Materiais ricos
Início » Blog » Gestão Financeira » Vantagens do controle financeiro empresarial

Vantagens do controle financeiro empresarial

O controle financeiro empresarial é uma das ferramentas indispensáveis para o gerenciamento de qualquer negócio e, acima de tudo, o emprego correto dos recursos de uma empresa. Entende-se por controle financeiro, qualquer ação com o objetivo de tomar conhecimento e vigilância sobre os recursos financeiros da organização.

Por GestãoClick
Atualizado em
Vantagens do controle financeiro empresarial
O controle financeiro empresarial é uma das ferramentas indispensáveis para o gerenciamento de qualquer negócio e, acima de tudo, o emprego correto dos recursos de uma empresa. Assim ele é definido por qualquer ação com o objetivo de tomar conhecimento e vigilância sobre os recursos financeiros da organização.

Controle financeiro empresarial básico

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas), o controle financeiro empresarial abrange o monitoramento diário do caixa, controle das movimentações bancárias, apuração de vendas diariamente, gestão das contas a pagar e a receber e domínio das despesas ou registro dos estoques da empresa.
O caixa da empresa representa as movimentações realizadas diariamente, entradas, saídas e o saldo disponível. Deve ser monitorado todos os dias e, geralmente, ao término do expediente realiza-se a conferência das informações, buscando resolver as divergências de imediato.
O controle bancário da organização se refere a todas as transações bancárias realizadas em um determinado período, como depósitos, débitos de maneira geral, créditos, pagamentos, tarifas, juros, saldos, etc.
No que diz respeito às vendas a gestão contribui com outros controles financeiros da empresa, como a gestão de estoques (produtos disponíveis para venda), contas a receber e recursos financeiros para cumprimentos de obrigações (contas a pagar).

Vantagens do controle financeiro empresarial

As vantagens do controle financeiro empresarial são muitas, iniciando pela própria saúde financeira do negócio e partindo até possibilidades de investimentos e expansão. Veja abaixo, algumas das vantagens mais comuns:
– Controle completo de recurso financeiro da empresa (dinheiro);
– Gerenciamento das despesas, contas a pagar e a receber;
– Fonte de dados para elaboração de fluxos de caixa;
– Monitoramento eficaz das contas bancárias da organização;
– Conhecimento das vendas diárias e previsão de faturamento;
– Adequação ao mercado e atendimento das demandas;
– Servir de fundamentação para tomadas de decisão importantes;
– E muitos outros.
 

Conheça as vantagens de ter um software de gestão empresarial em: 4 razões para utilizar um software de gestão online.

Obrigatoriedade empresarial

O controle financeiro empresarial também desempenha uma função importante nos aspectos legais da empresa, já que será a partir de seus ganhos e movimentações financeiras que serão repassadas declarações para a Receita Federal, bem como o enquadramento em determinado patamar de imposto.
Através dele a empresa também pode ter acesso ao crédito no mercado, levando-se em conta o seu faturamento mensal ou anual. Estas informações também auxiliam na gestão contábil e fiscal do empreendimento.

Controle financeiro empresarial automatizado

Controlar todas as movimentações financeiras de uma empresa de forma manual, usando o velho papel e caneta, demandaria muito tempo e recursos físicos para tornar possível a administração completa para o negócio.
Felizmente, nos dias de hoje já existem ferramentas e softwares para controle financeiro e gestão de empresas de forma completa, 100% confiável e automatizada, promovendo mais agilidade para os departamentos de finanças e contabilidade.
Basicamente, com um software de gestão é possível realizar o controle completo das finanças da organização, como emissão de boletos, notas fiscais, emissão de relatórios mais fácil, bem como outros fatores de extrema importância para a permanência e competitividade da empresa no mercado.
Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo