Dia do Consumidor: como Preparar sua loja?


Dia do Consumidor
O que representa o Dia do Consumidor para o comércio? Estamos relativamente no início do ano, época que ainda se contabiliza lucros e até prejuízos do período anterior. Olhando para estes resultados, é possível entender porque o comércio aposta tanto nestas datas especiais.

Sua empresa e/ou seu comércio alcançou as metas estabelecidas para o ano que passou? E este ano de 2020, está se mostrando promissor? Perguntas como estas são importantes para que você revise as metas para este ano vigente, como por exemplo, aproveitando melhor as chamadas “datas especiais”.

O Dia do Consumidor pode ser considerado já como a primeira data especial para o comércio para este ano. Neste artigo, vamos explicar melhor o que é este dia, como surgiu, o que ele representa para o comércio de uma maneira geral e como aproveitá-lo para vender mais. Confira!
 

Quando é o Dia do Consumidor?


O Dia do Consumidor é quando finaliza o período carnavalesco, praticamente, celebrado oficialmente em 15 de março. Neste dia, a maioria dos lojistas encontram a oportunidade perfeita para alavancarem as conversões dos produtos.

Olhando pelo lado do cliente, é também uma data mais que perfeita para encontrar muitas promoções. Em vias de fato, todo mundo sai ganhando no Dia do Consumidor. Portanto, você precisa estar preparado para esta data, que vai já colaborar e muito para que o seu negócio alcance as metas previstas para este ano.
 

Dia do Consumidor 2020

Este evento surgiu por volta de 1962, a ideia não veio de nenhum brasileiro. O ex-presidente norte-americano John Kennedy foi quem criou oficialmente este dia, que passou a ser comemorado aqui no Brasil depois de 2014.

É natural que, olhando pelo lado do empreendedor, a data represente uma oportunidade única a mais para lançar promoções, descontos e já conseguir melhorar suas vendas logo no primeiro semestre do ano. É como se fosse uma Black Friday.

Pelo lado do consumidor, também é uma oportunidade para aproveitar estas promoções todas lançadas pelo comércio. Assim sendo, é possível perceber a real importância deste dia. Mas sua loja está preparada para o Dia do Consumidor 2020?

Para garantir que sua loja obtenha o sucesso de vendas esperado, principalmente nestas datas especiais do ano, é preciso se planejar adequadamente e com significativa antecedência.

Pontos como seleção dos produtos mais adequados para a data, condições comerciais da oferta que você pretende colocar em prática, preparar-se quanto ao volume do seu estoque para não deixar nenhum consumidor na mão e divulgar corretamente todas estas promoções, são fundamentais para determinar o sucesso ou não de sua loja.
 

Como Vender Mais no Período?


Você ainda tem alguma dúvida se o Dia do Consumidor é realmente uma data importante para investir? Pois então saiba que a data é levada muito a sério pelos consumidores, que a consideram inclusive mais efetiva que a própria Black Friday.

Isto se deve muito provavelmente porque esta última caiu na desconfiança da maioria destes consumidores, que passaram a não acreditar na veracidade dos descontos ofertados pelo comércio. Independentemente disto, o Dia do Consumidor é sim uma data importante para o comércio e precisa ser considerada.

Então, a dúvida que fica é: como vender mais no Dia do Consumidor? Vamos lhe dar 3 dicas importantes para que você condiga priorizar esta data em suas metas comerciais para este ano. Acompanhe:

1 - Divulgue intensivamente suas ofertas para este dia

Seus clientes sabem do Dia do Consumidor, pelo menos a maioria deles. Mas eles precisam saber especificamente as suas ofertas, o quanto de desconto ou que promoção exatamente você está promovendo, ou nem irão perceber que você está participando deste importante dia, voltado ao consumidor.

Vale lembrar que este é o dia dele, não é o dia do lojista ou do comércio. Quem ganha o “presente” é o consumidor. Então, divulgue, faça-o saber que você o está presenteando, deixando bem claro suas ofertas, os descontos oferecidos e outras facilidades que você planejou para este dia.

2 - Seja verdadeiro nos descontos

A Black Friday, como já dissemos, infelizmente caiu na desconfiança de muitos consumidores. Agora, a maioria dos lojistas precisam se esforçar para trazerem estes consumidores de volta. Não cometa o mesmo erro no Dia do Consumidor.

Seja verdadeiro em seus descontos, por menor que sejam. Isto vai valorizar a confiança de seus clientes quanto à sua loja e com relação à esta data especial.

Clique para ler mais sobre como providenciar uma Black Friday de Verdade e evitar cair em armadilhas enganosas.

3 - Selecione os produtos com desconto por tendências

Isto mesmo. Os produtos mais competitivos, os que vendem mais e/ou os que são mais buscados pela maioria dos consumidores precisam ser priorizados na hora de calcular os descontos ofertados, porque são eles que despertam o interesse do público.

São eles também que sua concorrência vai apostar na hora de criar suas ofertas.

Promoções: dia do consumidor

As Promoções: dia do Consumidor não param apenas nos descontos que você irá colocar no valor final de seus produtos. Você vai precisar também pensar e trabalhar em uma série de outros fatores que vão colaborar e intensificar estas ofertas e, consequentemente, suas aumentar as vendas.

A começar pela própria gestão, que precisa estar voltada e focada nesta data especial. Aqui, se inclui gestão de estoque, gestão financeira, gestão de vendas e de seus vendedores e muitas outras. O conjunto disto tudo vai favorecer efetivamente as suas vendas.

Então, quando falamos em “promoções para o dia do consumidor”, não estamos falando única e exclusivamente dos preços finais dos seus produtos. O conceito vai bem mais além. Confira:

• Gestão Financeira: precisa ser pensada e planejada em tempo real, bem diferente dos outros períodos normais do ano.

• Gestão de Vendas: comissão de vendedores revistas e recalculadas, o que vai colocar estes vendedores no clima do Dia do Consumidor.

• Gestão de Estoque: também precisa ser revisto, em tempo real.

É bom lembrar que este “tempo real” precisa levar em conta os prazos com os fornecedores. Se você tiver em sua empresa/loja um sistema automatizado, todas estas etapas serão facilitadas. Este recurso tecnológico, como software de gestão empresarial, precisa ser pensado com antecedência, pois vai ser importante para o seu negócio não só no Dia do Consumidor, mas para o ano todo.

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