Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Benefícios do RH digital para escolas

Benefícios do RH digital para escolas

Escolas também podem investir em tecnologia e se beneficiar da gestão de RH e DP online. Entenda como digitalizar esses processos.

Por GestãoClick
Atualizado em
Benefícios do RH digital para escolas

A gestão de RH é necessária praticamente em todos os setores de negócio, e em escolas não é diferente. Porém, uma dificuldade surgiu nos últimos meses por conta da pandemia.

A necessidade de oferecer trabalho home office e realizar a gestão de pessoas a distância passou a ser um desafio, e há várias ferramentas tecnológicas no mercado para implementação.

Mas, afinal, como deve ser uma gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal em escolas? É possível aprimorar esse processo com a digitalização? Como escolher a solução ideal? Veja agora neste post!

O que é a gestão de RH e o Departamento Pessoal em escolas?

A gestão de RH é uma parte fundamental da administração do negócio, que precisa ser bem planejada e executada. Especialmente em escolas, há uma diversidade de horários para professores, além do controle da equipe de atendimento e dos demais funcionários.

Todo esse controle impõe uma visão detalhista e atenta do gestor para não cometer erros. Ainda, há a responsabilidade com os alunos, o que demanda bastante esforço. Nesse ponto, um RH digital pode fazer toda a diferença, com um controle totalmente tecnológico e inteligente. Veja agora alguns dos benefícios:

  • Controle automatizado de horários de colaboradores;
  • Controle automatizado de folhas de pagamentos;
  • Controle automatizado de férias de funcionários;
  • Otimização de resultados.

Por todos esses motivos, a tecnologia na gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal é fundamental para garantir o status de setor estratégico que atualmente se impõe ao RH.

A solução funciona como uma poderosa ferramenta de apoio ao gestor para registrar, monitorar, emitir relatórios e analisar resultados de forma eletrônica e virtual.

Falando nisso → Veja a importância da Integração de Equipes!

Como aprimorar a gestão de RH e DP?

A partir de agora, vamos listar algumas das melhores práticas para melhorar a gestão do seu RH e Departamento Pessoal. Acompanhe estes passos e procure adaptar a sua organização.

Planeje as ações

Quais são os pontos mais críticos e outros que precisam ser explorados para que a escola possa evoluir seu controle de colaboradores e faça sua administração como um todo ser mais eficiente e estratégica?

Descreva detalhadamente essas necessidades e pense nas ações necessárias para que esse controle fique mais preciso.

Pode haver falhas em capacitação, falta de recursos tecnológicos ou imprecisão em controle de horários, por exemplo.

Liste os pontos mais urgentes e busque as melhores formas de aprimorá-los.

Defina os objetivos da gestão

A partir do levantamento de todos os pontos necessários, procure listar por prioridade e importância. Além dos pontos citados acima, a adequação legislativa no controle de colaboradores também pode ser um problema.

Dessa forma, trace um plano com visão de início e fim das implementações, a fim de mensurar com mais precisão se as metas e os objetivos estão sendo alcançados ao longo do tempo.

Alinhe de acordo com a visão da escola

Como o setor de RH está cada vez mais estratégico, há uma necessidade de conformidade na gestão com os princípios e os valores institucionais.

Por isso, o controle de pessoal deve respeitar todos os fundamentos e as estratégias que a organização pretende atingir no futuro.

Mais uma vantagem da digitalização é a possibilidade, por exemplo, de um recrutamento on-line, com técnicas digitais para aprimorar a captação de candidatos e um processo mais adequado à cultura da escola.

Aposte em treinamentos e capacitações

Treine e incentive os seus colaboradores a assumirem uma responsabilidade e um compromisso de esforço pelo sucesso do projeto pedagógico.

Além do conteúdo de qualidade, explorar um bom atendimento e a motivação dos funcionários é primordial para que a escola tenha uma imagem única diante do cliente.

Melhore o ambiente corporativo

Uma coisa essencial em uma estratégia corporativa é a experiência oferecida tanto aos funcionários como aos clientes.

Nesse caso, priorizar um ambiente corporativo saudável, confortável e bem equipado é crucial para que o colaborador tenha cada vez mais performance e desempenho.

O potencial de um professor pode não ser totalmente aproveitado por falta de um equipamento ou de uma inovação. Nesse caso, uma aula desse colaborador pode não resultar em 100% de aprendizagem do aluno.

Motive os colaboradores

A cada final de ano, há uma corrida para rematrículas e novas inscrições. Esse estágio é apenas um entre tantos momentos importantes que exigem esforço por parte do colaborador.

Incentive a equipe com premiações por resultados.

Você pode beneficiar atendentes que conquistaram novos alunos e equipes de professores que fizeram com que os estudantes alcançassem lugares mais altos, como aprovações em concursos e colocação no mercado de trabalho, além, é claro, de excelentes notas.

Veja qual a importância do Marketing de Incentivo para colaboradores!

Utilize as ferramentas tecnológicas certas

Implemente ferramentas de RH para que o seu controle seja mais eficaz. No mercado, há alguns softwares conhecidos, como as planilhas eletrônicas e os editores de texto.

Porém, soluções profissionais tendem a oferecer muito mais valor para a administração de um negócio como uma escola. Em um controle de pessoal, há diversos pontos de atenção, como controle de férias, administração de holerites, controle de ponto e outros. No próximo tópico, entenderemos melhor o que a tecnologia pode fornecer.

Outra ferramenta que é uma ótima aliada é o software de gestão para escolas particulares! Com ela, todos os processos gerenciais da instituição serão automatizados. Saiba mais testando gratuitamente o ERP GestãoClik:

Como escolher a solução ideal de software de gestão de RH?

Um sistema de gestão de RH deve funcionar como uma solução para otimizar resultados e aprimorar processos e fluxos de trabalho. Em uma escola, essa plataforma pode ser implementada de forma separada ou integrada, ainda que precise de sistema home office.

No sistema de Departamento Pessoal da Convenia, por exemplo, é possível agregar as funcionalidades de admissão, holerites e férias, automatizando funções operacionais e burocráticas e promovendo ganhos de eficiência e produtividade. Alguns dos diferenciais da solução são:

  • Admissão digital;
  • Gestão de férias com histórico e controle a partir da data de admissão;
  • Gestão de benefícios de colaboradores;
  • Holerites digitais;
  • Mural de comunicação eletrônico com lembretes de aniversários, avisos, instruções sobre políticas e outros;
  • Dados e relatórios de controle combinados e padronizados para verificação de índices de turnover, custos totais com funcionários etc;
  • Desligamento online; entre outros.

Percebeu como a gestão de RH precisa ser mais estratégica e como a tecnologia é primordial nesse processo?

O home office veio para ficar, e há de se esperar uma continuidade da digitalização de aulas, principalmente para perfis de alunos com idade acima de 12 anos.

Nesse caso, a necessidade de um controle de pessoal a distância fica inevitável.

Tornar a gestão de RH informatizada é um desafio, mas é possível investir em tecnologia e até otimizar custos. Busque ferramentas que ajudem a escola a digitalizar o RH para alcançar sucesso com os alunos e colaboradores!

A Convenia é uma HRTech que desenvolve soluções online para que empresas possam otimizar tempo e custo.

Atualmente as soluções abrangem admissão digital, clube de vantagens, gestão de benefícios e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo