Gestão financeira: seu caixa pode ficar no verde

Como está a gestão financeira do seu negócio? Seu caixa costuma ficar no vermelho? Se a sua resposta for sim, é bem provável que você “viva com o coração na mão”, não é mesmo? 

Não dá mais pra você ficar na torcida para a entrada de dinheiro no seu caixa e, “se der”, pagar suas despesas. Pior do que isto, é você ter que deixar os juros rolando ou ter que optar por empréstimos.

É possível que essas situações deixem de ser a realidade da sua empresa! Quer saber como?

Então, confira neste conteúdo as dicas para deixar a Gestão Financeira do seu negócio sempre no verde.

– Porque fazer planejamento financeiro;

Reconheça todas as despesas da sua empresa;

Preveja o dinheiro que vai entrar em caixa;

Analise o fluxo de caixa periodicamente;

Automatize os processos.


Porque fazer planejamento financeiro

Antes de conferir as principais dicas simples para sempre ficar no verde, é importante compreender a importância do planejamento financeiro. Isso porque todas as dicas deste artigo fazem parte do controle financeiro adequado para empresas de todos os portes.Independente do segmento de mercado da sua organização, o planejamento das finanças é essencial. Essa é a maneira mais completa e eficiente de tudo se manter registrado, o que facilita no acompanhamento e controle financeiro, palavras chaves para quem deseja ter um negócio promissor.

Por mais que tudo isso pareça complicado, a ferramenta certa pode tornar os processos bem mais fáceis. Você só precisa incluir alguns procedimentos na rotina da sua empresa.

Talvez você já até faça ou conheça alguns deles, mas despreze a sua importância.

Ter uma rotina bem organizada e registrar todas as movimentações financeiras é o primeiro passo para fazer a gestão financeira empresarial ideal.

Desta forma, você não vai apenas tomar melhores decisões para o presente momento do seu negócio, como também garantir um futuro de resultados satisfatórios.

Veja também os 7 erros que impedem o sucesso financeiro da sua empresa!

 

Reconheça todas as as despesas da sua empresa

Para fazer o controle financeiro adequado, é necessário começar a identificar todas as despesas do seu negócio, ou seja, tudo o que é preciso pagar. Nesta lista, é possível ver alguns gastos:

Pagamento de salários;

Compra de matéria prima;

Compra de produtos para revenda;

Compra de itens de escritório;

Pagamento de aluguel;

Pagamento de contas de água e luz;

Manutenção de maquinário.

A partir disso, é possível iniciar um controle de despesas mais assertivo, o que é essencial para o planejamento financeiro. Ou seja, além de identificar as contas a pagar é possível fazer escolhas mais inteligentes para a gestão financeira do seu negócio.

Entre elas, evitar a contratação de novos funcionários, o que exige altos gastos. Assim, o melhor a fazer, é sempre buscar por profissionais realmente qualificados que possam se manter em sua equipe por mais tempo.

Outra coisa que faz total diferença é, escolher e negociar com fornecedores mais confiáveis e que ofereçam o melhor custo benefício. Da mesma forma, é aconselhado contratar bons profissionais para a manutenção das máquinas, se for o caso do seu negócio, optar por um local com aluguel mais vantajoso, etc.

Quando você reconhece todas as despesas da sua empresa, você consegue avaliar opções de baixo custo e com maiores benefícios para a sua gestão no longo prazo. Além disso, você precisa evitar pagar as contas com atraso, que acabam acarretando juros e desviando seu dinheiro para o que realmente importa, a saúde financeira do seu caixa. Mesmo parecendo pouco, podem impactar e muito nas suas finanças de modo negativo.

 

Preveja o dinheiro que vai entrar em caixa

Outro passo fundamental da gestão financeira é saber a quantidade de dinheiro que vai entrar no caixa da sua empresa. Com isso, é possível se certificar de que haverá dinheiro suficiente para pagar as contas e uma quantidade extra para manter o caixa no verde. Junto com as entradas e saídas, compõem o chamado fluxo de caixa.

Sem o conhecimento disto, fica impossível tomar decisões de forma segura e assertiva. Como você vai aumentar o quadro de funcionários ou investir em novas ferramentas, sem saber se o dinheiro em caixa será suficiente?

Do mesmo modo, você também precisa registrar todas as entradas financeiras, que geralmente se concentram nas vendas. Mas saber o faturamento do mês não é suficiente, é necessário identificar as datas de pagamentos futuros, por exemplo, quando seus clientes compram a prazo – para pagar depois.

Esse controle serve ainda para negociar com os clientes inadimplentes, pois sem isto você pode ficar sem receber um dinheiro valioso para o seu fluxo de caixa. Aprenda aqui como fazer fluxo de caixa!

 

Analise o fluxo de caixa periodicamente

Tendo o controle dos recebimentos e pagamentos, ou seja, do fluxo de caixa, é possível colocar em prática mais uma das dicas simples para sempre ficar com o caixa no verde. Isto é, analisar com frequência a situação econômica do seu negócio.

A periodicidade pode ser mensal, semanal e até mesmo diária, sendo que isso varia de acordo com o fluxo de atividade do setor financeiro. Levando isso em consideração, se sua empresa tem um alto volume de contas a pagar e receber diariamente, pode ser vantajoso realizar uma análise diária. 

Além de saber a situação da sua empresa no final do dia, é importante você conferir todo o financeiro para identificar erros e sanar problemas, o que evita acúmulo de questões não resolvidas. Desse modo, você consegue prever o melhor momento para futuros investimentos, inclusive, para a expansão do seu negócio.

Automatize os processos

Quanto maior o fluxo de informações que sua empresa tiver, mais difícil é fazer um planejamento financeiro de sucesso. Isto significa que seu empreendimento tem muitos dados para serem processados, o que aumenta o risco de erros quando esses processos são executados manualmente.

Por isso, para garantir o controle financeiro otimizado e completo, que registra corretamente todas as contas a pagar e receber, a melhor escolha é automatizar processos. Para isso, você e sua equipe precisam aproveitar os benefícios de uma ferramenta adequada. Um sistema ERP online, além da gestão empresarial completa, ele garante a segurança de dados, mantém suas informações na nuvem, facilita na visão do todo de seu negócio e muito mais.

Ele torna alguns processos automáticos, pois informatiza todos os dados e conecta os setores. Assim, você tem acesso às informações em tempo real, sempre atualizadas, o que otimiza seu planejamento financeiro de maneira adequada e ainda te faz ganhar tempo e investir no que gera maiores resultados para você.

O GestãoClick é um software ERP que além dessas vantagens, oferece acesso remoto e a mais completa segurança de dados para o seu negócio. 

Confira agora mesmo como o GestãoClick facilita a gestão do seu negócio!

 
Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo