Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » Como facilitar o controle financeiro da sua empresa

Como facilitar o controle financeiro da sua empresa

O controle financeiro de pequenas empresas é vital para a sobrevivência de qualquer negócio, que não é diferente para as pequenos empresas.

Por GestãoClick
Atualizado em
Como facilitar o controle financeiro da sua empresa

O setor financeiro é vital para a sobrevivência de qualquer negócio, que não é diferente para as pequenos empresas.

Na verdade, no caso de uma pequena empresa, a importância é agravada pelo fato de que este tipo de empresa passa a lidar e gerir vários itens, como a concorrência no mercado, os fundos limitados e a motivação do lucro para alcançar a sobrevivência de um novo negócio. Muitos empresários não investem o tempo necessário para organizar as finanças de sua empresa de pequeno porte, e isso é errado e tira a perspectiva de uma boa análise e real da saúde da empresa. Para ajudar o pequeno empresário, separamos algumas dicas importantes e necessárias para conseguir ter um bom controle financeiro da empresa de pequeno porte. Vamos olhar?  Dicas para ter um melhor controle financeiro de pequenas empresas.

Planejamento

Tire um tempo para planejamento financeiro. Anote todas as entradas e saídas da empresa, organização da informação financeira e criar rotinas. A empresa sabe que dimensionar o capital de giro necessário no início do negócio, por exemplo, tem menos risco de ter de recorrer a um banco para um empréstimo.

Separe as finanças da empresa das finanças pessoais

Este é um erro mais comum do que você pensa, e é uma das principais causas de complicações na gestão das finanças. O caixa da empresa deve pagar todas as contas da empresa antes da do empresário. Isso também irá ajudar no momento da declaração de Imposto de Renda, uma vez que é muito mais fácil o resultado separado de indivíduos e empresas. O inverso também é válido para evitar o pagamento de contas da empresa com o seu dinheiro, o que poderia complicar seu fluxo de caixa.

Atenção ao estoque

Estoque é dinheiro, e se o seu estoque está parado, você está perdendo dinheiro. Tenha um bom controle de estoque, conheça o seu público-alvo e saiba o que sai mais fácil e que está preso, fique atento a um acordo com fornecedores.


Sistema ERP Online

Obtendo capital de giro

Analise as opções disponíveis no mercado antes de recorrer ao capital de terceiros. As parcerias são uma alternativa para capital de giro com taxas mais atrativas, por exemplo. As melhores taxas são pelo BNDES, mas há opções interessantes em bancos comerciais. Pesquise, anote tudo e compare para encontrar a melhor opção para a empresa.

Aprofunde mais sobre o assunto como conseguir capital de giro para minha empresa!

Organização

Você nunca terá o controle total de suas contas a pagar se você não consegue se organizar. Você tem que saber todos os detalhes e ter tudo sob controle. O fluxo de caixa, as curvas de vendas de produtos, serviços contratados, etc. Não sabe como fazer isso, e nem lidar com planilhas financeiras? O próximo item vai te ajudar!

Investir em um software de gerenciamento

Você pode (e deve!) Para adquirir um software de gestão financeira para ajudar o controle financeiro e de gestão geral de seu negócio. Um programa de gestão irá fazer os controles, emissão de notas fiscais, visualizar relatórios e muitas outras funções a um preço acessível fazer você economizar tempo e dinheiro. Quer saber mais sobre como um software de gestão funciona? Você pode testar o {Sistema.nome} por {Sistema.dias_gratis} dias sem nem precisar informar forma de pagamento.

Gostou do conteúdo? Leia também: Controle financeiro empresarial online.

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo