Como saber o momento certo de expandir sua empresa?


expandir sua empresa
As finanças estão bem gerenciadas, os clientes estão cada vez mais satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos e, em geral, o negócio está indo bem. Em muitos casos, uma fase como essa já demonstra que é hora de expandir sua empresa.

Mas como saber, de fato, qual é o momento certo para fazer essa expansão?

Uma coisa é certa: é preciso ter coragem e ousadia para crescer, mas também é necessário tomar decisões embasadas em dados concretos do próprio negócio e de estudos de mercado.
Agora, chegou a hora de saber como identificar o momento certo de expandir sua empresa. Vamos à leitura?
 

Analise a situação atual

 
Qualquer ideia de expansão, por mais simples que seja, precisa ser considerada com base em uma série de fatores, sendo um dos principais a situação atual. Então, como está o planejamento estratégico e a gestão de sua empresa?

Vamos direto ao ponto: se há o controle financeiro, se os processos dos departamentos estão organizados e se você consegue traçar estratégias eficazes e alcançar as metas estipuladas, já é um ótimo indício de que a expansão empresarial é o caminho certo.
 

Considere o cenário econômico e o segmento de negócio

 
O cenário econômico de um país pode afetar diretamente o poder aquisitivo de uma parcela significativa da população. Então, a questão é simples: se o cliente não pode comprar, você não vai vender.

Mas aqui há ainda outra questão: em alguns casos, mesmo que o cenário econômico não seja favorável, alguns segmentos de negócios continuam em plena atividade e expansão.

Então, além de verificar a situação atual do país, verifique também o desempenho nos últimos meses ou anos do seu ramo de atuação. Se os números forem favoráveis, você terá outro indício de que a expansão é o rumo a ser seguido.
 

Verifique a estabilidade financeira da companhia

 
Como diz o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, “Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda.”
Isso vale tanto para novos empreendimentos quanto para fases de crescimento de organizações já estabelecidas no mercado! Nesse último caso, antes de dar um grande passo, é preciso considerar a estabilidade das finanças.

Há o acompanhamento correto do fluxo de caixa? O capital de giro é bem administrado? Há problemas ao realizar o pagamento dos colaboradores em dia, por exemplo? O lucro obtido está sendo o suficiente?

Esse tipo de análise traduz, no geral, a situação das finanças: se elas estão estáveis, então provavelmente é hora de expandir sua empresa.
 

Aposte em ferramentas de gestão

 
Nada melhor do que ter à disposição números fidedignos do negócio, não é? Entender exatamente os prejuízos e o lucro gerado é fundamental para qualquer iniciativa de expansão.
Por isso, se você ainda não conta com  um sistema ERP para otimizar a gestão de sua firma, é hora de testar essa ferramenta a fim de se certificar que as finanças estão, de fato, sob controle.

Se você já conta com o suporte de um software de gestão, então é hora de fazer uma análise aprofundada dos relatórios gerenciais para saber se os números do negócio indicam se é o melhor momento para expandir sua empresa.
 

Entenda qual é o melhor modelo de expansão

 
Geralmente, quando falamos em expansão empresarial, muitos acreditam que se trata de abrir uma filial, mas saiba que há muitos modelos disponíveis: migrar para uma loja online, exportar mercadorias ou até mesmo criar uma nova linha de produtos são caminhos de crescimento.

Então, veja algumas opções:
- adotar o modelo de franquias;
- abrir uma ou mais filiais;
- expandir por meio de fusão ou aquisição, fazendo parcerias ou comprando outra empresa;
- aderir a um novo canal de venda, seja loja física, loja online, representantes ou distribuidores;
- oferecer mais produtos ou serviços a fim de complementar o que já está sendo vendido.

O crescimento é parte natural de empreendimentos. Antes de pular de cabeça na expansão do negócio, no entanto, considere os tópicos acima a fim de saber se chegou o momento certo para dar o próximo passo.

E então, definiu que este realmente é o momento certo de expandir sua empresa? Ótimo! E é claro que vamos continuar ajudando: temos um material sobre escalabilidade que pode ser de grande auxílio nessa expansão, confira agora mesmo!
 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: