3 fatores cruciais para uma empresa de sucesso
Que tal entender como ter uma empresa de sucesso? Veja agora 3 fatores importantes que você precisa saber!
Segundo levantamento realizado pelo IBGE, apenas uma em cada quatro empresas no Brasil passam dos 10 anos de atuação. Entre os principais motivos pela baixa taxa de sobrevivência, estão a falta de planejamento e a falta de conhecimento profundo sobre empreendedorismo.
Isso acontece porque muitos microempreendedores iniciam seu negócio depois de anos trabalhando como funcionários, com base na experiência adquirida durante o tempo de carreira.
Mas, ainda que sejam importantes, a profissão e o desejo de ser dono do próprio negócio devem contar apenas como motivadores.
Até mesmo porque, para alcançar o sucesso empresarial, não basta ter somente boas ideias e um CNPJ – é preciso ter conhecimento de mercado, como mencionado anteriormente.
Em vista disso, reunimos nesse conteúdo os fatores fundamentais que contribuem para uma empresa de sucesso! Confira.
Como ter uma empresa de sucesso?
Ainda que você tenha o próprio negócio, ou esteja pensando em abrir um, certamente já se fez esse questionamento.
Afinal, todo empresário deseja crescimento e fortalecimento da sua marca no mercado, não é?!
Então, além de planejamento, para ter uma empresa de sucesso é fundamental manter a organização e estar atento a todas as questões burocráticas como:
- legislação;
- cadastros;
- registros;
- contratos;
- impostos.
Outros 3 fatores determinantes para o sucesso no negócio, independente do seu tamanho, são:
- Focar em conhecimento sobre empreendedorismo e gestão empresarial
- Agregar qualidade ao produto e serviço
- Investir em estratégias e processos eficientes
Portanto, continue a leitura e veja como cada um deles impacta positivamente na empresa!
1 – Focar em conhecimento sobre empreendedorismo e gestão empresarial
Saber os princípios básicos sobre empreendedorismo é fundamental para garantir uma boa gestão empresarial. Sendo assim, pesquise e aprenda como estruturar corretamente o plano de negócio da sua empresa.
O mesmo vale para o conhecimento de mercado. É a partir dele que você adquire:
Visão holística na empresa
Como você tem feito para superar obstáculos no seu negócio? Para esses momentos, ter uma visão ampla de todas as dificuldades e problemas proporcionam tomadas de decisão mais assertivas e coerentes com a realidade.
Maior análise dos concorrentes
Qual é o real posicionamento da sua empresa frente ao mercado em que atua? Essa resposta precisa estar na ponta da língua, uma vez que você precisa estar sempre à frente do seu concorrente.
No processo de benchmarking, por exemplo, é possível comparar seus produtos, serviços, práticas e até estratégias em relação ao concorrente. Como resultado, torna-se possível mensurar com precisão todas as vantagens, oportunidades e fraquezas do negócio.
Melhor entendimento sobre o cliente
Você precisa conhecer ao máximo tanto o público alvo, quanto a persona do seu negócio. Portanto, investigue informações fundamentais como:
- onde ele está;
- como ele consome;
- como chegar até ele;
- o que ele espera do seu produto ou serviço.
Saiba exatamente qual é a dor do seu cliente, focando sempre em oferecer o melhor atendimento. Como consequência, você terá mais clientes fidelizados e maior volume de vendas.
2 – Agregar qualidade ao produto e serviço
A principal forma de destacar a sua empresa no mercado é oferecer o melhor produto/serviço, isso é fato. Portanto, apresente o verdadeiro valor do seu negócio ao cliente e como ele irá beneficiá-lo, destacando todos os seus diferenciais.
Outros pontos que merecem atenção e que também estão ligados à qualidade são:
Qualificação
O melhor é investir em conhecimento, o seu negócio dependendo unicamente de você ou não.
Sendo assim, faça cursos, participe de palestras e seminários e mantenha-se atualizado. Informe-se o máximo que puder sobre o seu ramo de atividade e torne-se uma autoridade no assunto.
E se no seu negócio há pessoas trabalhando para você, invista em mão de obra qualificada.
Aposte em pessoas dispostas a crescerem e desenvolverem potenciais dentro da sua empresa. Isso também se aplica na escolha dos seus fornecedores e parceiros.
O sucesso de um plano de contratação
Jamais contrate alguém apenas pelo seu sorriso maravilhoso e sua boa aparência. Lembre-se que você está em busca de bons profissionais.
Na hora de contratar pessoas, busque por pessoas comprometidas com o trabalho e com o sucesso da equipe. Também ofereça condições para que seus colaboradores desenvolvam seu potencial.
Dessa maneira, elas se sentirão ainda mais incentivadas a desempenharem o seu melhor, dispostas a participar ativamente para que sua empresa alcance o sucesso.
3 – Investir em estratégias e processos eficientes
O Marketing Digital é uma das estratégias mais importantes da atualidade, uma vez que milhões de pessoas procuram o que precisam na Internet.
Aliás, é a internet que possibilita alcançar clientes independentemente da localização geográfica. Então, você não precisa limitar a venda do seu produto ou serviço apenas na região onde sua empresa está localizada, uma vez que torna-se possível ampliar seu poder de alcance.
Além de atrair novos negócios, é a partir das ações de comunicação executadas no ambiente online que o marketing digital estabelece relacionamento com o público e fortalece a identidade da marca.
Outro ponto que você deve concentrar seus esforços é criar processos eficientes. Entre os principais, estão:
- Controle Financeiro: para monitorar de perto o fluxo de caixa, lançar contas a pagar e a receber, além de emitir boletos;
- Controle de Estoque: para organizar facilmente os seus produtos em estoque, realizar cotações, compras e movimentações/transferências de mercadorias;
- Controle de Vendas: para realizar vendas rapidamente com emissão de relatórios;
- Cadastro de Clientes: para analisar informações importantes como contatos, endereço e dados de compra.
Melhor que isso, é agilizar todos eles implantando um ERP online. Dessa forma, você consegue concentrar tudo em um só lugar, economizando tempo e dinheiro.
Agora que você já sabe quais são os fatores cruciais para uma empresa de sucesso, que tal conhecer os 6 erros que prejudicam o lucro da empresa?