Materiais gratuitos

Orçamento empresarial: aprenda a elaborar

Buscando orçamento empresarial Excel? Saiba como fazer orçamento empresarial perfeito para não perder nenhuma venda de produtos ou serviços, descubra!

Por GestãoClick
Atualizado em
Orçamento empresarial: aprenda a elaborar
Antes mesmo de pensar em ganhar dinheiro, é preciso aprender como gastá-lo. Uma coisa está diretamente ligada à outra. Este “gastar dinheiro”, no contexto de negócios, está relacionado de maneira direta ao orçamento empresarial.
 
Você sabe bem o que é e como providenciar a emissão de orçamentos empresariais? A resposta à esta pergunta, principalmente para os profissionais mais experientes, pode até parecer óbvia, mas, no entanto, ainda podem existir dúvidas.
 
Além disso, com o advento da tecnologia, muitos processos foram encurtados, facilitados e o resultado disso tudo são informações bem mais precisas. Neste post vamos falar exatamente disso: orçamento Empresarial pro.
 
A importância de uma descrição com cálculos objetivos, completos, orçamento empresarial Excel e ainda daremos várias dicas de Programas para Gerar Orçamentos. Confira!
 

O que é Orçamento Empresarial pro?

 
Para quem deseja saber o que é orçamento empresarial, de forma resumida, é um documento que conterá informações relevantes e fundamentais para o funcionamento de um negócio, de uma empresa.
 
Nele serão incluídas todas as despesas e receitas desta empresa, considerando sempre um determinado período. Geralmente, considera-se um ano. Só por esta descrição acima já se é possível perceber a importância deste documento.
 
E este orçamento não pode se basear única e exclusivamente em ocorrências passadas que, neste caso, seriam apenas comparáveis umas com as outras. Mas não se pode desenhar uma estratégia apenas com base nessa comparação. 
 
O orçamento empresarial precisa considerar também análises mais profundas da própria situação da empresa.
 
Deve levar em consideração as perspectivas relacionadas ao mercado, as pretensões da empresa e seus respectivos objetivos e, só então, seu entendimento e função real serão observados e aproveitados.
 

Como Fazer Orçamento Empresarial pro?

Para saber como fazer orçamento empresarial que atenda exatamente ao que se destina, ele tem que ser muito bem elaborado, precisa estar claro e completo, para que as informações ali contidas transmitam confiança e que se sustentem em informações reais.
 
Existem muitos métodos para a emissão de orçamentos, uns mais populares e comuns, geralmente em arquivos do Excel, planilhas, etc., e outros que são bem mais elaborados, feitos a partir de sistemas que condensam com maior exatidão todas as informações, entregando resultados mais confiáveis e precisos.
 
Confira agora alguns passos simples para você construir um orçamento empresarial considerando a periodicidade mensal:
 
– Registre todas as entradas
Vendas, empréstimos, investimentos, negociação de bens, etc., tudo deve ser devidamente relacionado como fonte de renda.
 
– Registre tudo que sai
o Todos os custos fixos, que são aqueles como telefone, internet, taxas, salários, etc., precisam ser devidamente registrados em sua planilha de orçamento.
o Todos os custos variáveis, que são aqueles como água, luz, insumos, transporte, publicidade, etc., que também precisam do seu devido registro.
 
– Prevendo o futuro
Isso mesmo, em seu orçamento você deve reservar um registro/valor referente ao futuro, ou seja, àquelas despesas inesperadas como a troca de um equipamento, por exemplo, por outro mais sofisticado. 
Ou a reforma de um encanamento, sala de escritório, móveis para um novo ambiente recém-inaugurado, etc. 
 
– Onde colocar todas estas informações
Você deve estar se perguntando neste momento: onde coloco todas estas informações para que elas possam se cruzar e, assim, me trazer resultados visíveis deste meu orçamento? 
 
É muito comum que a maioria das pessoas recorram logo à costumeira planilha Excel ou mesmo o Google Sheets. Estas ferramentas são muito úteis para você produzir o seu orçamento empresarial.
 
No entanto, é preciso sinalizar aqui que existem outras ferramentas muito mais precisas, com recursos fundamentais que irão poupar esforços e trarão resultados até mais confiáveis, que são as conhecidas ferramentas de gestão financeira, como o GestãoClick. Saiba mais! 
Sistema ERP Online

Qual a importância de um orçamento empresarial bem feito

Toda e qualquer decisão em sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa estar embasada em seu planejamento financeiro. É este planejamento que irá indicar se você pode investir, aumentar a produção, contratar mais funcionários ou mesmo reduzir custos.
 
Para entender mais ou menos como isto funciona, podemos comparar com um orçamento pessoal: quanto você ganha mensalmente e quanto gasta? Será que pode já neste ano trocar de carro? Será que dá para trocar os móveis da sala?
 
Ou será que terá que vender seu carro para cobrir despesas inesperadas, por exemplo? Em uma empresa, o pensamento é praticamente o mesmo, só que bem mais complexo.
 
Para que uma empresa possa tomar decisões, analisar se está indo bem, financeiramente falando, ou não, se pode investir ou terá que reduzir custos, etc., ela precisa, fundamentalmente, de um orçamento empresarial.
 
Daí já é possível perceber a importância de um relatório de orçamento completo, que exprima exatamente o que está acontecendo na empresa, relacionado às finanças. 
Um dado faltante, incorreto, impreciso, por exemplo, podem levar a conclusões erradas, tomadas de decisões precipitadas e o resultado, para uma empresa, pode até ser fatal.
 

Programa para Gerar Orçamentos de Serviços

A questão que vale aqui é: você sabe exatamente o quanto a sua empresa tem de despesas hoje e o quanto precisa negociar/vender para não fechar este mês no vermelho? 
 
É possível até que você tenha uma resposta à esta pergunta. Mas, neste caso, cabe uma segunda questão: esta sua resposta é confiável? É precisa e retrata exatamente a prospecção para este mês? Ou é simplesmente baseada nos meses anteriores, ou na performance positiva de seus vendedores?
 
Como você percebe, não dá para apostar em dados imprecisos. Talvez seja o momento exato para você passar a usar um Programa para Gerar Orçamentos de Serviços
 
Com uma plataforma sistêmica como esta você vai conseguir se antecipar aos possíveis problemas e despesas que surjam inesperadamente, definindo metas e estratégias mais adequadas para que sua empresa siga sempre em frente.
 

Criar um Orçamento Online: qual plataforma utilizar?

 

O GestãoClick é Programa para Orçamento completo para a gestão do seu negócio. Com ele, é possível criar orçamento online, simplificando sua vida na hora de elaborar Orçamento Empresarial pro.

Vai facilitar porque ele relaciona todos os dados mais importantes e necessários para acessar resultados com exatidão, rapidez e segurança.
 

Desta forma você vai conseguir realizar os ajustes financeiros necessários a tempo, evitando que um dano pequeno se torne um problema de proporções bem maiores.
 
Além disso, você vai conseguir integrar todo o sistema financeiro de sua empresa, o que também irá facilitar nas tomadas de decisões. Pense nisso e tome a decisão certa.
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo