Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Escalabilidade: entenda o que é esse conceito

Escalabilidade: entenda o que é esse conceito

O que faz um modelo de negócio ser escalável? Leia este artigo para entender esse conceito e sanar outras dúvidas sobre o assunto!

Por GestãoClick
Atualizado em
Escalabilidade: entenda o que é esse conceito

Será que criatividade, inovação, ousadia e vontade de empreender são suficientes para garantir o crescimento de uma empresa? O que significa, afinal, a escalabilidade de um modelo de negócio?

Leia este artigo para compreender esse conceito e obter respostas para outras dúvidas relacionadas ao tema.

Boa leitura!

Entenda o que é escalabilidade

De maneira geral, o conceito de escalabilidade define o crescimento de um sistema. No caso do ambiente empresarial, de forma que os custos não aumentem na mesma proporção, enquanto as qualidades intrínsecas do negócio e o valor oferecido são preservados.

Em outras palavras, a escalabilidade visa aumentar o volume das operações e a produtividade para atender à demanda sem ampliar os custos na mesma medida. As despesas e as receitas aumentam, mas não proporcionalmente.

Veja alguns exemplos de negócios escaláveis

Aqui, apresentamos dois exemplos de modelos escaláveis. Embora sejam diferentes, ambos exemplificam o conceito de escalabilidade na prática:

  1. Serviços de streaming, como Spotify e Netflix: ao utilizar esses serviços, os clientes se tornam assinantes e geralmente pagam um valor mensal fixo. As empresas oferecem mensalmente o mesmo serviço de streaming (música, filmes, séries, documentários, desenhos, etc.) sem a necessidade de custos adicionais ou investimentos adicionais, independentemente do número de assinantes.
  2. Livros, como os da saga Harry Potter: embora não seja um exemplo específico de uma empresa, ser um escritor pode ser um negócio escalável. A autora das obras, J. K. Rowling, não precisa criar novos romances cada vez que alguém deseja ler seus livros. Os livros já existem e podem ser reproduzidos em larga escala sem a necessidade de investimentos adicionais.

Por meio desses exemplos, é possível perceber o conceito de escalabilidade. Independentemente do número de usuários de cada serviço ou produto, ambos os negócios têm potencial de expansão sem a necessidade de receber mais investimentos significativos. No primeiro exemplo, os clientes geram lucros recorrentes e é possível prever os ganhos com base no número de assinantes.

Veja outros negócios e serviços escaláveis:

  • Plataformas como Uber, Airbnb, iFood e Rappi;
  • Cursos EAD (Ensino a Distância);
  • Softwares diversos.

Dicas para empreender com um negócio escalável

Segundo informações do site da Endeavor Brasil, existem três características principais que indicam se um negócio é escalável:

  1. O processo de produção ou a forma de oferecimento do serviço podem ser facilmente explicados: para que um negócio possa se expandir, é essencial que as etapas do processo possam ser compreendidas e aprendidas pelos colaboradores. Isso permite a possibilidade de expansão por meio de franquias ou outros modelos de replicação.
  2. O serviço ou produto gera valor: um negócio escalável deve oferecer um serviço ou produto que gere valor para o cliente e se destaque dos concorrentes. Isso cria uma demanda constante no mercado pelos serviços ou produtos oferecidos. Por exemplo, a Netflix simplificou o processo de assistir filmes, séries, documentários e desenhos online, eliminando a necessidade de baixá-los ou adquirir pacotes de TV por assinatura.
  3. O modelo de negócio é replicável: isso significa que os processos do negócio são eficientes, podem ser reproduzidos (como no caso de modelos de franquia), geram receitas recorrentes e possuem espaço no mercado para expansão.

Dessa forma, essas características indicam a capacidade de um negócio de se expandir de forma sustentável, aproveitando oportunidades de crescimento sem aumentar proporcionalmente os custos. Ao seguir esses princípios, um negócio pode ter um potencial maior para atingir a escalabilidade.

Conclusão

Entendemos neste artigo o conceito de escalabilidade e como ele se aplica a diferentes tipos de negócios, incluindo franquias e empresas privadas. Um dos primeiros passos para avaliar se um negócio pode ser escalável é estudar o seu funcionamento e compreender os números relacionados a ele.

É fundamental ter uma visão clara das receitas e despesas ao longo de um determinado período, bem como dos números gerais da empresa, como o custo de produção de um produto específico. Essas informações são essenciais para dar os próximos passos em direção ao crescimento e investir na escalabilidade do negócio.

Assim, utilizar um software especializado é imprescindível para auxiliar nessa gestão empresarial, obter um controle efetivo sobre as áreas da empresa e entender os números dos principais setores.

Então, se você quer ter o controle sobre as áreas da empresa e entender os números dos principais setores a fim de investir futuramente em um modelo de negócio escalável, conheça mais sobre o programa ou teste grátis!

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo