Qual é a relevância do Relatório de Vendas para a gestão?

Metaforicamente falando, uma empresa é composta por inúmeros pilares, sendo que a falta de um deles pode resultar em um cenário conflituoso — e um dos pilares mais importantes é o de vendas, já que delas dependem a lucratividade e a sobrevivência do negócio. Daí a importância de mensurar e acompanhar resultados por meio do Relatório de Vendas! Neste artigo, vamos responder às principais questões relacionadas a esse relatório gerencial e mostrar sua relevância para a gestão. Confira!

Afinal, o que deve conter em um Relatório de Vendas?

relatório de vendas
 Antes de tudo, é preciso criar um planejamento para decidir quais informações serão analisadas e em quais períodos: dá para optar por relatórios mensais, trimestrais, semestrais ou até mesmo por um relatório semanal de vendas. Depois, é preciso definir o que deve conter em um Relatório de Vendas. Os principais indicadores são: – Número de leads (gerados e qualificados); – Ticket médio; – Taxa de conversão; – Quantidade de negócios fechados (no geral e/ou por vendedor); – Ciclo de venda; – CAC (Custo de Aquisição por Cliente). Entenda que os dados exatos a serem registrados e acompanhados dependem dos objetivos do negócio. Vamos ver um exemplo? Suponha que o responsável pela estratégia de vendas decidiu que será preciso reduzir drasticamente a linha de produtos, digamos que de 80 para 20. Obviamente, dentre os 80 só ficarão os mais vendidos e não poderá haver erros na escolha, certo? Então, como saber, exatamente, quantas unidades de cada um dos itens foram vendidas? Pelo registro do número de vendas, a constar no Relatório de Vendas. Vale mencionar que, a princípio, os relatórios mensais podem ser mais úteis para pequenos empresários que desejam traçar metas realistas e identificar erros.

Confira a Importância para a sua Gestão

É imprescindível conhecer os números de vendas do negócio, assim como o número de leads gerados após campanhas publicitárias da empresa, por exemplo. Em ambos os casos, torna-se possível melhorar os resultados de determinados departamentos empresariais, como o comercial e o de marketing. Por isto a análise de dados é valiosa para a gestão: as informações obtidas ao longo do tempo indicam a necessidade de manter ou adequar estratégias para alcançar as metas estabelecidas. De modo geral, os relatórios são úteis para: – Melhorar estratégias de vendas e de marketing;  – Acompanhar as respostas do público-alvo para as campanhas realizadas e fortalecer a relação com os clientes;  – Otimizar a gestão de estoque; – Auxiliar a organização do setor de cobranças;  – Realizar projeções;  – Garantir a estabilidade financeira do negócio. Esses documentos são tão importantes que não devem se limitar apenas aos funcionários do setor de vendas. A partir deles, você pode compartilhar as conclusões com os colaboradores de outros departamentos para que toda a equipe fique alinhada e ciente dos resultados.

Como Fazer um Relatório de Vendas?

relatório de vendas
Seja por meio de arquivos de Relatório de Vendas Excel ou de sistemas de gestão, a elaboração desse documento deve ser organizada e baseada no que já vimos acima. Portanto, como fazer um Relatório de Vendas depende de alguns dados, como:   – Defina as metas do negócio; – Colete e registre apenas dados relevantes e alinhados aos objetivos definidos; – Decida quais serão os indicadores utilizados; – Padronize os relatórios para otimizar as análises; – Defina períodos para entrega e análise; – Sempre inclua informações sobre quantidade e valor total das vendas. Na Internet, não é difícil encontrar modelos prontos de planilhas. Há até mesmo um modelo de Relatório de Vendas no Excel disponibilizado pela Microsoft. Mas, atenção para um ponto importante: ao utilizar um software de gestão empresarial, a coleta e a compilação de dados são otimizadas, pois todos os dados necessários já estarão registrados no sistema ERP! Como o programa é online, dá para atualizar informações de vendas em tempo real, de onde você estiver; ou seja, sem a necessidade de estar presente no local de trabalho para preencher planilhas. Por essas razões, com poucos cliques é possível gerar relatórios com dados fidedignos. Aqui, vimos a relevância do Relatório de Vendas para a gestão do seu negócio. A partir de hoje, considere enxergar esse documento como um instrumento de trabalho que ajuda a tomar boas decisões e melhorar os resultados da empresa. Por fim, saiba que a tecnologia facilita processos e ajuda na obtenção de bons resultados. Duvida? Entenda como a Tecnologia e Integração de Dados deixa sua Gestão de Vendas imbatível
Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo