Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Gestão de desempenho: o que é e como utilizá-lo para melhorar os resultados

Gestão de desempenho: o que é e como utilizá-lo para melhorar os resultados

O sistema de gestão de desempenho é extremamente importante para melhorar o andamento da sua empresa. Quer saber mais? Leia nosso artigo já!

Por GestãoClick
Atualizado em
Gestão de desempenho: o que é e como utilizá-lo para melhorar os resultados

Você já ouviu falar em gestão de desempenho? Você sabe como um sistema de ERP pode ajudar a monitorar as metas da sua equipe? Pode dizer quais são os pontos de melhoria da sua empresa para garantir bons resultados?

Se a resposta para todas as perguntas for “não”, então você precisa conhecer os sistemas de gestão de desempenho! Acompanhe a leitura.

Gestão de desempenho: o que é?

A gestão de desempenho é uma estratégia responsável por gerenciar a performance dos colaboradores, monitorar e fornecer condições para que os resultados sejam os melhores. Esse desempenho deve estar alinhado aos objetivos corporativos, guiando os funcionários às metas da empresa.

Tal abordagem leva em consideração a imersão dos colaboradores na cultura organizacional, uma aproximação entre a equipe, a gestão e o desenvolvimento pessoal dos profissionais. Todos esses aspectos formam um time dedicado e engajado, capaz de levar a organização a outro nível.

Leia o artigo: 3 fatores cruciais para uma empresa de sucesso

Entenda porque essa prática faz a diferença nas organizações

Podemos observar, em muitas empresas, o trabalho individual entre os colaboradores, sem um sentimento de harmonia e de esforço em prol de uma única finalidade. Essa falta de ética faz com que as metas, muitas vezes, não sejam atingidas, levando a empresa à estagnação.

Por isso, o departamento de Recursos Humanos aplica atividades essenciais para promover o desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, esses exercícios promovem o conhecimento necessário para que os profissionais entreguem um serviço melhor e, consequentemente, trabalhem o engajamento. Isso porque, ao perceberem que a empresa se preocupa com o seu crescimento, os funcionários tendem a trabalhar com mais prazer, “vestindo a camisa” da empresa.

Existem diversos aspectos que podem ser melhorados com a implantação de uma gestão de desempenho na empresa. Dentre eles, podemos citar: 

  • inovação nos processos internos;
  • maior união entre as equipes;
  • liderança mais eficiente e inspiradora;
  • melhora no atendimento aos clientes;
  • aumento da qualificação, por meio de treinamentos específicos.

Após essa definição, é hora de entender o papel de um sistema de gestão de desempenho. Vamos lá!

Sistema de gestão de desempenho: o que é?

Oferecer o desenvolvimento dos integrantes da sua equipe é fundamental para garantir ótimos resultados. Afinal, são os funcionários que, sem dúvidas, colocam a mão na massa e levam a empresa ao sucesso. 

Porém, é importante lembrar que apenas treinamentos e acompanhamentos de metas não são suficientes para garantir que o time tenha um bom desempenho. É aí que entra a gestão de desempenho!

Grandes empresas acreditam que realizam uma gestão de desempenho quando instituem ações pontuais para avaliar as equipes. Entretanto, para obter resultados efetivos, é preciso que haja um sistema de eficiência. 

O sistema de gestão de desempenho é um software capaz de identificar a qualidade do trabalho realizado pelo time em tempo real. Além disso, gera dados de diversos tipos, incluindo o engajamento dos colaboradores no trabalho.

Por fim, trata-se de um sistema que atua na busca por melhorias na qualidade dos resultados gerados, permitindo o monitoramento, a avaliação, a correção e o aprimoramento de condutas e procedimentos realizados pelos funcionários. Um processo fantástico, voltado para a inovação. 

Saiba mais em: Sistema de Gestão para empresas: como escolher com o melhor custo-benefício?

Qual a importância de um sistema de gestão de desempenho?

O sistema de gestão de desempenho é extremamente importante para melhorar o andamento da sua empresa. Em um mercado cada vez mais competitivo, a sua empresa precisa estar em destaque, oferecendo serviços ou produtos de qualidade para os consumidores.

Além disso, toda a organização e as burocracias internas da empresa devem funcionar perfeitamente. Só assim, você trabalhará em direção ao crescimento e ao sucesso do negócio.

Isso tudo pode ser alcançado por meio de um sistema de gestão de desempenho. Afinal, ele permite que você monitore os resultados e faça o diagnóstico de problemas, corrigindo-os antes que interfiram na qualidade dos seus produtos ou dos serviços oferecidos aos clientes.

Além disso, por meio do sistema, você pode acompanhar os resultados das qualificações e treinamentos ministrados aos seus colaboradores. Isso porque você está acompanhando as métricas em tempo real, tendo acesso a dados muito importantes para identificar melhorias em seus investimentos.

Por fim, o sistema de gestão de desempenho pode ser seu melhor aliado no departamento de qualidade do seu negócio, além de melhorar o planejamento na área de gestão de pessoas.

Como implementar um sistema de gestão de desempenho na empresa?

Ficou nítido a necessidade de implementar esse tipo de ferramenta na empresa, não é mesmo? Porém, para adotá-la, é essencial que você siga os seguintes passos básicos:

1. Entenda a dinâmica do desempenho de colaboradores

2. Proporcione oportunidades de desenvolvimento

3. Tenha um sistema de avaliação contínuo e coerente

4. Acompanhe constantemente o desenvolvimento de toda a equipe

Seguindo os passos acima, o sistema de gestão de desempenho funcionará como um quadro geral e trará as informações necessárias para que novas estratégias sejam aplicadas e os resultados alcançados.

Como você deve escolher um sistema de gestão para a sua empresa?

Você pode utilizar vários métodos e ferramentas diferentes, dentre elas o software ERP, um sistema para empresas que integra, centraliza e fornece informações sobre todas as áreas atendidas e que incentiva a gestão descomplicada. 

Além disso, esse software impacta bastante em todos os processos produtivos, sendo essencial identificar qual é o ideal para a sua empresa e entender quais as necessidades que ele poderá suprir. 

Aproveite o GestãoClick por 10 dias grátis e utilize a ferramenta indispensável para o seu negócio!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo