Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como melhorar a rentabilidade do seu negócio?

Como melhorar a rentabilidade do seu negócio?

O número de vendas é alto, os clientes parecem satisfeitos, a empresa está fazendo sucesso no mercado, mas, a rentabilidade não é alta? Leia nosso artigo!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como melhorar a rentabilidade do seu negócio?

O número de vendas é alto, os clientes parecem satisfeitos, a empresa está fazendo sucesso no mercado, mas, mesmo assim, a rentabilidade não é alta e você se pergunta o que está acontecendo?
A estrutura organizacional de uma companhia traça a diretriz que forma determinados grupos e auxilia a execução dos trabalhos — sem ela, a definição de responsabilidades e a divisão dos resultados pode não ser clara. Por isso, comumente, a rentabilidade é prejudica pela má organização ou por erros relacionados à gestão do negócio.
Como uma empresa abrange inúmeros processos, os quais vão desde questões operacionais e administrativas até questões comerciais, abordamos aqui dicas relacionadas às diferentes áreas para melhorar a rentabilidade do seu negócio.
Então, vamos à leitura!

Conheça seu mercado e segmente o público

Para atingir o público-alvo, é necessário conhecê-lo, concorda? Só assim você poderá segmentá-lo e criar estratégias de marketing de conteúdo baseadas no perfil exato dos clientes e criar soluções relevantes relacionadas aos produtos ou serviços oferecidos.
Para isso, invista em pesquisas de mercado para descobrir as principais insatisfações dos consumidores e o que eles buscam. Procure também saber sobre qualidade e preços oferecidos pelos seus concorrentes, assim como sobre os fornecedores disponíveis para atendê-lo.
Conhecer o mercado é tão importante, aliás, que é um dos primeiros passos para desenvolver um plano de negócio estratégico e bem estruturado.

Analise as margens de lucro

Calcular corretamente os custos de produção e as margens de lucro para precificar os produtos de forma que atendam as necessidades do público-alvo e garantam rentabilidade para a empresa pode não ser tarefa fácil — no entanto, ela jamais deverá ser baseada em achismos!
Margens de lucro muito baixas podem não cobrir custos operacionais e de produção, além de outras despesas, mesmo que o número de vendas seja alto. Há diferentes estratégias para precificar seus produtos, e até impostos devem ser levados em consideração para chegar ao valor final.

Invista no pós-vendas

Essa etapa é negligenciada por muitas empresas, as quais não enxergam sua importância e seu potencial. Criar estratégias a partir do retorno dos clientes é uma das formas mais inteligentes de obter retornos financeiros satisfatórios.
Você pode investir em um software de gestão de relacionamento com o cliente, também chamado de CRM, ou estabelecer um canal de comunicação para saber como foi a experiência de compra do cliente — ou seja, se o valor pago e o produto atenderam às expectativas, se o atendimento foi eficiente, se houve atraso na entrega e o que o consumidor espera nas próximas compras.

Reduza custos, gastos e despesas

Essa é uma das melhores formas de continuar prezando a qualidade de produtos ou serviços sem precisar fazer investimentos. Entretanto, cuidado ao cortar a verba destinada às  áreas como o marketing, por exemplo, pois o resultado poderá ser o contrário do esperado.

Veja o que fazer:

→ Negocie preços e melhores condições de pagamento com antigos fornecedores;

→ Considere a terceirização de alguns serviços;

→ Veja o que pode ser feito em relação a tópicos como impressões, uso de itens descartáveis, aluguel, água e luz;

→ Reduza a conta telefônica utilizando ferramentas como Slack ou Skype;

→ Invista em capacitação e treinamento para colaboradores: assim eles produzirão mais em menos tempo e não haverá tanto desperdício de matérias-primas.

E não se esqueça de utilizar um software de gestão empresarial para otimizar processos e controlar os dados referentes aos principais setores empresariais! Isso, certamente, ajuda a direcionar corretamente o capital da empresa.
Como você pôde perceber, adotar algumas medidas e não negligenciar etapas importantes já faz toda a diferença na rentabilidade do seu negócio. Comece estudando o mercado para saber o que o público-alvo espera de seus produtos ou serviços e utilize os dados coletados também na etapa de pós-venda.
Agora que você já sabe como melhorar a rentabilidade do seu negócio, se aprofunde no assunto e entenda as diferenças entre lucratividade e rentabilidade!
E se você deseja construir um conhecimento sólido na área a fim de continuar crescendo profissionalmente, o GestãoClick também o ajuda nessa tarefa. Como? Por meio de materiais completos produzidos por consultores de marketing e especialistas de negócios. Quer saber mais? Então veja agora mesmo o nosso webinar sobre as bases do sucesso empresarial!

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!