Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » O que é um sistema de gestão empresarial?

O que é um sistema de gestão empresarial?

Um sistema de gestão empresarial é o nome dado ao softwares de gestão ERP que auxiliam pequenas e médias empresas nas tarefas diárias. Saiba mais!

Por GestãoClick
Atualizado em
O que é um sistema de gestão empresarial?

Organização e eficiência são as principais vantagens de um sistema de gestão empresarial (ERP), embora esses dois benefícios principais sejam responsáveis por muitos outros. Com essa ferramenta, portanto, o seu negócio estará pronto para crescer com sucesso.

Por isso, se você também deseja se capacitar mais, aumentar a sua conversão de vendas, lucratividade e fechar parcerias assertivas, com certeza vale à pena investir nessa ferramenta. Então, continue lendo este artigo e descubra muito mais sobre o sistema de gestão empresarial e os benefícios que ele oferece para os empreendedores.

Veja, ainda, quais são as suas vantagens, tipos e como escolher o mais apropriado para o seu negócio. Acompanhe tudo isso e mais a partir das informações contidas nos tópicos a seguir:

  • O que é o sistema de gestão empresarial
  • Vantagens de ter um sistema de gestão
  • Tipos de sistema de gestão empresarial
  • Qual o melhor sistema para a sua empresa

O que é o sistema de gestão empresarial

Afinal, o que é um sistema de gestão empresarial? Ele nada mais é do que um conjunto de software com diferentes módulos, destinados a facilitar diversas atividades. Em geral, essas tarefas fazem parte da rotina de todos os tipos de empresas, independentemente do porte e segmento de mercado.

o que e sistema de gestão empresarial

Dessa forma, o sistema de gestão empresarial pode contar com as seguintes funcionalidades:

Quem trabalha em uma empresa que possui um sistema de gestão empresarial, sempre que for desempenhar alguma atividade, deve acessar o sistema do negócio por meio da plataforma em questão. Isso significa que tudo o que é executado fica registrado e as informações salvas, garantindo maior segurança dos dados e integridade das informações.

Além de informatizar os dados empresariais, também conecta os setores, possibilitando a automatização dos procedimentos. Isso quer dizer que apenas com alguns cliques é possível emitir nota fiscal, gerar boleto bancário, realizar cadastros etc.

Vantagens de ter um sistema de gestão

São muitos os benefícios que um sistema de gestão empresarial oferece, não só para administradores como também para todos os colaboradores. Confira a seguir quais são as principais vantagens do software ERP:

Rotina do escritório mais eficiente

Com a informatização dos dados, conexão dos setores e automatização dos processos, a sua rotina e a da sua equipe ganham em agilidade, sem que haja perda de qualidade na produção e atendimento. Além disso, ninguém fica sobrecarregado.

Gestor com maior controle sobre os setores

Outra vantagem é que você, como gestor, consegue acompanhar todas as atividades desempenhadas pela sua equipe. Isso significa total controle, o que é essencial para ser um administrador completo.

Mais segurança para os dados da empresa

Com um sistema de gestão os dados da sua empesa ficam armazenados na nuvem, com total segurança, em servidores constantemente monitorados. E mais, é você quem decide as pessoas autorizadas a acessá-lo, podendo restringir o acesso conforme suas atribuições.

Menor margem de erros

Mesmo profissionais qualificados podem cometer erros quando precisam lidar com um grande fluxo de informações se não tiverem as ferramentas adequadas. Mas, com o sistema de gestão empresarial, esse risco é reduzido, porque fornece dados exatos e completos.

Alta capacidade de planejamento no longo prazo

Tendo controle total dos dados do seu negócio, como finanças e estoque, é possível fazer planejamentos mais assertivos e longos. Todavia isso garante o sucesso do seu negócio ao estar sempre bem preparado para as incertezas do futuro.

Tomada de decisões mais acertada

Os relatórios que o sistema de gestão empresarial disponibiliza permite que você sempre faça as escolhas mais adequadas, baseando-as em dados concretos e não em achismos. sobretudo isso significa mais segurança para a sua tomada de decisão.

Economia para a empresa

Já que o trabalho se torna muito mais eficiente, podendo ser feito mais em menos tempo, é possível economizar reduzindo o quadro de pessoal. Além disso, não é preciso contratar terceiros para cuidar da segurança das informações do seu negócio.

Acesso remoto sempre que preciso

Com um sistema de gestão empresarial online, você e a sua equipe podem acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive, de dispositivos móveis, como os smartphones. Assim, tudo fica mais prático e simples, inclusive, as vendas externas.

Sistema ERP Online


Tipos de sistema de gestão empresarial

Existem diferentes tipos de sistemas de gestão empresarial, sendo que, hoje em dia, dois se destacam. São eles o BPM – Bussiness Process Management e o ERP – Enterprise Resource Planning.

O primeiro consiste em uma ferramenta que tem o papel de sistematizar os processos internos da empresa, gerenciando as informações. Assim, é possível deixá-los totalmente organizados e previsíveis.

Para tanto, define-se os responsáveis por cada tarefa, garantindo o aumento da produtividade. Também consegue gerenciar processos que ocorrem fora da empresa, ao coletar e organizar os dados necessários. No entanto, costuma ser bastante complexo e burocrático.

Entretanto o ERP é bastante fácil de usar, graças a interatividade que oferece, tendo foco principal no gerenciamento das finanças empresariais, além de gestão de estoque. Isso acontece por meio de funções específicas que são usadas no dia a dia da empresa.

Também conta com a utilização de banco de dados, que facilita a conexão dos setores e a automatização dos processos. No entanto, o BPM e o ERP não substituem um ao outro, mas sim, se complementam, ao focarem em aspectos distintos.

Qual o melhor sistema de gestão empresarial para sua empresa

Contudo o melhor sistema para a sua empresa depende das suas necessidades individuais. O GestãoClick é um software ERP online que disponibiliza todas as vantagens de um sistema de gestão empresarial, sendo útil a diferentes perfis de empreendimento.

Além de ser bastante completo e abranger os mais variados setores da sua empresa, o nosso sistema também é online, garantindo a segurança dos dados, o acesso remoto e economia ao armazenar todas as suas informações na nuvem. Nosso time de suporte conta, ainda, com profissionais capacitados para lhe atender prontamente.

Quer saber mais sobre como o GestãoClick pode ajudar o seu negócio? Teste grátis sem compromisso e nos conte aqui nos comentários!

O que um dono de negócio tem a dizer sobre o GestãoClick

“O GestãoClick foi fundamental para que pudéssemos manter nossa gestão fiscal e financeira. Por ser um sistema 100% web e de simples operação, durante o período em que toda a equipe começou a trabalhar remotamente, não sofremos suspensão nas atividades de nosso setor administrativo.”
Fernando Guarany
Dono da SAAS Sistemas

Preencha os dados e
teste grátis por 10 dias!

Ambiente seguro
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo