8 ferramentas de gestão que toda empresa deve usar

Pode ser que neste momento você empreendedor esteja começando o seu negócio e imagine que não precise de uma ferramenta para gerir a sua empresa, inclusive porque talvez não tenha ainda tantas áreas e demandas para organizar neste seu novo empreendimento.

No entanto, ferramentas de gestão empresarial são importantes em todas as etapas do seu empreendimento, desde o comecinho até o momento em que você estiver tendo alta demanda. Elas têm um importante papel no sentido de viabilizar, automatizar e otimizar vários processos de sua empresa.

Isto é ganho de tempo, maior produtividade, maior assertividade nos projetos e, consequentemente, redução de custos. Mas de quais ferramentas exatamente preciso? Quais existem no mercado e que seriam mais úteis para o meu negócio? Neste artigo, você vai ter estas respostas e muitos mais. Confira neste artigo!

Logo abaixo listamos as 8 principais ferramentas de gestão que toda empresa que pensa e almeja obter sucesso em seus negócios deve considerar. Confira:

ferramentas-de-gestao

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma importante ferramenta de gestão indicada para a melhoria contínua dos processos empresariais internos. Ela baseia-se em 4 pontos distintos, que são:

  • P – plan (planejar – definir os objetivos de cada processo até alcançar o produto ou serviço pretendido);
  • D – do (fazer – fase de execução do que foi planejado);
  • C – check (checar – analisar todos os processos no intuito de verificar se os mesmos cumprem aquilo que foi proposto no P);
  • A – act (agir – observa as possíveis falhas nos processos e se os objetivos foram atingidos, aplicando – agir – as correções que forem pertinentes). Para saber mais, clique AQUI

5W2H

Esta ferramenta de gestão baseia-se no mapeamento eficaz de tarefas. Através dela, define-se o que será feito, quem fará o quê, qual será período de tempo gasto, qual ou quais áreas da empresa atuarão bem como todos os motivos pelos quais esta tarefa/ação deve ser realizada.

Este mapeamento é feito a partir de 7 perguntas base que precisam ser respondidas adequadamente, que são:

  • What? (o quê?) – Qual o objetivo do projeto;
  • Why? (por quê?) – Justifica os motivos para realizar essa demanda;
  • Where? (onde?) – Determina o local de aplicação;
  • When? (quando?) – Estipula o tempo que foi gasto para tarefa;
  • Who? (quem?) – O os envolvidos da equipe;
  • How (como?) – Métodos da execução;
  • How much (quanto custa?) – Custo total.

Análise Swot

É outra ferramenta importante para mapeamento e execução de projeto, capaz de indicar os pontos fortes e fracos de uma organização, colaborando para contornar possíveis riscos e ameaças:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

KPI

Key Performance Indicator – KPI, é outra importante ferramenta de gestão que se baseia na análise detalhada sobre a efetividade ou não de uma ou mais ações que estão sendo adotadas pela empresa. Basicamente, seria uma análise de performance e resultados.

Alguns exemplos de KPIs:

  • Taxa de conversão de vendas
  • Tempo de permanência no site
  • Número de assinaturas do newsletter

Canvas

O Canvas é uma ferramenta relativamente popular. Estrategicamente, a ferramenta permite descrever, projetar, desafiar, inventar e articular um modelo específico de negócios.

Com ela, é possível realizar o planejamento de um projeto inteiro em apenas um único documento. Assim, usa uma metodologia bem simples e objetiva partindo do princípio de que a criação de um ou mais projeto novo deve estar associado à algumas perguntas, que são:

  • Por quê?
  • O quê?
  • Quem?
  • Como?
  • Quando?
  • Quanto?

Matriz BCG

Esta ferramenta é muito interessante e prática de ser usada. Em tese, ela consegue definir e comparar diferentes produtos ou mesmo áreas de uma empresa com base no volume, participação e crescimento de mercado.

Por definição, apresenta 4 decisões diferentes que são:

  1. Construir: visa aumentar a participação de mercado;
  2. Manter: visa conseguir preservar esta participação no mercado;
  3. Colher: pleiteia conseguir o máximo do negócio e aos poucos conseguir finalizá-los;
  4. Abandonar: vender ou encerrar o negócio.

PMBOK

Project Management Body of Knowledge ou, em português, Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos. Esta ferramenta funciona como uma espécie de guia sobre gerenciamento de projetos, documentando e definindo com efetividade as boas práticas para estes.

ERP

Enterprise Resource Planning ou software de gestão empresarial é uma das mais importantes ferramentas de gestão empresarial que existe. Com o avanço da tecnologia, a base de dados destes sistemas estão hoje praticamente 100% na nuvem, o que viabiliza o acesso às informações.

Podemos citar o ERP GestãoClick, que conta com vários módulos funcionais que automatizam diversos processos e áreas de uma empresa, otimizando-os. Ele se baseia em módulos importantes para o dia a dia do negócio, que são:

  • Gestão de Estoque;
  • Gestão Financeira;
  • Emissão de NF-e e boletos;
  • Controle de mais de uma loja/empresa;
  • Orçamento e Vendas e muito mais.

Ao conseguir controlar os principais processos do seu negócio, você agiliza a tomada de decisão, minimiza erros e retrabalhos e consequentemente reduz custos operacionais.

Além disso, os dados e informações da empresa são armazenados em nuvem com total segurança e ficam acessíveis a partir de qualquer dispositivo móvel de qualquer lugar do mundo.

Gostou do conteúdo sobre ferramentas de gestão? Para se aprofundar ainda mais sobre os melhores temas sobre gestão de empresas, confira, agora mesmo nosso conteúdos . E, para não perder nenhuma novidade, não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog e assinar a newsletter!

Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo