Contas atrasadas? Saiba como organizar contas a pagar da sua empresa

Ouça
As contas a pagar de uma empresa quando não são bem geridas podem levar a uma série de transtornos para a sua administração, inclusive, prejuízos. E você não quer isso, não é mesmo? Então, para ajudar você com o tema contas atrasadas separamos algumas dicas!

                                                            
Saiba como organizar contas a pagar da sua empresa, confira neste artigo os seguintes tópicos:

  • Controle o fluxo de caixa com eficiência;
  • Aposte na organização;
  • Separe as finanças pessoais da empresarial;
  • Tenha a ajuda das ferramentas tecnológicas;
  • Controle as suas finanças com o software ERP.

Controle o fluxo de caixa com eficiência

Se na sua empresa for feito o controle do fluxo de caixa eficiente é bem possível que você não tenha problemas com as contas a pagar. Para tanto, é basicamente necessário registrar todas elas, bem como as contas a receber e as demais informações financeiras do seu negócio. Dessa forma, é possível acompanhar o que está acontecendo.

O conhecimento é essencial para organizar contas a pagar da sua empresa e, ao registrar todas as transações financeiras, é isso mesmo o que você vai fazer. E não importa, a sua empresa pode ser pequena ou micro, é de fundamental importância ter todos esses cuidados. Afinal, engana-se quem pensa que pequenos negócios não precisam gerir tudo de perto.

contas-a-pagar
Planilha de contas a pagar

Além disso, esse registro deve ser feito a respeito de todas as contas, sejam elas fixas sejam elas variáveis. Ou seja, tanto as contas a pagar relativas à luz, ao aluguel e aos salários dos seus funcionários devem ser registradas, mesmo que sejam sempre iguais, bem como os gastos que se tem com a produção, comissões e outros.

Aposte na organização

Com o controle correto do fluxo de caixa você já está apostando na organização também. No entanto, organizar vai muito além disso, ou seja, de apenas registrar, é importante levar mais alguns aspectos em consideração para garantir a total organização das suas contas a pagar.

Dessa forma, quando a situação financeira não estiver muito boa é possível saber o que deve ser feito primeiro. Isto é, priorizar as melhores ações para gerenciar as finanças do seu negócio e evitar que a bola de neve das dívidas cresça, o que pode levar até mesmo à falência do seu negócio.

Para organizar as suas contas a pagar confira o que mais você pode fazer:

  • Pague em dia as suas contas para evitar multas e juros, assim, você não gasta mais do que o necessário;

  • Veja se existem pagamentos que, ao serem feitos com antecedência, recebem descontos, nesse caso, priorize-os;
  • Se tiver que atrasar contas, pague primeiro as com juros maiores, para que o montante da dívida não seja maior ainda;
  • Em alguns casos pode ser vantajoso trocar juros altos por mais baixos, fazendo um empréstimo com juros baixos para pagar contas com altos juros;
  • Não deixe de cobrar dos clientes que devem para a sua empresa;
  • Mantenha uma constante avaliação das despesas que podem ser reduzidas;
  • Na hora de cortar gastos é preciso dar prioridade ao que é supérfluo, porém, cuide para não cortar o que é realmente importante;
  • Não adquira para a sua empresa bens que não podem ser pagos, seja racional;
  • Antes de deixar uma dívida crescer, negocie com quem você deve.

Separe as finanças pessoais da empresarial

Embora isso possa acontecer em empresas de todos os portes e segmentos de mercado, hoje em dia, é mais comum que nas pequenas e micro empresas os seus proprietários cometam o erro de não separar as finanças pessoais da empresarial. No entanto, quando isso acontece se torna muito fácil que o seu negócio fique no vermelho.

Afinal, o empresário paga as contas pessoais com o dinheiro que está no caixa da empresa, sem determinar um valor específico para essas despesas. Mas assim como as despesas da empresa, as de casa também devem ser controladas, o que é feito com um valor destinado a elas. Para tanto, basta destinar um valor específico para o dono da empresa.

Mesmo em tempos de “vacas gordas”, o empresário não deve pegar aleatoriamente dinheiro do seu negócio para suprir as suas necessidades pessoais. Esse tipo de atitude prejudica o fluxo de caixa e pode levar a prejuízos para o seu negócio a qualquer momento.

Tenha a ajuda das ferramentas tecnológicas

Como você pode ver, o fluxo de caixa é um dos principais aspectos que devem ser controlados para organizar contas a pagar da sua empresa e evitar contas atrasadas. Porém, nem sempre esse trabalho pode ser feito com qualidade quando realizado de maneira manual. Isso acontece porque são muitas as informações que devem ser geridas.

Esse grande fluxo de informação exige o uso de ferramentas tecnológicas, que são importantes mesmo em pequenas e micro empresas e mesmo quando existe uma equipe de profissionais capacitados dentro do setor financeiro. A verdade é que o trabalho da sua equipe se torna muito mais eficiente quando eles têm acesso aos instrumentos adequados.

Além de registrar as informações com precisão, os recursos tecnológicos ajudam a fazer conferências e prospecções, o que é fundamental para a saúde financeira do seu negócio. O sistema ERP online é, hoje em dia, uma das melhores opções quando se fala em ferramentas tecnológicas, uma vez que funcionam como sistemas de gestão empresarial, muito completos.

Controle as suas finanças com o software ERP

O GestãoClick é um software ERP que oferece a função de controle financeiro, onde realiza não só o fluxo de caixa e as contas a pagar, como também as contas a receber, conciliação bancárias e demais possibilidades. Todas elas colaboram com a gestão financeira do seu negócio, bem como com a execução de planejamento financeiro anual e mês a mês.

Com isso, você não vai deixar de pagar nenhuma conta por falta de organização. E, quando houver problemas financeiros, pode avaliar quais as melhores atitudes a tomar com os relatórios e levantamentos que o GestãoClick oferece, sempre completos e atualizados, a qualquer momento e de qualquer lugar, já que o sistema é online.

 

Deixe seu comentário

Comentário

Clientes satisfeitos

GestãoClick
Logo