Quer aumentar o faturamento da sua loja de informatica? Existem algumas dicas que servem a todos os negócios. No entanto, conforme o seu nicho de mercado, é possível apostar em algumas estratégicas mais eficientes. E para saber quais são elas, confira nos tópicos a seguir deste artigo as 9 dicas para loja de informática vender mais:
1 – Avalie o seu mix de produtos
Entre as dicas para loja de informática vender mais uma das primeiras a colocar em prática é avaliar como está o seu mix de produtos. É importante saber quais são os itens mais procurados pelos seus clientes e quais têm pouca saída, sendo que eles podem não estar valendo a pena adquirir para revender.
Ainda mais no setor de informática, hoje em dia, se vê muitos produtos caindo em desuso. Dessa forma, é essencial avaliar com alguma periodicidade artigos que devem sair do mix por não serem mais procurados. Por outro lado, não se esqueça de sempre oferecer as últimas novidades aos consumidores.
2 – Certifique-se que os preços são competitivos
Preços competitivos são fundamentais para vender mais e aumentar o faturamento da sua empresa. E da mesma forma que acontece com o mix de produtos é preciso avaliar com frequência se eles estão na média da concorrência, ainda mais em tempos de lojas virtuais e redes de produtos de informática que podem dispor de preços muito mais baixos.
E se os preços devem diminuir é preciso que você reavalie o seu planejamento financeiro para realocar os recursos sem causar problemas. Mas se você não faz o planejamento financeiro da sua empresa, pode ser esse o movimento para não estar lucrando como deveria.
Aqui voce vai aprender → Como calcular preço de venda sem complicação
3 – Defina um nicho de mercado
Lojas de informática que vendem todos os tipos de produto e ainda prestam serviços, por exemplo, possuem um público alvo bastante amplo. No entanto, atualmente, essa pode não ser a melhor estratégia, sendo indicado reduzir o seu público alvo, de modo a oferecer um serviço mais especializado, bem como determinados produtos.
Dessa forma, é possível ter um diferencial realmente relevante em meio à concorrência, o que é um dos grandes segredos para vender mais.
4 – Identifique as necessidades do público alvo
Mais uma vez é preciso fazer reavaliações constantes para a sua loja de informática, afinal, esse é um dos setores que mais sofrem mudanças por conta do dinamismo com que surgem as novas tecnologias. Então, é preciso saber as necessidades do seu público alvo hoje, o que mudou no seu comportamento de compra e mesmo fazer previsões.
Com isso, você pode antecipar tendências e sempre estar à frente da concorrência. Para tanto, é preciso estar bem informando a respeito do seu segmento.
5 – Mantenha a sua equipe qualificada
Ter uma equipe qualificada é essencial para que a sua loja de informática venda mais, uma vez que muitos dos seus clientes não são expert e, ao procurarem pelos seus produtos, podem estar cheios de dúvidas, esperando que os atendentes possam responder a todos elas. E nesse caso, também é preciso manter uma capacitação constante.
6 – Aposte no marketing digital
Para lojas de informática, o marketing digital pode ser essencial, afinal, quem compra produtos de informática, possivelmente, são pessoas que usam a internet. Assim, crescem as chances de conhecer a sua marca. Mas antes de se inscrever nas redes sociais e fazer um site é preciso criar uma estratégia de marketing na qual entra o uso da internet.
Isso quer dizer que a publicidade online deve estar em sintonia com as demais ações, não ser algo feito de qualquer jeito. Para tanto, saiba quais são as formas mais eficientes de chegar aos seus consumidores em potencial pela web.
Para lojas de informática, o marketing digital pode ser essencial, afinal, quem compra produtos de informática, possivelmente, são pessoas que usam a internet. Assim, crescem as chances de conhecer a sua marca. Mas antes de se inscrever nas redes sociais e fazer um site é preciso criar uma estratégia de marketing na qual entra o uso da internet.
Isso quer dizer que a publicidade online deve estar em sintonia com as demais ações, não ser algo feito de qualquer jeito. Para tanto, saiba quais são as formas mais eficientes de chegar aos seus consumidores em potencial pela web.
Entenda quais são as mídias de marketing digital que mais podem beneficiar o seu negócios, Google Adwords, Facebook, Instagram etc. e procure alinhar as estratégias com o seu negócio para gerar mais vendas para seu negócio.
Confira os principais pontos para iniciar essa estratégia no seu negócio → Marketing para pequenas como iniciar!
7 – Crie um cronograma de promoções
Promoções e ofertas são palavras mágicas para muitos consumidores, dessa forma, devem estar presentes no vocabulário da sua empresa. Assim, para aumentar as vendas da sua loja de informática aproveite as datas comemorativas para oferecer descontos especiais, mas, para não haver prejuízos, é preciso que essas promoções estejam em sintonia com as suas finanças.
Para tanto, programe com antecedência as promoções, por meio de um cronograma, e incluía esses descontos do seu planejamento financeiro. Você pode ainda usar as ofertas para queimar o estoque daqueles produtos que teimam em não saírem da sua loja.
8 – Faça ações para fidelizar clientes
Mais uma das dicas para loja de informática vender mais é desenvolvendo ações para fidelizar os seus clientes, sendo que programas de fidelidade e outras ações, cada vez mais, têm chamado a atenção dos consumidores. E além de programas de fidelidade, que exigem um investimento da sua empresa, há outras ações mais simples.
Exemplos são o envio de cupons de desconto para os seus clientes em ocasiões especiais, desconto na segunda compra e mesmo um cartão virtual parabenizando pelo seu aniversário. A ideia aqui é fazer o cliente se sentir lembrado e, com isso, ele também vai se lembrar da sua marca quando precisar de produtos de informática.
Comece sua estratégia de fidelização clicando aqui → Fidelize seus clientes em 9 passos
9 – Invista nas ferramentas tecnológicas
Para aumentar o faturamento da sua loja, também é preciso que esteja com a casa em ordem, ou seja, com tudo muito bem organizado. Isso se refere a todos os setores da sua empresa, como o financeiro, o fiscal, o estoque, o marketing os demais. Quando isso não acontece, problemas são mais fáceis de ocorrer e refletem na conversão de vendas.
E para gerir a sua loja com sucesso, uma solução é o programa para loja de informática, que informatiza os dados do seu negócio, conecta os setores e automatiza os processos. Um sistema de gestão colabora ainda com o planejamento financeiro e tem funções para fazer o fluxo de caixa, controle de vendas por vendedor, comissões, estoque, emissão de boletos bancários, notas fiscais e muito mais.