Gestão financeira empresarial: dicas simples para sempre ficar no verde


Gestão Financeira Empresarial
Como está a gestão financeira da sua empresa? Costuma ficar no vermelho? Se a sua resposta for afirmativa, é bem possível que você viva com o coração na mão, como se costuma dizer, não é mesmo? Afinal, você fica torcendo para que entre dinheiro suficiente em caixa para conseguir pagar as despesas.

E quando não entra? É melhor deixar rolando os juros das contas não pagas ou pedir um empréstimo? Mas não seria melhor se essas situações não se tornassem rotina na sua empresa e a conta não ficasse mais no vermelho? E isso é possível!

Para tanto, é imprescindível fazer o controle financeiro da sua empresa. Quer saber como? Então, confira nos tópicos a seguir deste artigo tudo sobre o assunto Gestão Financeira Empresarial: dicas simples para sempre ficar no verde.
  • Porque fazer planejamento financeiro
  • Saiba quais são todas as despesas da sua empresa
  • Preveja o dinheiro que vai entrar em caixa
  • Analise o fluxo de caixa periodicamente
  • Automatize os procedimentos

 

Porque fazer planejamento financeiro


Antes de conferir as principais dicas simples para sempre ficar no verde, é importante compreender a importância do planejamento financeiro. Isso porque todas as dicas deste artigo fazem parte do controle financeiro adequado para empresas de todos os portes.

Independente do segmento de mercado do seu negócio, o planejamento das finanças também é essencial. Afinal, essa é a maneira mais completa e eficiente de ter tudo bem registrado para ser acompanhado e controlado, palavras chaves para quem deseja ter um negócio promissor.

E por mais que tudo isso apreça muito complicado, você vai ver que não é. O que é preciso fazer, basicamente, consiste em procedimentos que facilmente podem ser incluídos na rotina da sua empresa.

Na realidade, é possível que você já faça alguns deles ou mesmo conhecendo-os despreza a sua importância. Mas a questão é que ter uma rotina bem organizada e registrar todas as movimentações financeiras é o primeiro passo para fazer a gestão financeira empresarial ideal.

Dessa forma, você não vai estar só tomando as melhores decisões para o presente do seu empreendimento como também vai garantir um futuro com resultados satisfatórios.

Saiba também os 7 erros que impedem o sucesso financeiro da sua empresa!

 

Saiba quais são todas as despesas da sua empresa


Para fazer o controle financeiro adequado, é preciso começar identificado todas as despesas do seu negócio, ou seja, tudo que é preciso pagar. Nessa lista, é possível entrar os seguintes gastos:
  • Pagamento de salários;
  • Compra de matéria prima;
  • Compra de produtos para revenda;
  • Compra de itens de escritório;
  • Pagamento de aluguel;
  • Pagamento de contas de água e luz;
  • Manutenção de maquinário.
A partir disso, é possível ter um controle de despesas mais assertivo, o que é essencial para o planejamento financeiro. Ou seja, além de identificar as contas para pagar é possível fazer escolhas mais inteligentes para a gestão financeira do seu negócio.

Entre elas, evitar a contratação de novos funcionários, o que exige altos gastos. Assim, o melhor é sempre buscar profissionais realmente qualificados que podem se manter em sua equipe por mais tempo.

Também é necessário negociar com os fornecedores mais confiáveis e que ofereçam o melhor custo benefício. Da mesma forma, é aconselhado contratar bons profissionais para a manutenção das máquinas, optar por um local com aluguel mais vantajosos, etc.

Quando você sabe quais são todas as despesas da sua empresa consegue avaliar opções menos custosas e mais benéficas para a sua gestão no longo prazo. Além disso, é necessário evitar pagar as contas em atrasos, que geram juros. Mesmo parecendo pouco, podem impactar as suas finanças.
 

 

Gestão Financeira Empresarial: Preveja o dinheiro que vai entrar em caixa


Outro passo fundamental da gestão financeira empresarial é saber quanto dinheiro vai entrar na sua empresa. Com isso, é possível certificar-se de que há dinheiro suficiente para pagar as contas. Junto com as entradas, as saídas compõem o chamado fluxo de caixa.

Se você não tiver conhecimento disso simplesmente não poderá tomar decisões seguras. Afinal, como aumentar o quadro de funcionários ou investir em uma nova máquina se você não sabe se existe dinheiro em caixa suficiente?

Da mesma forma, é preciso registrar todas as formas de entrada, que geralmente se concentram nas vendas. Mas não basta saber o faturamento do mês, é preciso saber em que dia os clientes que compraram a prazo vão pagar.

Esse controle serve ainda para negociar com os clientes inadimplentes, pois sem isso você pode ficar sem receber um dinheiro valioso para o fluxo de caixa do seu negócio. Aprenda aqui como fazer fluxo de caixa!

 

Analise o fluxo de caixa periodicamente


Tendo o controle das despesas e dos recebimentos, portanto, do fluxo de caixa, é possível colocar em prática mais uma das dicas simples para sempre ficar no verde. Isto é, analisar com frequência a situação econômica do seu negócio.

A periodicidade pode ser mensal, semanal e até mesmo diária, sendo que isso pode variar conforme o fluxo de atividade do setor financeiro. Dessa forma, se todos os dias existem muitas contas a pagar e a receber pode ser vantajoso uma análise diária.

Além de saber como está a situação da sua empresa no fim do dia você pode fazer as conferências necessárias para garantir que não houve erros. Também pode prever o melhor momento para investimentos futuros, inclusive, a expansão do seu empreendimento.
 

Automatize os procedimentos


Quanto mais fluxo de informações a sua empresa tem, mais difícil pode ser fazer com sucesso o planejamento financeiro. Afinal, isso quer dizer que existem mais dados e números para serem processados, o que pode levar a erros quando feito de maneira manual.

Então, para garantir o controle financeiro, com o registro correto de todas as contas a pagar e a receber, o melhor é automatizar os procedimentos. Para tanto, você e sua equipe devem desfrutar dos benefícios da ferramenta adequada, como um sistema ERP online, quem além de gestão financeira empresarial completa pode fazer muito mais pela sua empresa!

Além de tornar alguns processos automáticos, esse programa informatiza todos os dados e conecta os setores. Assim, você consegue obter informações atualizadas sempre que necessário, o que é extremamente importante para o planejamento financeiro apropriado.

O GestãoClick é um software ERP que além dessas vantagens oferece acesso remoto e a mais completa segurança para os dados do seu negócio. 

 
Teste você mesmo o que podemos fazer pela sua empresa!
 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: