Materiais gratuitos

Tendências de Negócios 2021: saiba como investir sem medo

Tendências de Negócios 2020: está buscando melhorar seu empreendimento e investir na tendência de negócio para 2020 ideal ao seu ramo? Confira aqui!

Por GestãoClick
Atualizado em
Tendências de Negócios 2021: saiba como investir sem medo

Todo final de ano traz aquela sensação de “nossa, esse ano passou voando”. 2020 foi um ano de redefinir vários aspectos cotidianos e com isso o mundo dos negócios teve que transmutar para se adequar às novas demandas.

Com isso o Brasil registrou um crescimento de profissionais autônomos em mais de 11% devido à pandemia do novo coronavírus.

Muitas dessas pessoas já tinham a vontade de abrir seu próprio negócio, e a necessidade pela complementação da renda foi o que estimulou esse investimento, e novas tendências de negócios.

Se você tem o sonho de gerir seu próprio negócio e não sabe por onde começar, o ideal seria analisar bem o eixo que gostaria de investir, o que seria mais rentável no momento atual ou não.

Será que eu consigo recuperar meu investimento antes de 1 ano? Bem, no mundo dos negócios essas perguntas acabam gerando respostas um tanto quanto complexas, mas vamos dar algumas dicas para você começar 2021 com o “pé direito”.

Saiba quais são as tendências de negócios em 2021, e saiba como investir sem medo.

Como se preparar para as novas tendências de negócios

Vamos começar pelo modelo de negócio e qual nicho ele vai enquadrar. Lembrando que a variedade de novos produtos e serviços aumentou muito em 2020 e qualquer serviço pode ser bem promissor.

Com todo esse aumento de produtos, devemos nos atentar aos serviços que estão em queda e que podem servir de indicadores de nichos que devemos fugir ou reinventar para mantê-los no mercado atual.

Se já tem um pequeno investimento, fique atento às novas tecnologias, busque agilizar os processos internos, veja novos fornecedores e insumos para sua produção.

Atente-se a qualidade e preços de outras empresas dentro do seu nicho. Analise bastante a concorrência e seus consumidores para ter sempre um indicador.

Veja as principais tendências para 2021

Mas antes de falarmos das principais tendências que estão em alta, vamos destacar alguns pontos relevantes que você investidor precisa ter mente para empreender ou investir:

⦁ Fator Humano: Destacamos aqui a extrema importância da sua empresa contar com uma equipe adequada aos serviços oferecem, que esta equipe seja devidamente treinada e capacitada, para que dessa forma, possa dominar todas as ações de vendas e negociações dos produtos/serviços.

Saber lidar com desligamentos quando for necessário é fundamental para manter a longevidade de seu investimento. Portanto, faça uma análise técnica e minuciosa nas horas de decisões.

⦁ Tecnologias: É ideal que sua empresa possua tecnologia compatível com o produto que oferece. Integrar todo o processo contábil, fluxo de estoque e de caixa junto a um software de gestão financeira vai ajudar muito na sua organização.

Uma excelente sugestão é o ERP GestãoClick voltado principalmente para as pequenas e médias empresas que atuam no segmento de vendas de produtos ou serviços, inclusive, os e-commerces, pois integra com eficiência todos os dados de sua loja virtual.

⦁ Revise as estratégias: O mundo dos negócios muda muito rapidamente. É importante rever as práticas e processos para que seu investimento continue crescendo.

Não tenha medo de mudar se perceber que a prática adotada no início não funciona mais. Volte, analise o mercado, produtos, concorrentes, veja as novas tecnologias.

⦁ Fique atento às oportunidades: Veja novos nichos, novas táticas de prospecção de clientes, inove sempre, assim conseguirá manter o interesse do seu público em seu investimento.

Pet Shop

O mercado dispõe sempre de novos produtos e serviços, dentre eles: comidas in natura, terapias e até cosméticos já são uma realidade em muitas cidades do Brasil.

Esse nicho sempre esteve em constante crescimento e vem ganhando força. Segundo o Censo Pet realizado no Brasil, existem mais de 130 milhões de bichinhos em lares brasileiros.

Produtos Artesanais

A valorização e o grande crescimento de negócios locais são uma tendência mais que certa em 2021. O usuário vem se interessando cada vez mais em saber a origem dos produtos que vem consumindo, por quais processos eles passam e até a sua composição.

Com a grande crescente onda dos projetos de interiores, os produtos artesanais ganharam destaque e são cada vez mais procurados pois como são produzidos em pequenas listagens, fazendo uso de materiais naturais, que prezam pelo pequeno ou quase inexistente impacto ambiental, eles também se tornam um produto interessante e único para cada um de seus usuários.

Vegetarianismo e veganismo

O crescimento deste segmento no Brasil vem se mostrando forte e a tendência é que ganhe mais adeptos. Esse nicho aborda não só a parte de alimentação, mas ganha cada vez mais espaço no setor de cosmético que mostra um enorme crescimento nessa área.

O mundo dos negócios está aberto e os consumidores vêm mostrando interesse em produtos com selo vegetariano ou vegano, produtos com qualidade e mais saudáveis e que respeitem os animais.

Lojas virtuais

Mais do que tendência confirmada para 2021, esse segmento ganhou e vem ganhando muita relevância com o cenário atual.

Primeiro, você não precisa de um estabelecimento físico para investir, basta um pequeno espaço para ter controle do seu estoque. Segundo, a grande maioria dos consumidores estão sempre conectados e esse número só tende a crescer, mas isso não quer dizer que seu investimento não saia do online e passe para o físico.

Tenha em mente que oferecer serviços e produtos sem abalar o conforto do seu consumidor é uma realidade que já faz parte do mercado, quanto mais cedo se adaptar a essa nova rotina, melhor.

Marketing Digital

Essa é sem dúvida a tendência mais consolidada atualmente. Aqui nós temos um segmento incrível para investir, graças não só ao fortalecimento das lojas virtuais, mas também ao mercado como um todo.

São inúmeros os nichos que temos para explorar quando o tema é marketing digital, mas calma, nesse segmento se faz extremamente necessário entender como utilizar as ferramentas de maneira correta.

Atenção para desfrutar melhor das tendências 2021

Citamos apenas alguns exemplos de nichos, como já mencionamos, o mundo dos negócios muda rapidamente, ficar atento se faz mais que necessário para acompanhar esse ritmo eufórico em que vivemos.

Sendo assim, fique com mais algumas dicas para melhorar seu desempenho:

a) Faça um bom planejamento. Listamos algumas tendências, mas como disse, o mundo dos negócios está sempre mudando, fique atento aos indicadores: concorrentes, público alvo, novos produtos.

b) seu público é o seu indicador de desempenho. faça pesquisa com eles, peça opiniões e veja quais são as mais engajadas.

c) Não aposte em modices, às vezes ir contra o mercado é uma boa jogada, mas sempre levando em consideração os indicadores, lembre-se de se manter atento às atualizações para não ser pego de surpresa.

Com todas essas dicas tenho certeza que o ano de 2021 será iniciado com o pé direito. E se você já é empreendedor e quer continuar crescendo. Se você possui MEI ou se pensa em tirar, saiba como abrir MEI.

Se gostou desse conteúdo e acha que ele será útil pra mais alguém, compartilhe com outras pessoas nas suas redes sociais e até a próxima!

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo