Você sabe como descontos e promoções são atraentes para qualquer consumidor, não é mesmo? Mas para que a sua estratégia de marketing dê certo, é preciso saber como colocá-la em prática de modo que satisfaça o seu público alvo e atinja os seus objetivos de mais vendas e lucros.
Porque dar desconto?
Diferente do que se pode imaginar, a estratégia de dar descontos é muito mais do que vender com preços mais baixos os seus produtos e serviços. Embora isso seja uma forma resumida de explicar o que é dar desconto, essa ação de marketing possui uma série de vantagens, não apenas para o seu cliente, que vai economizar, mas também para o seu negócio.
Ou seja, dar desconto é o jeito certo de conquistar novos clientes e de fidelizar os que já adquiriram a sua mercadoria. Além disso, quando as ações de descontos são bem elaboradas, é possível vender aquele produto em estoque que não saia de jeito nenhum. A medida é ideal ainda para quando você vai receber novos produtos e quer despachar os antigos.
Para cada tipo de situação, entretanto, existe a maneira mais adequada de dar desconto para os seus clientes com mais chances de sucesso. Dessa maneira, não basta só reduzir o valor, é preciso oferecer promoções realmente atrativas e, ainda mais importante, divulgar bem as suas ofertas para o seu público alvo.
Quando dar desconto?
Para os consumidores, os descontos sempre poderiam existir, afinal, com isso é possível comprar mercadorias com preços mais acessíveis e mesmo adquirir aquilo que o alto valor não permitia. No entanto, nenhuma empresa consegue contar com promoções de maneira constante, já que isso pode levar a prejuízos.
Por isso, quando se pensa em fazer uma promoção é necessário avaliar bem de quanto pode ser o desconto, que produtos podem ser vendidos por menos e quantas unidades de cada um. Como já foi dito, o desconto também pode ser dado quando há um item sem saída, apenas acumulando pó no estoque.
Nesse caso, o desconto pode ter que ser grande, o que não representa prejuízo, já que ficar com artigos parados em estoque também se trata de uma perda financeira. As datas comemorativas são mais ocasiões para os descontos, pois em geral promovem o aumento nas vendas, atraindo mais clientes para a sua empresa.
Tipos de desconto?
Já o tipo de desconto em cada situação vai tornar a ação de marketing mais eficiente. Existem muitas formas de fazer isso, como os cupons de desconto, que são principalmente úteis para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Também podem ser feitas as queimas de estoque, para despachar as mercadorias paradas.
A promoção progressiva, quando o artigo fica mais barato quando são compradas mais unidades, como o compre 3 pague 2, é mais uma estratégia eficiente. Você pode ainda dar os descontos mais tradicionais, que geralmente consistem em produtos com diferentes porcentagens de desconto.
Enfim, existem diversas maneiras de dar desconto e você deve avaliar qual a estratégia mais eficiente para o seu negócio. Isso pode depender do seu público alvo e do segmento de mercado no qual atua.
Como gerenciar os seus descontos com sucesso
Quando a gestão da sua empresa está em dia, os descontos como ação de marketing aumentam os seus lucros, pois são vendidos mais produtos. No entanto, se as contas do seu negócio estiverem bagunçadas, os resultados podem serdesastrosos. Por isso, até para fazer ofertas em sua loja com sucesso é essencial uma administração competente.
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