Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » ERP Grátis x ERP Pago: Vantagens e Desvantagens

ERP Grátis x ERP Pago: Vantagens e Desvantagens

Todo sabemos que gerenciar uma empresa, acompanhar todos os seus processos, desenhar um fluxo de trabalho que priorize menos esforço e tempo, conhecer e administrar o desempenho de todas as áreas, entre outros fluxos, não é uma tarefa fácil. O ERP Grátis, no entanto, pode ajudar em tudo isto.

Por GestãoClick
Atualizado em
ERP Grátis x ERP Pago: Vantagens e Desvantagens

Todo sabemos que gerenciar uma empresa, acompanhar todos os seus processos, desenhar um fluxo de trabalho que priorize menos esforço e tempo, conhecer e administrar o desempenho de todas as áreas, entre outros fluxos, não é uma tarefa fácil. O ERP Grátis, no entanto, pode ajudar em tudo isto.


Este tipo de ferramenta foi criada exatamente para automatizar e otimizar processos, viabilizando inclusive as tomadas de decisão. Dito isto, nota-se que a vida do empreendedor, que também é o gestor do seu negócio, torna-se bem mais fácil e, para a empresa, entende-se que haverá uma redução de custos.


Mas qual a diferença, afinal, entre um sistema de gestão grátis e um pago? Para alcançar os objetivos propostos, que é de otimização de processos e consequente redução de custos, facilitando o gerenciamento financeiro da empresa, é preciso acertar na ferramenta.


Neste post você vai ficar sabendo a diferença. Acompanhe.

Sistemas de Gestão Gratuitos: benefícios e limitações

Antes de falarmos bem ou mal e podermos estabelecer uma comparação entre os ERPs grátis e pagos, precisamos conhece-los. Neste caso, iremos falar primeiro dos gratuitos, seus benefícios e possíveis limitações. É conceito que nem tudo que é caro ou gratuito é bom.


Claro que podemos enumerar como o primeiro e principal benefício deste tipo de sistema de gestão é a sua gratuidade. Existem no mercado inúmeras ferramentas gratuitas e praticamente todas elas com funcionalidades parecidas.


Mas é preciso atenção neste quesito, pois ao falarmos de ferramentas de gestão e de um eficaz gerenciamento de todo o negócio, os softwares gratuitos podem não representar a escolha mais assertiva e, neste caso, caímos em outro ditado: o barato pode sair caro.


Mas qual o problema de um ERP grátis? Não há problema algum, mas muitas limitações técnicas, impedindo ou dificultando a customização da sua empresa. A maioria deles ainda não permitem muitas personalizações e possuem recursos limitados.


Muitos empreendedores e gestores ainda buscam sistema ERP grátis associando este tipo de software ao sistema offline, que em geral é caro e possui um alto custo de implementação.


Contudo, em se tratando do ERP online, por exemplo, os valores são bem mais acessíveis e possuem todos os recursos funcionais necessários para o seu negócio, além de serem totalmente personalizáveis, ou seja, se adequam perfeitamente às necessidades de sua empresa.

ERP Grátis: sistema de Gestão Empresarial pro

Falamos de restrições em funcionalidades e limitações técnicas, mas quais as principais desvantagens deste tipo de sistema de gestão empresarial? Para efeito comparativo, confira algumas delas:


• Suporte técnico


Praticamente todos os ERPs grátis não possuem um suporte muito eficiente, muitos até não contam com qualquer suporte, apenas uma FAQ explicativa. Isto significa que a empresa usuária terá que resolver todos os problemas por conta própria e nada se compara à um suporte bem realizado na hora certa.


• Flexibilidade de trabalho


A princípio, sabemos que um dos recursos mais importantes dos ERPs é a fácil adaptabilidade, onde se é possível combinar rapidamente vários módulos funcionais, otimizando diversos processos em uma empresa.


Mas, considerando um sistema ERP grátis, todo o ambiente é pensado de uma forma generalizada, visando atender ao maior número de empresas possível. Isto gera limitações e pode comprometer a proposta de valor deste tipo de sistema.


• Possíveis bugs de Sistema


Por ser um sistema gratuito, geralmente possui várias instabilidades e bugs inesperados. Além disso, a ideia é que sua empresa cresça e, deste modo, com certeza precisará de um sistema mais consolidado, isento destas instabilidades e “bugs”.

Sebrae: software de Gestão Empresarial pro Gratuito

O Sebrae colocou no mercado um sistema de gestão empresarial gratuito e exclusivo. O software visa, acima de tudo, possibilitar ao empreendedor conhecer a realidade de sua empresa para facilitar na tomada de decisões.


Por volta de 2013, o Sebrae abriu um edital único para buscar no mercado uma empresa interessada em fornecer uma solução de ERP que contivesse módulos referentes à nota fiscal, PDV e outros.

O sistema do Sebrae e considerado relativamente bom, mas, por outro lado, pode conter as limitações já citadas logo acima.

Pessoas apresentando projeto em um ERP grátis

Sistema de Gestão Online pago: quais os diferenciais?

Chegou a hora dos comparativos. A primeira coisa que precisamos deixar bem clara é que os sistemas de gestão empresarial pagos são de vanguarda com tecnologia de ponta, muitos deles baseados na nuvem e totalmente online.


Um bom exemplo é o do GestãoClick, utilizado pela maioria das empresas, inclusive as de pequeno porte e MEI’s.

Isto porque o software do GestãoClick é funcional, de fácil adaptabilidade e possui os principais módulos para uma completa automatização e otimização de processos.


Mas, para que possamos comparar bem, quais os benefícios e vantagens que um ERP como o do GestãoClick oferecem? Confira:


 1. Um Eficiente suporte Técnico


Suporte total desde o processo de implantação e implementação até o treinamento dos usuários, quando for necessário. A equipe de suporte está preparada para atender a sua empresa frente às demandas de customização e, claro, para possíveis problemas que venham a surgir.


2. Várias funcionalidades para auxiliar na gestão da sua empresa


Controle de estoque, controle financeiro, emissão de notas fiscais, área do cliente (WebDesk), emissão de boletos e muito mais. Lembrando que o sistema é caracteristicamente online, o que facilita o acesso inclusive por dispositivos móveis.


 3. Atualizações


Na intenção de manter o sistema sempre estável e evitar instabilidades, as atualizações são praticamente constantes, visando também oferecer melhores e maiores facilidades para o seu negócio.


4. Confiabilidade


Ao contratar uma solução sistêmica de negócios paga, você vai ter a certeza da qualidade da plataforma e do serviço que sua empresa estará recebendo.


E a melhor parte: os preços pagos por um ERP do GestãoClick, por exemplo, são totalmente acessíveis, ou seja, cabem no seu bolso, principalmente se você mensurar a melhor relação custo benefício.

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo