Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Sistema de Gestão para empresas: como escolher com o melhor custo-benefício?

Sistema de Gestão para empresas: como escolher com o melhor custo-benefício?

Ao escolher um sistema de gestão para empresas, você precisa escolher um que atenda às necessidades mais importantes do seu negócio. Isso pode ajudá-lo a economizar dinheiro e maximizar seu ROI. Empresas de todos os portes podem se beneficiar da implementação de um sistema de gestão. A verdade é que as organizações usam plataformas diferentes […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Sistema de Gestão para empresas: como escolher com o melhor custo-benefício?
Está procurando um sistema de gestão para empresas? Então saiba como escolher a melhor plataforma para o seu negócio agora mesmo!

Ao escolher um sistema de gestão para empresas, você precisa escolher um que atenda às necessidades mais importantes do seu negócio. Isso pode ajudá-lo a economizar dinheiro e maximizar seu ROI.

Empresas de todos os portes podem se beneficiar da implementação de um sistema de gestão. A verdade é que as organizações usam plataformas diferentes para executar diferentes setores dos seus negócios, como folha de pagamento, CRM, gerenciamento de projetos e assim por diante.

Mas por que implementar essa ferramenta é tão importante para o seu mercado? Neste post, você vai entender a importância de um sistema de gestão, quais os recursos oferecidos e como escolher a melhor opção para o seu negócio. Confira!

Por que usar um sistema de gestão para empresas?

Uma ferramenta de gerenciamento oferece um sistema único para gerenciar suas atividades. Ele permite você gerenciar todo o seu negócio em um só lugar. A maioria das organizações acaba usando um software para cada setor.

Se esse é o seu caso, saiba que você pode crescer de maneira mais lucrativa simplificando os seus processos. Afinal, isso ajuda a reduzir custos e melhorar produtividade. Confira as principais vantagens de usar um sistema de gestão na sua empresa:

  • Melhora a produtividade: seus funcionários perdem menos tempo em tarefas que podem ser automatizadas. Por exemplo, cadastrar clientes e emissão de notas fiscais. No entanto, essas atividades não precisam consumir todo o seu dia. Quando você investe em um sistema de gestão online, é possível reduzir o tempo que seus colaboradores gastam nesses pontos. Isso os tornará mais produtivos;
  • Ajuda a economizar: de maneira mais prática, todos os negócios se beneficiam de uma ferramenta de gerenciamento. Mas um sistema de gestão para pequenas empresas é fundamental na hora de reduzir seus custos operacionais. Com isso, em vez de contratar novos membros para a equipe, você pode aproveitar essa ferramenta para eliminar custos extras.

Recursos comuns de um sistema de gestão para empresas

Existem alguns recursos que a maioria das empresas precisa em um sistema de gestão. Por exemplo:

  • Controle financeiro: com esse serviço, permite que você controle a saúde financeira da sua empresa, como as contas a receber, contas a pagar e o fluxo de caixa. Desse modo, o sistema alimenta a base de dados de forma automatizada. Isso possibilita uma melhor organização de registro e coleta de informações diárias ou de longos períodos;
  • Controle de faturamento: essa modalidade apresenta a receita que o seu negócio gerou ao longo de determinados períodos. Com um sistema de gestão empresarial é possível controlar se a sua empresa está caminhando conforme o faturamento esperado;
  • Controle de compras: para o pleno funcionamento de uma organização, é necessário realizar compras de materiais, como insumos para compor matéria-prima ou para a prestação de serviços. Portanto, todos os dados ficam armazenados no sistema. Isso evita contratempos;
  • Controle de estoque: o estoque da sua empresa deve ser verificado constantemente. Assim, é possível evitar desperdício de recursos. Ao integrar o controle de estoque e vendas, a ferramenta faz a administração de inventário, compras, movimentações de produtos e cotação online;
  • Produção: com um sistema de gestão, por exemplo, é possível cadastrar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa de maneira descomplicada;
  • Controle de vendas e serviços: com essa solução, você gerencia o andamento das suas vendas e das prestações de serviços, bem como administra as trocas e devoluções de materiais;
  • Controle financeiro: o setor fiscal do seu negócio envolve desde a emissão de notas fiscais até os impostos e tributações realizadas em cada movimentação. Com um sistema de gestão para empresas, a parte fiscal pode ser 100% automatizada. Além de permitir a emissão de NF-E, NFC-e e NFS-e.

Dicas para escolher o melhor sistema de gestão para empresas

Com tantas opções no mercado, escolher uma ferramenta para gerenciar seu negócio pode ser um desafio. Como identificar quais sistemas são úteis e quais não são? Aqui estão algumas dicas para você acertar na escolha!

Saiba o que quer do seu sistema de gestão

Você precisa de um sistema de gestão empresarial que lide com cadastramento de clientes, geração de relatórios e emissão de notas fiscais? Você está procurando uma ferramenta que ofereça integrações que traga mais eficiência e aumente os lucros da sua empresa?

O primeiro passo é identificar as necessidades do seu negócio na hora de escolher o sistema de gestão mais adequado. Seja claro sobre os seus objetivos para garantir que a tecnologia escolhida atenda a todas as demandas da sua empresa.

Compare os recursos

Se houver um recurso específico que você esteja procurando, como cadastro de produtos ou emissão de notas fiscais, compare diferentes sistemas para determinar qual alternativa proporciona os melhores recursos. Ao verificar os processos, analise se eles são relevantes para o seu negócio.

Um sistema de gestão para empresas eficientes possui vários recursos, desde cadastro de fornecedores até geração de relatórios completos. Para obter o máximo do seu investimento, decida quais são os serviços essenciais para a sua organização.

Considere o seu orçamento

Seu orçamento é sempre um fator fundamental. Ainda assim, é crucial considerar esse item ao selecionar um sistema de gestão online. Isso porque, podem existir custos ocultos dependendo de qual plano você escolher.

Pode ser tentador optar pelo plano mais caro. Até porque, fomos estimulados pela sociedade a pensar que pagar mais significa obter um serviço de qualidade. Mas nem sempre isso é verdade, especialmente quando se trata do gerenciamento do seu negócio.

Procure por escalabilidade

Onde está sua empresa agora? E onde você a vê no futuro? É importante pensar em quão rápido quer que ela cresça e se isso se alinha com a escalabilidade do sistema de gestão para empresas em questão.

Por exemplo, se você tem um pequeno comércio, uma plataforma de controle de vendas pode ser o suficiente. Mas se você espera expandir para um e-commerce no futuro, precisará de uma ferramenta de gerenciamento de negócio mais complexo.

Neste post, você conheceu a importância de um sistema de gestão para empresas, quais os recursos mais comuns e descobriu como escolher a melhor opção para você. Que tal botar a mão na massa e começar a gerenciar seu negócio de maneira mais eficiente? A GestãoClick é uma ferramenta online que atende micro, pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Acesse nosso site e economize tempo agora mesmo!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo