Como o pagamento recorrente pode auxiliar a gestão empresarial

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Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no ano de 2019, o uso de cartões pré-pagos, de débito e crédito cresceram 18,7% em relação a 2018, batendo mais de R$1,8 trilhão de reais movimentados.

Os cartões de crédito lideraram e conquistaram a receita de R$1 trilhão, proporcionando uma alta de 19,8%, seguido com débito de R$664 bilhões e pré-pagos com R$22 bilhões.

Isso é possível pelos novos impactos da tecnologia e possibilidades de novas e facilitadas formas de débitos, como receber pagamento recorrente em uma gestão empresarial

Essas empresas iniciaram um movimento que trouxe mais opções de pagamento no mercado. Entenda melhor como o pagamento recorrente funciona e porque ele é indicado para auxiliar a gestão de sua empresa.

O que é e como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um método utilizado cada vez mais por clubes de assinatura, streaming, Netflix, escolas, faculdades e outros sistemas empresariais que possuem planos de assinatura.

Esses planos costumam receber por meio do pagamento recorrente, pois durante a contratação, os valores são definidos, assim como a quantidade de meses que valerá o contrato, o dia em que o dinheiro será descontado a cada mês, etc. 

Ou seja, o comprador confia os dados do seu cartão em um sistema que descontará uma mensalidade até que o plano, seja ele mensal, semestral ou anual, seja finalizado.

E para que seja possível utilizar o pagamento recorrente de um modo seguro, tanto empreendedores como pequenas, médias e grandes empresas têm investido em plataformas profissionais especializadas, que fazem essa conexão entre o financeiro e as instituições bancárias.

Ao adicionar uma plataforma de pagamento recorrente à sua gestão empresarial, será possível aceitar variados tipos de pagamento como: boletos, carnês, cartões e, até mesmo, PIX sem complicações.

Principais vantagens de receber pagamento recorrente

A recorrência oferece uma série de vantagens na sua utilização para a gestão empresarial, que beneficiam tanto o empreendedor como o cliente. Confira algumas delas a seguir:

  •  Automação, organização e produtividade nos processos de cobrança;
  •  Redução da inadimplência com sistema online;
  •  Maior fidelização e retenção de clientes;
  •  Aperfeiçoamento na previsibilidade do fluxo de caixa;
  •  Maior lucratividade e gestão empresarial.

Portanto, ao adicionar essa opção e geri-la com um sistema online, você conquista melhor organização, um CRM maior e, claro, previsibilidade para saber quais serão as melhores ações no presente e futuro, influenciando beneficamente o modelo de negócio. 

Como o pagamento recorrente agrega as atividades diárias de gestão empresarial

As principais medidas adotadas ao receber pagamento recorrente em uma plataforma financeira de gestão empresarial é gerenciar a inadimplência, prevenindo a mesma, e estabelecer métricas.

Elas possibilitam um acompanhamento sistemático de apuração apropriada de receitas e despesas, proporcionando uma base para todas as tomadas de decisões de sua empresa. Conheça as mais utilizadas a seguir.

1.     CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Essa identificação conhece o custo para cada cliente captado. Sua contabilidade é gerenciada com esse total dividido pelo número de contratos gerados em um período que deseja analisar.

Por exemplo, 100 clientes captados para x contratos já concluídos.

2.     Churn – Taxa de Cancelamento

O Churn é a mensuração de perdas e cancelamentos de clientes com seu negócio e todos os motivos pelos quais essas situações ocorrem.

Esse controle e os corridos são comuns, porém, se a taxa de Churn aumentar em grandes escalas, é necessário aguçar os estudos e iniciar uma pesquisa de gestão empresarial e entender o que está acontecendo e como reverter esse quadro.

3.     Customer Lifetime – Tempo de Vida do Cliente

Uma plataforma para receber pagamento recorrente conta também com o Customer Lifetime, pois sabemos que há um começo e também poderá haver um final para a jornada do cliente.

Por exemplo, se sua empresa vende cursos educativos, o cliente terá o pagamento recorrente até que ele termine.

Porém, se você possui uma plataforma streaming de séries e filmes, ele renovará sempre que desejar, até que, por algum motivo, ele mude essa decisão, seja por falta de verba, mudança do contentamento com o serviço ou outros.

4.     MRR – Receita Recorrente Mensal

Para que você tenha um maior controle em uma gestão financeira, é possível, juntamente com a plataforma de pagamento recorrente, conferir a quantidade de contratos vigentes e quando alguma finalização dos mesmos irá interferir em planos de controle e melhorias.

5.     Ticket Médio

Por fim, um dos mais conhecidos elementos do universo financeiro, você pode controlar o seu ticket médio com mais precisão.

O ticket médio é a média de quanto um cliente investe em seu empreendimento mensalmente, suas preferências e seu histórico também no negócio.

Ou seja, essas métricas aplicadas por plataforma de software de gestão empresarial financeira padronizam todos os procedimentos, automatizam processos e ajudam a reduzir margem de erros.

Integração do sistema de gestão ao sistema de pagamento recorrente

Algumas plataformas utilizam todos os métodos acima para sua gestão empresarial completa e além disso, possuem uma API, ou seja, um conjunto de definições e protocolos para desenvolver e integrar todo seu sistema.

Essa interface de programação proporciona soluções para serviços financeiros, flexibilidade e desenvolvimento automático de novas ferramentas e soluções, simplificando formas de aplicação de componentes, facilitando o sistema.

O sistema de pagamento recorrente é muito interessante para quem deseja uma empresa mais ágil, funcional e automatizada. 

Escolha com cuidado quem será o seu parceiro neste momento, opte sempre por empresas que comprovem sua funcionalidade e se adequem às suas necessidades. Todo cuidado nesse momento pode evitar horas de problemas futuros.

O Galax Pay, sistema de pagamento recorrente, oferece auxílio em todas as dúvidas que forem surgindo ao longo do caminho, além de trabalhar com outras formas de pagamento para facilitar os recebimentos de sua empresa.

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