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5 dicas para reduzir a inadimplência

Oferecemos algumas dicas que vão ajudar a driblar a inadimplência de clientes na sua empresa.

Por GestãoClick
Atualizado em
5 dicas para reduzir a inadimplência

A inadimplência de clientes certamente gera desconforto e complicações para os dois lados. De um, consumidores que se esquecem dos pagamentos ou não têm dinheiro para pagar as contas, de outro, empresários que têm as finanças desestabilizadas em razão da falta de recebimento.

Faz parte do último grupo? Calma, pois há solução para este caso!

De modo geral, há duas formas de driblar a inadimplência: evitando que ela aconteça ou auxiliando os clientes a pagarem suas dívidas, seja por meio de lembretes ou de negociações.

Tem interesse nas dicas apresentadas neste artigo? Então, é só continuar a leitura para saber mais!
 

Primeiramente, entenda o que é inadimplência

 
Aqui, utilizamos o auxílio de duas fontes, o Dicionário Financeiro e a Infopédia. De acordo com a primeira, “a inadimplência acontece quando há o descumprimento de uma obrigação, geralmente financeira, como o não pagamento de bens ou serviços até sua data de vencimento.”

De acordo com a segunda, semelhante à primeira definição, é o “não cumprimento de um contrato ou de uma obrigação no prazo estabelecido”.
 

Agora, saiba como evitar a inadimplência de clientes

 
Como dissemos no início deste artigo, há mais de uma saída para lidar com a inadimplência de clientes.

Abaixo, oferecemos algumas dicas que vão ajudar a prevenir ou resolver esse tipo de situação. Confira!
 

1. Formalize a venda

 
Formalizar a venda e ter documentos que a comprovem é uma maneira de assegurar o recebimento dos pagamentos, mesmo que envolva uma futura ação judicial. É uma segurança, aliás, para os dois lados.

Veja o que pode ser feito:

  • Elabore um contrato a ser assinado por ambas as partes;
  • faça o cliente assinar uma nota promissória;
  • sempre emita notas fiscais.

2. Lembre o cliente do vencimento da dívida

Pessoa fazendo calculo de inadimplencia de clientes

 
Acredite ou não, muitos clientes não realizam os pagamentos nas datas corretas por mero esquecimento.

Se não identificar algum recebimento após fazer a conciliação bancária, então por que não enviar lembretes de pagamento? Esses lembretes também podem ser enviados de forma automatizada, por SMS, antes da data de vencimento.
 

3. Incentive o pagamento em dia

 
Primeiramente, é preciso definir os meios de pagamento aceitos em sua empresa — cheques pré-datados, por exemplo, têm fama de estimular a inadimplência de clientes, enquanto transferências bancárias, depósitos e cartões de crédito ou débito se mostram mais seguros.

Depois, é interessante criar formas de incentivar o pagamento em dia, seja com descontos, benefícios nas próximas compras ou promoções para aqueles que sempre estão em dia com as contas.
 

4. Conte com a ajuda da tecnologia

 
Como um software de gestão pode ser útil neste tipo de situação?

Respondemos: um sistema ERP como o do GestãoClick permite acompanhar o fluxo de caixa do negócio e auxilia a conciliação bancária!

Ora, se você sabe tudo o que está acontecendo na empresa e faz a conciliação bancária para acompanhar pagamentos e recebimentos, se torna bem mais fácil contornar a inadimplência de clientes e fugir do prejuízo. E não é só isso: o módulo financeiro também oferece a funcionalidade de acompanhar contas a pagar e a receber.

Percebe como a gestão financeira auxilia a questão de inadimplência e ainda fica otimizada quando funciona de maneira integrada em um software?
 

5. Esteja aberto a negociar dívidas com o cliente

 
A adoção de medidas eficazes para evitar a inadimplência não funciona em todos os casos, isso é comum. Então, quando acontecer, é fundamental saber como cobrar os clientes e negociar as dívidas.

Padronizar esse processo para todos é importante, então:

  • decida o valor dos juros a serem cobrados por dia ou mês de atraso;
  • planeje uma forma amistosa de abordar os inadimplentes, seja por ligação, e-mail ou outro meio;
  • facilite o pagamento oferecendo parcelamentos ou outros meios de quitar a dívida;
  • defina as atitudes a serem tomadas em caso de não recebimento.

Vimos que driblar a inadimplência de clientes pode ser mais fácil se houver um planejamento para isso, tanto para evitar quanto para resolver essa situação. Ah, e cuidado ao oferecer um crédito muito alto aos novos consumidores, mesmo que tenham o nome limpo!

E se realizar cobranças ainda é uma das dificuldades da sua empresa, saiba agora mesmo como cobrar clientes inadimplentes!
 

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