Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » Fluxo de Caixa » 6 dicas para escolher o melhor software fluxo de caixa

6 dicas para escolher o melhor software fluxo de caixa

Gerenciar o fluxo de caixa é uma parte fundamental da gestão financeira de qualquer empresa. Afinal, ter uma visão precisa das entradas e saídas de dinheiro ajuda a manter a saúde financeira, tomar decisões informadas e planejar o futuro de seu negócio. Para facilitar esse processo, uma solução interessante é utilizar um software fluxo de […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
6 dicas para escolher o melhor software fluxo de caixa

Gerenciar o fluxo de caixa é uma parte fundamental da gestão financeira de qualquer empresa. Afinal, ter uma visão precisa das entradas e saídas de dinheiro ajuda a manter a saúde financeira, tomar decisões informadas e planejar o futuro de seu negócio. Para facilitar esse processo, uma solução interessante é utilizar um software fluxo de caixa.

Um bom software fluxo de caixa vai ajudar você a automatizar e simplificar muitas tarefas financeiras, fornecendo inúmeras vantagens, das quais falaremos um pouco mais à frente.

Contudo, a escolha de um software fluxo de caixa deve levar em consideração as necessidades específicas de sua empresa. 

Já que, investir em uma solução eficaz de gerenciamento de fluxo de caixa é um passo importante na busca pelo sucesso financeiro e você deve estar atento a todos os detalhes para realizar a melhor escolha para o seu negócio.

Acompanhe a leitura!

6 dicas para escolher um software fluxo de caixa

Fazer um bom acompanhamento de caixa é importante para garantir a sustentabilidade de qualquer negócio. 

Contudo, não significa que essa seja uma tarefa fácil. Pois, o controle financeiro adequado exige um equilíbrio delicado entre garantir que haja fundos suficientes para cobrir as despesas imediatas e manter reservas para investimentos futuros. 

Portanto, essa é uma atividade que exige atenção constante, análise minuciosa e a capacidade de tomar decisões estratégicas. Por isso, é de extrema importância poder contar com o auxílio de um software fluxo de caixa adequado para o seu empreendimento.

Para ajudar você nesse processo de escolha, listamos seis dicas principais para que você faça essa escolha da melhor maneira possível. Vamos lá?

1. Avalie suas necessidades específicas

Primeiramente, antes de mergulhar na busca por um software fluxo de caixa, você deve elencar e avaliar suas necessidades específicas

Para isso, considere o tamanho de sua empresa, o setor em que atua, os recursos que você deseja do software fluxo de caixa etc. Por exemplo, você precisa de funcionalidades avançadas de previsão? Integração com sistemas de pagamento? 

Em síntese, responder a esses e outros questionamentos e definir suas necessidades deve ser o primeiro e o principal passo antes de tomar qualquer decisão.

2. Considere as integrações com outras ferramentas

Para maximizar a eficiência, escolha um software fluxo de caixa que possa ser integrado com outras ferramentas que você já utiliza, como meios de pagamento, plataformas de e-commerce, sistemas de gerenciamento e instituições financeiras. Isso simplificará o fluxo de informações e te ajudará a poupar tempo.

Em outras palavras, escolher um software fluxo de caixa com integrações úteis é como montar um quebra-cabeça em que todas as peças se encaixam perfeitamente. 

Nesse sentido, cada ferramenta que você utiliza em sua empresa é uma peça desse quebra-cabeça, e a integração é o que torna possível a harmonia e a eficiência no gerenciamento financeiro. 

3. Priorize segurança e conformidade

Outra dica relevante é priorizar a segurança dos dados. Essa é uma preocupação crescente e que faz todo sentido atualmente. 

Assim sendo, certifique-se de que o software fluxo de caixa escolhido tenha medidas robustas de segurança de dados. Como controle de acessos, criptografia, atualizações de segurança e conformidade legal.

Além disso, verifique se ele está em conformidade com as regulamentações financeiras e tributárias locais e nacionais. Ou seja, o sistema deve manter registros financeiros precisos, cumprir prazos de pagamento de impostos, seguir normas contábeis adequadas e cumprir as leis fiscais locais e nacionais. Tudo isso é essencial para evitar problemas legais, multas e complicações fiscais.

4. Valorize um bom suporte e atendimento ao cliente

Avalie o suporte e o atendimento ao cliente oferecidos pelo fornecedor do software fluxo de caixa. Procure por empresas que ofereçam suporte responsivo e ilimitado, além de recursos de treinamento para ajudar você e sua equipe a tirar o máximo proveito do sistema.

Por isso, priorize um programa que ofereça suporte técnico em todos os planos. Assim, você terá a tranquilidade de que, sempre que surgir uma dúvida, um problema técnico ou a necessidade de orientação, haverá ajuda disponível para auxiliá-lo a resolver qualquer eventualidade.

Em resumo, oferecer um suporte e atendimento ao cliente de qualidade não apenas facilita o uso do software, mas também é um indicativo da dedicação do fornecedor em atender às suas necessidades e garantir sua satisfação.

5. Garanta que haja ampla mobilidade e acesso remoto

Atualmente, a flexibilidade tem sido um ponto essencial tanto para gestores quanto para colaboradores. 

Dessa forma, certifique-se de que o software de fluxo de caixa escolhido ofereça ampla mobilidade e acesso remoto. Isso permitirá que você e sua equipe acessem as informações financeiras de qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer dispositivo, desde que haja acesso à internet.

Esse é um benefício que é especialmente valioso se você estiver sempre em movimento, precisar tomar decisões rápidas ou até mesmo se não dispor de um aparelho eletrônico corporativo.

6. Escolha um software fluxo de caixa escalável

Pensando no crescimento futuro da sua empresa, escolher um software fluxo de caixa escalável é fundamental. 

Afinal de contas, o sistema deve ser capaz de crescer com sua empresa, sem a necessidade de trocar para uma solução mais robusta quando sua operação se expandir.

Isso porque, a escalabilidade do software é essencial para garantir que ele continue atendendo às necessidades do seu negócio à medida que você evolui, economizando tempo e recursos que seriam gastos na migração para uma plataforma maior. 

Leia também: Guia completo sobre fluxo de caixa: tudo o que você precisa saber

Vantagens de escolher um bom software fluxo de caixa

Você conheceu as principais dicas para escolher um bom software fluxo de caixa, certo? Por esse motivo, chegou o momento de descobrir algumas das vantagens que essa escolha acertada trará para os seus negócios. 

  • Precisão e agilidade: ao automatizar cálculos e registros, o software fluxo de caixa elimina erros humanos, garantindo que seus dados financeiros estejam corretos e atualizados;
  • Visão em tempo real: com um bom software fluxo de caixa, você pode visualizar instantaneamente o estado atual de suas finanças, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e eficaz;
  • Previsões financeiras: com um sistema que oferece funcionalidades de previsão, você pode antecipar tendências e identificar possíveis problemas futuros;
  • Relatórios detalhados: um programa completo é capaz de gerar relatórios detalhados que fornecem informações valiosas sobre o desempenho financeiro de sua empresa, permitindo que você avalie o que está dando certo e o que precisa ser ajustado;
  • Economia de tempo e recursos: automatizando tarefas financeiras, você economiza tempo que pode ser direcionado para outras áreas do seu negócio. Além disso, automatizar operações é um ponto inteligente para reduzir custos, pois trata-se de um investimento baixo e inteligente, que pode, inclusive, substituir mão de obra adicional.

Viu só? Essas são apenas algumas vantagens de escolher um software fluxo de caixa adequado para a sua empresa. O GestãoClick é a opção perfeita para micro, pequenos e médios empreendedores que desejam simplicidade e eficiência a baixo custo.

Teste grátis por 10 dias e revolucione sua gestão de fluxo de caixa!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo