empresa, recomendamos que você tenha na ponta da língua os conceitos que iremos apresentar neste artigo. Quer saber por que fazer o Valuation e como ele impacta a sua gestão financeira? Continue lendo e descubra!

Por que fazer o Valuation?

O Valuation, expressão em inglês que, em tradução livre, significa avaliação de empresas, diz respeito ao valor estimado da empresa no mercado. Apenas entendendo seu significado já é possível mensurar a importância de fazê-lo, já que é somente sabendo o valor do seu negócio que o empreendedor conseguirá ter uma noção realista de suas oportunidades.

O processo de Valuation auxilia em diversas situações de mercado, como: na busca por aporte de capital de risco, na oportunidade de compra de outra empresa ou venda da própria e, até mesmo, na dissolução de sociedade, em que um sócio compra a parte do outro, por exemplo.

Todas essas situações exigem um autoconhecimento grande por parte dos empresários, para que assim eles consigam tomar decisões estratégicas que contribuam para o crescimento do negócio, agregando valor e atraindo investidores. Com a percepção de mercado dada pelo processo de Valuation, fica muito mais fácil ter uma boa gestão financeira.

Falando nisso, aprenda a fazer uma gestão financeira eficiente para MEI!

Pode-se dizer que o Valuation é essencial para empresas de qualquer tamanho e segmento, tendo aplicações diferentes em cada uma delas. Conheça outras vantagens dessa avaliação:

• Projetar o futuro da empresa;
• Conhecer a saúde financeira;
• Identificar erros e acertos;
• Auxiliar no processo de venda da empresa;
• Auxiliar em fusões e aquisições;
• Estar de acordo com as leis vigentes;
• Entender seus diferenciais competitivos;
• Conhecer o mercado em que a empresa se insere;
• Muito mais!

Importância de realizar a gestão financeira do seu negócio

Para entender a importância da gestão financeira, principalmente no mercado brasileiro, é imprescindível saber que a maioria das pequenas empresas fecham as portas com menos de um ano, de acordo com o SEBRAE. Isso porque os empreendedores, em sua maioria, não conseguem reconhecer se têm lucro ou prejuízo, o que revela uma falta de autoconhecimento do próprio negócio.

Aprofunde seu conhecimento no tema e veja dicas para sempre ficar no verde na Gestão financeira empresarial!

A gestão financeira pode ser comparada com o cérebro da empresa, já que ela é o procedimento que controla todas as outras áreas, determinando os recursos a serem disponibilizados para as atividades que mantêm o negócio saudável e funcionando. Com a vasta gama de dados reunidos por essa gestão, apoiados por suas diversas ferramentas financeiras, é possível tomar decisões estratégicas de investimento e de financiamento da empresa, captando recursos para aumentar seu valor de mercado.

Além disso, a gestão financeira aborda todas as ações de movimentação da empresa, sendo capaz de criar análises de uma visão panorâmica, desde o passado e presente até prospecções futuras de curto a longo prazo. Para simplificar, entenda a gestão financeira como o GPS que irá guiar suas ações até seu destino, que são suas metas determinadas no planejamento estratégico. Fica bem mais difícil sem uma rota segura, não é mesmo?

Ao contrário do que fizemos anteriormente com o Valuation, agora iremos te mostrar as inúmeras desvantagens de deixar a gestão financeira de lado na sua empresa:

• Maior probabilidade de inadimplência e roubos;
• Desconhecimento do fluxo de caixa;
• Perda de oportunidades de investimento;
• Tomadas de decisões erradas com funcionários, fornecedores e estratégias em geral;
• Descontrole e desconhecimento de movimentações financeiras;
• Imprevisibilidade de contas a pagar e receber;
• Recursos utilizados sem estratégia de crescimento.

Péssimo, não é? Assim, fica fácil acabar levando seu empreendimento à falência. Por isso, não é exagero dizer que quando sua empresa não tem noção dos seus próprios números, o que está sendo feito não é estratégia, é chute. Mas o que a avaliação de empresas tem a ver com a gestão financeira? Vamos descobrir a seguir.

Como o Valuation impacta sua gestão financeira

Você já sabe o que é o Valuation e o que é gestão financeira, separados. Agora vamos te explicar a correlação entre eles e como trabalhar de forma a usufruir dos benefícios de ambos no seu negócio. Vamos lá?

Mas antes, é importante que você não tenha pressa em se tornar um expert em gestão financeira de primeira: o que vale é dar o primeiro passo, como ler esse e outros artigos para entender sobre antes de colocar em prática. E, quando você estiver se sentindo seguro, pode começar o processo procurando profissionais qualificados para fazer o Valuation.

O Valuation impacta diretamente a sua gestão financeira e, por isso, deve ser feito por pessoas experientes, como as que são formadas na área. Elas, entre outras análises, irão saber escolher qual das 3 maneiras mais comuns de cálculo será mais eficaz para entender o valor real da sua empresa. Se você quiser, pode utilizar uma planilha de Valuation para fazer um cálculo aproximado, mas não se esqueça de confirmá-lo com um profissional.

Fazendo o cálculo, você já terá um ponto de partida para entender quais rumos sua gestão financeira deve tomar. Isso porque o Valuation é o cálculo básico que indica o status da empresa mediante ao cenário externo de mercado. Com ele, suas ações estratégicas da gestão financeira poderão ser guiadas, como ao avaliar a posição da empresa entre os concorrentes, as vantagens e desvantagens de fazer investimentos, entre vários outros.

Ou seja, o Valuation irá apoiar a captação de recursos externos que irão fazer com que a empresa cresça ou se mantenha em momentos de crise. Seguindo nossa metáfora, é fácil entender: se a gestão financeira é o GPS do seu negócio, o Valuation é o indicador de gasolina do seu carro. Se ele estiver baixo, é momento de desacelerar e abastecer. Caso contrário, é hora de seguir a melhor rota rumo aos seus objetivos!

Para isso, sua empresa precisa contar com um sistema de gestão financeira eficiente! Teste grátis o GestãoClick!

 

 

Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      Clientes satisfeitos

      GestãoClick
      Logo