Materiais ricos
Início » Blog » Gestão Financeira » Comprovante de Pagamento: veja a Importância!

Comprovante de Pagamento: veja a Importância!

Você sabe qual a importância do comprovante de pagamento? Saiba o que fazer quando perder o comprovante de pagamento online e como recuperá-lo!

Por GestãoClick
Atualizado em
Comprovante de Pagamento: veja a Importância!

É possível afirmar com tranquilidade que o coração de uma empresa está presente na área financeira, afinal, são os assuntos financeiros que indicam se ela está indo bem ou enfrentando problemas. Uma das obrigações financeiras importantes é a emissão do comprovante de pagamento.

Assim como a nota fiscal, impostos, contas a pagar/receber e outras obrigações correlacionadas ao setor financeiro de uma organização, esse comprovante tem papel fundamental no que diz respeito ao cumprimento de todas as obrigações financeiras de uma empresa.

Neste post, vamos falar sobre o que é o comprovante de pagamento, qual a sua importância, comprovantes online e muito mais. Acompanhe!

Falando nisso: não se esqueça que fazer o controle financeiro adequado é muito importante para a sua empresa!

Comprovante de pagamento: qual a importância?

Como o próprio nome já denuncia, o comprovante de pagamento é um documento que consegue provar uma transação comercial na qual se observou algum pagamento, seja para uma pessoa ou empresa. Essa transação pode ser de uma mercadoria/produto ou serviço.

O comprovante de pagamento é importante porque, além de informar o valor da transação, comprovando que ali houve um pagamento, também assegura a garantia daquele produto ou serviço prestado. Tanto a empresa vendedora quanto o cliente comprador observam essa garantia.

Além disso, o comprovante de pagamento, fundamental para a gestão de compras, pode conter informações importantíssimas da negociação em questão, impostos, tributos de todo tipo e/ou outras taxas pertinentes. Assim, é possível perceber que a emissão do comprovante é de vital importância para toda e qualquer transação comercial realizada.

Conheça os meios de pagamentos mais usados e escolha qual utilizar em sua empresa!

Comprovante de pagamento de boleto

Taxas, boletos de qualquer tipo e origem, pagamentos diversos realizados na boca do caixa de um banco ou na internet precisam de um comprovante de pagamento. Será ele que efetivamente comprovará que aquele tributo, conta, etc., foi pago

É raro que os sistemas bancários tenham problemas no processamento de boletos pagos. No entanto, é importante ter o comprovante como garantia caso haja necessidade de comprovação para o credor ou em caso de possíveis falhas no sistema, em que o pagamento não seja processado corretamente. O comprovante é a prova definitiva daquela transação e pode ajudar a resolver qualquer problema que possa surgir.

Precisa emitir boletos? O GestãoClick possui 10 bancos homologados para emissão de boletos registrados!

Comprovante de pagamento MEI

Uma das maneiras de comprovar que o seu negócio é uma empresa idônea e que você é um MEI que cumpre com todas as suas obrigações é por meio do pagamento de todos os seus boletos DAS MEI.

E a única forma de você dizer que realmente pagou seus boletos é por meio do comprovante de pagamento MEI. Esse tipo de comprovante é facilmente emitido e, além de comprovar o pagamento em si, também discrimina quais guias do DAS MEI ainda não foram pagas.

Confira abaixo como emitir este comprovante:

1º – Acesse o link do Simples Nacional;
2º – Em SIMEI Serviços, clique em “Cálculo e Declaração”;
3º – Em “Serviços Disponíveis”, na opção PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI) na versão completa. Clique em seguida na “chave” código de acesso;
4º – Preencha todos os dados solicitados (CNPJ, CPF, etc.);
5º – Após o preenchimento, clique em “consulta extrato/pendências” e em seguida “consulta extrato”;
6º – Indique e selecione o ano pretendido, clicando em “OK” em seguida. Imprima ou salve o extrato em formato PDF.

Leia também sobre Sistema de Caixa e aprenda a controlar seu financeiro com mais praticidade.

Como recuperar comprovante?

Normalmente, em casos de perda do comprovante de pagamento, surge uma dúvida que muitos não sabem como resolver: como recuperar comprovante? Na maioria das vezes, é possível recuperá-lo diretamente no emissor, ou seja, na empresa ou instituição responsável pela transação. Em alguns casos, no entanto, isso não é possível.

Se a transação em questão foi uma compra de mercadoria ou serviço, é bem provável que o comerciante que lhe vendeu emita uma segunda via do comprovante. Se for, por exemplo, um depósito bancário, você pode ir direto à agência onde realizou o depósito e conversar com o gerente, solicitando a emissão da segunda via.

Mas fique atento às contas pagas, como água, luz, telefone, etc., principalmente se tiver realizado o pagamento em uma casa lotérica, por exemplo, pois esses estabelecimentos não são obrigados a emitir uma segunda via do comprovante.

Geralmente, nesses casos, a própria casa lotérica recomenda ao cliente que procure a empresa responsável pelo fornecimento do serviço para requerer uma segunda via.

Perda do comprovante vs. problema com o produto

Se você realizou uma compra, seja presencialmente ou pela internet, de um produto ou serviço, é importante garantir que seja emitido o comprovante de pagamento. No entanto, caso ocorra a perda do comprovante e você enfrente problemas com o produto adquirido, podem surgir complicações.

Normalmente, se o comerciante for confiável, ele poderá recuperar os dados da transação e até emitir uma segunda via do comprovante, se necessário.

Por outro lado, infelizmente, alguns lojistas podem agir de má-fé nessa questão. É comum lembrarmos dos comprovantes justamente quando precisamos deles, como no momento de solicitar a garantia do produto, devido a algum problema.

O ideal é que você guarde seus comprovantes com cuidado, pois eles são essenciais na hora de exigir garantia do produto ou serviço adquirido.

Comprovante de pagamento online

Compras pela internet também devem emitir os respectivos comprovantes de pagamento online. Esses recibos podem ser impressos ou guardados em formato de arquivo no seu próprio computador, tablet ou smartphone, por exemplo.

Por isso, os consumidores precisam ficar atentos quando realizam compras pela internet, pois, na empolgação de adquirir o produto, muitas vezes eles não percebem ou não guardam o comprovante daquela transação. Como dito logo acima, geralmente, em casos como esses, é possível solicitar uma segunda via, mas o melhor é não correr riscos.

Como enviar comprovante de pagamento?

Quando a compra é realizada via internet, por exemplo, os recibos são comumente gerados em formato de arquivo. Mas você sabe como enviar comprovante de pagamento? Tais arquivos geralmente são salvos em seu dispositivo em formato PDF e podem ser compartilhados normalmente, via e-mail ou outros aplicativos de envio de mensagens/documentos.

O comprovante de pagamento não sofrerá qualquer prejuízo, pois continuará sendo possível imprimi-lo sempre que necessário. No entanto, é importante ter cuidado ao realizar processos de download e upload para evitar danos ao arquivo, o que poderia torná-lo inutilizável ou resultar na perda dos dados do comprovante.

Você conhece algum intermediador de pagamento online? Saiba como escolher a melhor opção do mercado e integrá-lo ao seu ERP GestãoClick!

Integrar GestãoClick e Gerencianet

O que um dono de negócio tem a dizer sobre o GestãoClick

“O GestãoClick foi fundamental para que pudéssemos manter nossa gestão fiscal e financeira. Por ser um sistema 100% web e de simples operação, durante o período em que toda a equipe começou a trabalhar remotamente, não sofremos suspensão nas atividades de nosso setor administrativo.”
Fernando Guarany
Dono da SAAS Sistemas

Preencha os dados e
teste grátis por 10 dias!

Ambiente seguro
Avatar

gestao.click

2 Comentários
  1. O comprovante de pagamento é considerado um documento contabil ou precisa ter o boleto que deu origem ao pagamento. Eu costuma mandar para a coantabilidade somente o comprovante do pagamento mas agora me exigem boileto tambem.

    Minha preocupação procede\?

    • Olá, Severino! Tudo bem?

      Sua dúvida é completamente válida! O comprovante de pagamento é, sim, um documento contábil. Afinal, ele é a prova de que o boleto foi pago. Contudo, o envio do boleto é um artifício utilizado para facilitar na contabilização.

      Respondi seu questionamento? Fique à vontade para fazer mais perguntas, ok? Se precisar, estou à disposição! 🤩

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo