Como elaborar um orçamento empresarial

Um grande aliado do planejamento financeiro da sua empresa é o orçamento empresarial. Ele reúne as informações financeiras do seu negócio e permite que o controle do dinheiro seja mais eficiente.

Isso acontece porque só sabendo quanto dinheiro a sua empresa tem é possível identificar as melhores formas de gastar bem esses valores, ou seja, investir de maneira apropriada. E você sabe como elaborar um orçamento empresarial?

Para descobrir ou aprender mais sobre o assunto, continue lendo este artigo e os seus tópicos a seguir:

  • O que é orçamento empresarial
  • Importância do orçamento empresarial
  • Tipos de orçamentos
  • Orçamento empresarial: como fazer

 

O que é orçamento empresarial

Para saber como elaborar um orçamento empresarial, primeiro é necessário entender o seu significado. O orçamento de uma empresa, resumidamente, se refere ao dinheiro que um negócio tem disponível em caixa para investimentos.

Para tanto, é preciso identificar as contas a pagar e a receber. Afinal, o orçamento é o dinheiro em caixa depois que as contas são pagas. Dessa forma, o orçamento pode flutuar de acordo com o período do mês.

Mesmo assim, o orçamento, em geral, é feito anualmente, fazendo previsões de acordo com o histórico do seu negócio. Assim, você consegue identificar quanto dinheiro a sua empresa terá em caixa ao longo do ano.
 

Importância do orçamento empresarial

A importância do orçamento empresarial é estratégica, pois ao defini-lo é possível identificar quanto dinheiro o seu negócio tem de fato. Da mesma forma, quais são os custos fixos e variáveis e quais devem ser as metas de vendas.

Além de ser um elemento essencial para o bom planejamento financeiro da sua empresa, o orçamento serve na hora de obter um empréstimo. Isso porque as suas informações são avaliadas por bancos e fundos de investimentos.

E mais, evita que você tome decisões prejudicais, como por exemplo, faça um investimento em novos equipamentos quando não possui orçamento para isso. Assim, ao saber o orçamento empresarial pode encaminhar o seu negócio da melhor maneira.

Da mesma forma, se houver um imprevisto que haja um gasto maior do que o esperado, com o orçamento fica mais fácil identificar de onde retirar o necessário.
 

Tipos de orçamentos

Além do orçamento geral da sua empresa, você pode dividi-lo por setor. Assim, manter um orçamento de vendas, um de produção, outro de custos com matéria-prima, de custos de mão-de-obra, etc. Também há outros tipos de orçamento, neste artigo vamos apresentar como elaborar um orçamento empresarial, são eles:

Orçamento Estático

É determinado e não sofre mudanças. Funciona como referência para controle das operações ao longo do ano, inclusive, para avaliar o desempenho dos gestores.
Consegue identificar eventuais desvios de estratégia, bem como buscar alternativas de correções para que se mantenha como o previsto. É o tipo mais simplificado.

Orçamento Flexível

Serve para controlar e calcular o custo de fabricação por produto, bem como as despesas com cada funcionário e a sua produtividade, ou seja, as despesas operacionais e de fabricação. Isso permite a identificação detalhada de quanto se gasta em cada tapa.

Portanto, é um orçamento mais adequado para empresas em que o fluxo de caixa é bastante variável, porque em alguns meses o volume de produção e/ou vendas é muito distinto demais.

Orçamento Rolling Forecast ou Contínuo

É feito quando se analisa o orçamento atual, avaliando acertos e erros, para que um novo orçamento mais adequado seja projetado. Para tanto, as receitas e as despesas devem ser analisadas de maneira detalhada.

Assim, mesmo sendo feito a cada ano, deve ser revisado todos os meses, de acordo com as previsões. Também pode sofrer mudanças a cada três meses ou a cada semestre, de maneira contínua. É adequado para negócios que comercializam produtos com menor ciclo de vida.

Orçamento Forecast ou Ajustado

Também se trata de um orçamento que faz uso das previsões para ser ajustado, mas, em especial, são utilizadas as informações sobre a sua atuação e condições de mercado. Para tanto, os relatórios gerenciais da empresa ajudam a acertar o orçamento empresarial.

Orçamento Beyond Budgeting

Nesse tipo de orçamento empresarial, não é a alta gestão que o elabora, mas sim, é descentralizado, passando a responsabilidade aos gestores dos níveis de operação. Com isso, o orçamento é negociado com os gestores, a partir dos indicadores do mercado.

Orçamento Incremental

É feito tendo como base os valores do exercício anterior, obtidos por meio do histórico de cada unidade, que são usados para as projeções atuais. Além disso, são acrescidos ao orçamento ajustes de acordo com a inflação ou crescimento econômico esperado.

Orçamento Baseado em Atividades

Esse tipo de orçamento se baseia no planejamento financeiro das atividades necessárias para que a empresa alcance as metas propostas em sua estratégia.

Orçamento Base Zero (OBZ)

A sua principal diferença é que não faz uso dos dados do histórico da empresa, como os demais orçamentos. Ou seja, começa do zero, ao avaliar os valores necessários para cada setor.

Controle Matricial

Esse tipo de orçamento divide as despesas em pacotes, mesmo que de diferentes setores, sendo que existe um responsável por cada pacote. Assim, cada responsável pode dar uma visão estratégia para o orçamento.  
 

Orçamento empresarial: como fazer

Basicamente, o orçamento empresarial deve ser feito tendo como base todas as fontes de renda, bem como os custos fixos e variáveis. As fontes de renda, além da venda de produtos e serviços, podem ser obtidas por meio de investimentos, economias e empréstimos.

Já os custos fixos são aluguel, salários, luz, água, telefone e outros, que sempre existem. Quanto aos custos variáveis, estão associados à produção, como matéria-prima, comissões, transporte e outros, que variam conforme a fabricação de bens ou oferta de serviços.

Tudo isso deve ser listado, sendo importante ainda prever os gastos emergenciais, como manutenções não agendadas, conserto de aparelhos, etc. Para tanto, é preciso ter ferramentas adequadas, como um software ERP online que ajuda a listar esses itens e gerenciá-los.

O GestãoClick é um programa para orçamento  que contribui com a elaboração do orçamento empresarial, pois reúne as informações necessárias para que seja construído com eficiência. Também permite previsões mais assertivas e o seu acompanhamento.

 

Deixe seu comentário

Comentário

Clientes satisfeitos

GestãoClick
Logo