Alterações na validação de notas fiscais eletrônicas

[Atualidade] 

O Conselho Federal de Contabilidade, o CFC, que é uma autarquia que atua em âmbito nacional é autoridade em assuntos contáveis. Dessa forma, é considerada uma referência, sendo importante aos empresários acompanharem as suas notícias. Uma bastante recente diz respeito ao seu alerta sobre alterações na validação de notas fiscais eletrônicas.

Para saber melhor do que isso se trata esse alerta, nesse artigo você vai conferir as seguintes informações:

  • Alterações na validação de notas fiscais eletrônicas;
  • Como é feita a nova validação;
  • Dicas para o setor contábil da sua empresa.

Alterações na validação de notas fiscais eletrônicas

No dia 20 de julho de 2017, a Receita Federal em conjunto com o Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária tornaram oficiais os ajustes referentes ao SINIEFs – Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais. Essa informação é relevante, em especial, à equipe de contabilidade das empresas que tem o código GTIN em suas mercadorias.

Isso significa que é uma medida direcionada, principalmente, aos empreendimentos do varejo. O ajuste que as Secretarias Estaduais da Fazenda, a partir de setembro de 2017, devem fazer consiste e validar oscampos que já são obrigatórios, ou seja, ocEANTrib e o cEANdas notas fiscais eletrônicas.

Isso precisa ser feito nas NF-e que possuem o GTIN – Global Trade Item Number, traduzindo para o português, o Número Global do Item Comercial. Vale dizer que os códigos de barras que iniciam com os números 789 e 790 referem-se aos artigos que possuem o código GTIN, sendo que, por sua vez, essa sigla representa uma identificação única do produto.

O uso do GTIN na nota fiscal eletrônica possui uma série de vantagens. Entre elas, a qualificação do controle de estoque, bem como um maior poder de conferência do pedido enviado com a NF-e recebida. Outro benefício é que esse código único serve para o controle de produtos e para a sua rastreabilidade.

                                                                   Nova call to action

Como é feita a nova validação?

A identificação única GTIN é garantida pela utilização de uma estrutura numérica, que tem o papel de gerar o código de barras. Dessa forma, é possível identificar a mercadoria por meio de seus atributos físicos individuais. Como exemplo, é possível citar sabor, peso, cor, tipo, tamanho e demais características relevantes.

Para a alteração ser colocada em prática, um cadastro centralizado do GTIN será o responsável pela nova validação. Dessa forma, serão rejeitadas todas as notas fiscais eletrônicas que não possuírem o cadastro ou não estiverem de acordo com os dados presentes no banco de dados criado.

O objetivo desse ajuste é o de melhorar a qualidade dos dados nos documentos fiscais, a fim de dar mais praticidade à mineração de dados da NF-e. Essa alteração faz parte da proposta do governo de desenvolver regras que ajudem na apuração de impostos.

A nova validação não apenas serve para as NF-e como também para as NFC-e – Notas Fiscais Eletrônicas para Consumidor Final.

Dicas para o setor contábil da sua empresa

 

alteracoes-na-validacao-da-nota O setor que trabalha com a contabilidade da sua empresa deve possuir uma equipe de profissionais  capacitada a atuar nesse ramo, o qual é de fundamental importância a empresas de todos os segmentos e  portes. No entanto, mesmo com funcionários habilitados, um sistema de gestão empresarial é também  fundamental.

 Mesmo pequenas empresas trabalham com um grande fluxo de informações, inclusive, quando o assunto  está relacionado ao pagamento de impostos de maneira correta. Para gerenciar todos esses dados e  desempenhar as suas tarefas com qualidade, um software ERP é um grande aliado do dia a dia do  escritório.

Com ele, os setores do seu negócio podem atuar de modo interligado e com a informatização dos dados da sua empresa, colaborando com a rapidez dos procedimentos. Isso se resume a uma administração mais eficiente, bem como segura, uma vezque os dados são armazenados de forma que apenas o pessoal autorizado possa acessá-los.

O GestãoClick é um sistema ERP online que, além de todas as vantagens já descritas, guarda os dados do seu negócio na nuvem, permitindo não só segurança, como a possibilidade deles serem acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. Saiba mais sobre as suas funcionalidades, inclusive, na gestão de notas fiscais eletrônicas.

  





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