Black Friday 2020: prepare seu Negócio para a data mais Esperada do Ano!


Black Friday: o que é?

Pandemia devido ao Coronavírus: não teremos Black Friday 2020? Claro que teremos e inclusive a maioria dos lojistas e comerciantes já devem estar se preparando para esta importante data. Mas como será a Black Friday deste ano, afinal?

Por incrível que pareça, ela tende a ser uma das maiores de todos os tempos. Isto porque a busca por aplicativos e-commerces aumentaram significativamente, segundo um estudo feito pela AppsFlyer, divulgado no Portal da EXAME, que apontou um crescimento de downloads de apps de e-commerce em 100% durante pandemia.

E este cenário com certeza não se configura apenas para lojas virtuais pois as físicas, em shoppings centers, por exemplo, também devem registrar um crescimento nas compras. Neste post você vai saber melhor o que esperar da Black Friday 2020, vai ter dicas para lojistas e muito mais. Acompanhe.


Black Friday: o que é?


Há muitas versões sobre a origem da data. O que é fato é que Black Friday é uma data que surgiu, originalmente, nos Estados Unidos da América, mais precisamente um dia depois do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), comemorado no país.

Outro ponto que também é fato é que esta importante data se espalhou mundo a fora rapidamente, ganhando muitos mercados internacionais, inclusive aqui no Brasil com um crescimento ao longo dos anos bem relevante.

Neste ano, por conta óbvia da pandemia mundial causada pelo Coronavírus, havia muita dúvida a respeito da Black Friday 2020. O comércio em geral, durante o ano todo, teve muitas perdas e teve também que se adaptar, principalmente voltando-se para os canais online.

Foram as lojas virtuais que, representativamente, sustentaram o varejo de um modo geral onde muitas lojas até então apenas físicas precisaram se adequar rapidamente aos canais online, para sobreviverem inclusive.

Enfim, todos sabemos que por aqui não faz muito sentido comemorar o dia da Ação de Graças, já que esta data em específico simboliza a colonização britânica da América do Norte. 

Por outro lado, a Black Friday definitivamente caiu no gosto brasileiro, iniciou-se pelos e-commerces e hoje já se expandiu facilmente para as lojas físicas também. 

Veja mais --> Black Friday de verdade: quando o barato pode sair caro?


Black Friday Brasil

Por aqui, a Black Friday Brasil iniciou-se, como já dito, pela internet por volta de 2010. Só que o sucesso foi tanto que mais lojas passaram a oferecer promoções e descontos especiais para seus clientes. A data se espalhou e virou febre, tanto para quem vende como para quem compra.

Hoje podemos dizer, sem medo de errar, que a Black Friday é uma data consagrada no Brasil e muito aguardada por consumidores e lojistas, que aproveitam o momento para desovar estoques ou mesmo para aquecer suas vendas e os consumidores para aproveitar descontos diferenciados.

Leia mais sobre --> Vendas Black Friday: você está se preparando para vender mais?


Black Friday 2020: é que dia?


Neste ano, em especial, parece mesmo que lojistas e consumidores ficaram em plena expectativa se haveria uma Black Friday 2020 ou não. Claro, esta expectativa foi gerada por conta da crise da pandemia pela qual ainda estamos passando.

Neste ano, a Black Friday será no dia 27 de novembro, uma 4ª sexta-feira de novembro, a praticamente um mês do Natal, o que, por si só, já representa uma ótima oportunidade para consumidores comprarem mais (pensando no Natal) e comerciantes venderem muito mais também.

Havia uma certa polêmica sobre a mudança de data, que se daria em setembro, mas esta alteração efetivamente não vingou, principalmente porque se distanciaria e muito do Natal, que é um momento do ano em que as vendas se aquecem.


Como aproveitar a Black Friday 2020?

Para conseguir aproveitar a Black Friday deste ano é preciso antecipar-se. Como o ano, teoricamente, não foi o mais fervoroso no que diz respeito às vendas do varejo, por conta da crise da pandemia, muitos comerciantes não possuem referência anterior.

Mas mesmo assim apostam na data. É indiscutível que os canais online irão levar certa vantagem neste momento e é preciso investir nisso, em todos os sentidos. Ter uma boa organização empresarial também é importante, principalmente para o controle adequado de estoque versus vendas.

Desta forma, o gestor não correrá o risco de deixar de vender, porque não provisionou corretamente seus estoques e também não correrá o risco de empatar estoques excedentes, gerando custos desnecessários. 


Dicas para Lojistas


Antecipar-se é a palavra da vez, mas como fazer isto adequadamente? Primeiro prepare o seu orçamento, tanto para gastos antecipados como emergenciais, para repor um estoque, por exemplo. 

Segundo, não seja pego de surpresa. Combine antes com fornecedores reposição e adequação de estoques e serviços, reforce sua equipe de trabalho, faça os ajustes necessários com antecedência e aproveite a Black Friday 2020 em sua totalidade. Veja as dicas para lojistas:


Black Friday Loja Física

- Capriche na Decoração

Para quem tem uma loja física, é primordial dar um up na decoração da mesma, visando exatamente chamar a atenção para as suas promoções e descontos. Dê preferência aos produtos e itens de maior vendagem para aplicar os principais descontos.

- Divulgue seus produtos e promoções

Como nas lojas virtuais, a sua loja física também precisa ficar conhecida e em destaque. Para isso, saber Como Fazer Promoção e criar desconto é crucial para garantir a atenção e a preferência dos consumidores certos!

- Foque no Atendimento e Dê descontos reais

Não invente: oferte descontos reais, pois o consumidor não é bobo e vai perceber logo. E foque também no atendimento. Com o natural aumento do fluxo de clientes, certamente haverá também um aumento no número de chamados e visitantes, tanto na loja física como na virtual.

Muitos destes terão dúvidas sobre seus produtos e sobre a compra e este atendimento, sendo preciso, vai garantir a venda e até a fidelização destes novos clientes.

Falando nisso, veja a importância do programa para loja de roupas.


Loja Virtual na Black Friday 2020

- Organização é a base

Controle de estoque, contabilidade, controle financeiro, contas a pagar/receber, notas fiscais e todos os processos de sua loja precisam estar devidamente organizados, preferencialmente automatizados. A dica aqui é ter um sistema de gestão empresarial que possa suprir toda esta parte organizacional.

- Invista em Marketing

Não tem jeito: se você vai oferecer descontos e promoções na Black Friday 2020, precisa fazer com que seu consumidor saiba disso e a melhor forma é através do marketing. Gere expetativa em seus clientes, em seu público alvo.

- Atenção com a Logística

Não adianta vender muito se você não vai conseguir entregar a tempo. Pensar em logística, principalmente em dias especiais como o da Black Friday 2020, é fundamental para que tudo corra bem. Aqui, o software de gestão também será muito útil.

Quem não iniciou este ano muito otimista, ainda pode fechar 2020 com chave de ouro: conheça o sistema de gestão que descomplica e melhora suas finanças, estoque, vendas e elevada produtividade: cadastre* e use grátis por 10 dias:

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