Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Integração de equipes: Veja as melhores formas

Integração de equipes: Veja as melhores formas

Para uma empresa ser bem sucedida ela precisa ter Integração de Setores. Integre sua Equipe de Trabalho com o GestãoClick!

Por GestãoClick
Atualizado em
Integração de equipes: Veja as melhores formas

O assunto é integração de equipe. Um dos fatores mais importantes em toda e qualquer empresa, seja nos setores produtivos, vendas ou mesmo administrativo, é sua equipe de trabalho. São estes funcionários/colaboradores que serão a “mola mestra” na organização.

No entanto, fazer com que esta equipe trabalhe de forma organizada, integrando todos os setores de uma empresa, não é uma tarefa muito fácil. Muitos gestores e administradores usam de diversas técnicas e maneiras diferentes para conseguirem isto, mas nem sempre obtém resultados satisfatórios.

Neste guia, você vai descobrir formas para conseguir esta integração de equipe e sua importância, as principais atividades de integração de sua equipe, métodos e ferramentas, mesmo as tecnológicas, que podem viabilizar tudo isto mais dicas e orientações úteis. Acompanhe.

Integração de Equipe: o que é?

Toda empresa possui um objetivo final, que é vender e comercializar seus produtos ou mesmo serviços. Independentemente se é uma indústria, uma distribuidora, loja física ou mesmo um e-commerce, ela precisará contar com o trabalho de suas equipes de diversos setores da companhia para conseguir seu intento.

Desta forma, de uma maneira teórica, podemos considerar que todas estas equipes estão trabalhando para que a organização alcance este objetivo final, que representa o próprio crescimento da empresa como um todo, caracterizando o que é a Integração de Equipe.

Mas esta forma de trabalho, na prática, nem sempre é assim. A integração de equipes tem como objetivo principal exatamente isto, ou seja, reforçar com os colaboradores da importância de se trabalhar em equipe, somando forças para se alcançar resultados comuns e satisfatórios para a organização.  

A Importância da Integração de Equipes de Trabalho

Poderíamos resumir esta importância em 10 palavras: a empresa terá mais dificuldade para alcançar os seus objetivos. Estendendo um pouco mais este breve resumo, podemos dizer que o processo de integração de equipes é fundamental para criar uma sensação de pertencimento nos colaboradores.

E qual a importância da Integração de Equipes de Trabalho disto, afinal? Se sentindo motivados e devidamente valorizados, o resultado do trabalho destes funcionários será inevitavelmente melhor. Isto significa também aumentar a produtividade.

Além disso, todos os departamentos e suas respectivas equipes precisam se conhecer e interagir, não podendo de forma alguma trabalhar individualmente, como se fossem várias empresas dentro de uma só.

Este processo todo vai muito além de promover políticas de planos de carreira ou premiações, que também são importantes. No entanto, é preciso mesmo integrar estas equipes, fazendo com que se ajudem e também que todos trabalhem pelo “bem comum”, que são os objetivos comerciais da organização.

Fracasso de metas de suas equipes de trabalho também podem ser considerados como fracassos de objetivos à serem alcançados pela empresa.


Sistema ERP Online

Como fazer a integração de equipes?

Existem muitas formas de como fazer a integração de equipes, só que nem todas são tão objetivas ou trazem os resultados esperados. Abaixo, alavancamos apenas 3 destas maneiras de integração que vêm se mostrando eficazes quando aplicadas corretamente. Confira:

1 – O chamado Endomarketing

Marketing dentro de minha própria empresa? Sim, é mais ou menos por aí. São puramente ações de marketing voltadas à um público especial e seleto, ou seja, suas próprias equipes de trabalho.

Esta importante ferramenta consegue remover distancias e até barreiras entre as equipes de diversos departamentos diferentes. Sabemos que muitos dos departamentos de uma empresa nem sempre precisarão se conversar, profissionalmente falando.

Mas precisarão se conversar sim como equipe de trabalho da empresa como um todo. O endomarketing também pode favorecer neste ponto. São, basicamente, programas e ações que venham a unir estes profissionais, fortalecendo a cultura organizacional, que deve ser uma só para toda a empresa.

2 – Sistemas ERP

ERP – Enterprise Resource Planning é, resumidamente falado, um software de gestão empresarial que consegue automatizar eficientemente vários processos e setores de uma empresa, viabilizando as informações de forma consistente e segura e disponibilizando, com fácil acesso, tais informações à mesma.

Note que ao automatizar os processos da empresa, unindo-os em uma única plataforma, você de imediato vai conseguir integrar informações entre todos os departamentos, pois estas informações estarão devidamente centralizadas.

Isto reduz falhas de comunicação e integra as equipes, que estarão, a partir daí, se conversando mais, trocando e conferindo informações vitais entre departamentos, além de terem as suas tarefas do dia-a-dia muito mais facilitadas e rápidas.

O resultado disso são equipes mais integradas, se conversando e uma maior produtividade de todas elas. Confira abaixo um pouco mais sobre os Sistemas ERP e como eles conseguem esta integração:

• Reduz a quase 0 (zero) as chances de erros operacionais de origem humana;
• Maior e melhor controle de pedidos de clientes;
• Processos da empresa como um todo muito mais organizados;
• Planejamentos e definição/execução de metas facilitados;
• Informações críticas e vitais da empresa totalmente integradas e disponibilizadas somente à quem tem permissão de visualizá-las.

Os sistemas ERP geram maior praticidade funcional, como já dito inclusive. Isto resulta em mais tempo para se investir em outros processos de integração das equipes.

Nossa dica é o sistema de gestão empresarial do GestãoClick, que é completo e muito utilizado pela maioria das empresas, possuindo os principais módulos para conseguir integrar os processos de sua empresa e consequentemente suas equipes de trabalho.

3 – Processos de Treinamento

Parece até redundante dize que equipes de trabalho precisam ser treinadas. No entanto, além do treinamento funcional específico de cada equipe e departamento, este precisa se expandir.

Esta expansão, em suma, significa fazer com que equipes conheçam o trabalho de outros departamentos e vice-versa. Esta interação profissional vai fazer não só com que cada colaborador conheça um pouco mais das dificuldades e do trabalho de seu colega como também vai integrar estas equipes. 

Dinâmica para Integração de Equipe

dinâmica para Integração de Equipe é outra importante ferramenta para integrá-las eficientemente. A troca de informações entre os profissionais, promovida através destas dinâmicas de grupo, viabilizam e fortalecem este conhecimento.

Confira abaixo algumas das dinâmicas mais indicadas para esta integração:

• Características e manias de cada um compartilhadas;
• Objetos pessoais de cada um compartilhado;
• Marketing pessoal, fazendo com que cada um se mostre como é ou como acha que é;
• Conversar sem escrever ou falar. Isto fortalece a importância da comunicação entre as pessoas.

Quer saber como melhorar a Integração de Setores da sua empresa? Conte com o GestãoClick! Cadastre-se e faça o teste grátis.

 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo