Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Fiscal e Tributário » O que é o eSocial e quais são os benefícios?

O que é o eSocial e quais são os benefícios?

Para facilitar a vida do empreendedor, alguns sistemas vieram como forma de otimizar o repasse de informações ao Governo Federal, para que não haja variações durante os processos. Por isso, o eSocial foi criado com o objetivo de unificar os envios de informações pelas empresas.  Nesse sentido, a utilização do eSocial, reduz os processos burocráticos […]

Por Mariana Lobo
Atualizado em
O que é o eSocial e quais são os benefícios?

Para facilitar a vida do empreendedor, alguns sistemas vieram como forma de otimizar o repasse de informações ao Governo Federal, para que não haja variações durante os processos. Por isso, o eSocial foi criado com o objetivo de unificar os envios de informações pelas empresas. 

Nesse sentido, a utilização do eSocial, reduz os processos burocráticos e manuais e garante maior agilidade no envio das informações ao órgão responsável.

Neste conteúdo, você entenderá sobre a importância do eSocial para o seu negócio.

Confira os tópicos que serão abordados:

  • O que é o eSocial?
  • Quais sistemas foram substituídos pelo eSocial?
  • Benefícios do eSocial; 
  • Otimize a sua gestão. 

Acompanhe a leitura! 


O que é o eSocial?

O eSocial – também conhecido como Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – é um meio de comunicação entre a empresa e o Governo. Com ele, é possível, realizar o repasse das informações que possuem relação com os colaboradores, como:

  • As contribuições previdenciárias;
  • Vínculos trabalhistas;
  • Folha de pagamento;
  • Aviso prévio;
  • Acidentes de trabalho;
  • Escriturações fiscais;
  •  Informações sobre o FGTS. 

Além disso, ele unifica todos os envios de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas. Dessa forma, ocorre a redução de burocracias nos processos e garante maior segurança jurídica, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

E ainda mais, ele também tem como objetivo reduzir as incoerências nas informações que poderiam trazer prejuízos fiscais e multas. E por fim, pode ser utilizado por qualquer empresa, independente do seu segmento ou porte. 

Dessa forma, o trabalhador também terá acesso facilitado às suas informações empregatícias e previdenciárias por meio dos lançamentos das empresas. 

Sistemas substituídos pelo eSocial

Como forma então, de facilitar diversos processos para os empreendedores, o eSocial substituí 15 tipos de obrigações fiscais.

Confira agora a listagem:

  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que controlam as admissões e demissões dos colaboradores no regime CLT;
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  • LRE – Livro de Registro de Empregados;
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • CD – Comunicação de Dispensa;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • DIRF – Declaração do imposto de Renda Retido na Fonte;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
  • MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  •  Folha de pagamento;
  • GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
  • GPS – Guia da Previdência Social;

Assim, todas as obrigações citadas acima são cumpridas de forma unificada por meio do sistema eletrônico do eSocial.

Principais benefícios do eSocial

O eSocial conta com diversos benefícios que facilitam a comunicação entre a empresa , seus colaboradores e o governo. Como dito anteriormente, as empresas de qualquer porte e segmento podem utilizar o sistema e garantir os benefícios ofertados.

Confira alguns desses benefícios:


Processos simplificados

Primeiramente, ao repassar todas as informações por meio do eSocial, torna o cumprimento das obrigações fiscais mais simples e reduz a burocracia no decorrer do processo. 

Segurança jurídica

Por meio do armazenamento digital das informações, há uma maior segurança jurídica para a empresa e seus colaboradores. Além disso, essas documentações podem ser facilmente acessadas e consultadas. 

Transparência

Todas as informações trabalhistas e previdenciárias estão à disposição para consulta pelos órgãos responsáveis e pelos colaboradores, trazendo maior transparência para ambos os lados. E ainda mais, auxilia as empresas a estarem em conformidade com as legislações trabalhistas.

Otimize a gestão da sua empresa

O eSocial facilita o recolhimento de diversos documentos que garantem que a sua empresa está em conformidade com a legislação. É importante também se atentar à gestão da sua empresa. Por isso, um bom sistema ERP de gestão empresarial, traz vários benefícios à gestão, além de automatizar processos manuais, necessários para um controle eficaz de todo o seu negócio. 

O GestãoClick, é um software ERP que possui as funcionalidades ideais para auxiliar micro e pequenos empreendedores a ter um controle empresarial eficiente. Com ele, é possível realizar diversos processos de gestão, com integração entre os módulos e ainda acessá-lo 100% online, de onde estiver, basta estar conectado à internet. Assim, fica fácil acompanhar todos os lançamentos em tempo real da sua equipe e manter a saúde financeira da empresa.  

Além disso, os módulos integrados ao sistema, evitam muita dor de cabeça. Conheça alguns de nossos módulos: controle de vendas, gestão financeira, cadastro de clientes e produtos, emissão de notas fiscais e boletos, controle de estoque e muito mais! 

Conclusão

O eSocial então, é uma plataforma que possibilita o envio de documentos importantes para os órgãos competentes do Governo Brasileiro, a fim de prestar contas fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas e seus trabalhadores. 

E, com o GestãoClick, você otimiza a gestão do seu negócio, desburocratizando os processos necessários para um controle eficaz, em poucos cliques. 

Comece agora o nosso teste gratuito de 10 dias e conheça as nossas soluções! 

Mariana Lobo

Mari da GestãoClick

Graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas e pós-graduada em Branding e Marketing pela Universidade Descomplica, a Mari é Copywriter da GestãoClick e uma entusiasta criativa e estratégica na área de marketing e comunicação.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo