Antes mesmo de pensar em ganhar dinheiro, é preciso aprender como gastá-lo. Uma coisa está diretamente ligada à outra. Este “gastar dinheiro”, no contexto de negócios, está relacionado de maneira direta ao orçamento empresarial.
Você sabe bem o que é e como providenciar a emissão de orçamentos empresariais? A resposta à esta pergunta, principalmente para os profissionais mais experientes, pode até parecer óbvia, mas, no entanto, ainda podem existir dúvidas.
Além disso, com o advento da tecnologia, muitos processos foram encurtados, facilitados e o resultado disso tudo são informações bem mais precisas. Neste post vamos falar exatamente disso: orçamento Empresarial pro.
A importância de uma descrição com cálculos objetivos, completos, orçamento empresarial Excel e ainda daremos várias dicas de Programas para Gerar Orçamentos. Confira!
O que é Orçamento Empresarial pro?
Para quem deseja saber o que é orçamento empresarial, de forma resumida, é um documento que conterá informações relevantes e fundamentais para o funcionamento de um negócio, de uma empresa.
Nele serão incluídas todas as
despesas e receitas desta empresa, considerando sempre um determinado período. Geralmente, considera-se um ano. Só por esta descrição acima já se é possível perceber a importância deste documento.
E este orçamento não pode se basear única e exclusivamente em ocorrências passadas que, neste caso, seriam apenas comparáveis umas com as outras. Mas não se pode desenhar uma estratégia apenas com base nessa comparação.
O orçamento empresarial precisa considerar também análises mais profundas da própria situação da empresa.
Deve levar em consideração as perspectivas relacionadas ao mercado, as pretensões da empresa e seus respectivos objetivos e, só então, seu entendimento e função real serão observados e aproveitados.
Como Fazer Orçamento Empresarial pro?
Para saber como fazer orçamento empresarial que atenda exatamente ao que se destina, ele tem que ser muito bem elaborado, precisa estar claro e completo, para que as informações ali contidas transmitam confiança e que se sustentem em informações reais.
Existem muitos métodos para a emissão de orçamentos, uns mais populares e comuns, geralmente em arquivos do Excel, planilhas, etc., e outros que são bem mais elaborados, feitos a partir de sistemas que condensam com maior exatidão todas as informações, entregando resultados mais confiáveis e precisos.
Confira agora alguns passos simples para você construir um orçamento empresarial considerando a periodicidade mensal:
– Registre todas as entradas
Vendas, empréstimos, investimentos, negociação de bens, etc., tudo deve ser devidamente relacionado como fonte de renda.
– Registre tudo que sai
o Todos os custos fixos, que são aqueles como telefone, internet, taxas, salários, etc., precisam ser devidamente registrados em sua
planilha de orçamento.
o Todos os custos variáveis, que são aqueles como água, luz, insumos, transporte, publicidade, etc., que também precisam do seu devido registro.
– Prevendo o futuro
Isso mesmo, em seu orçamento você deve reservar um registro/valor referente ao futuro, ou seja, àquelas despesas inesperadas como a troca de um equipamento, por exemplo, por outro mais sofisticado.
Ou a reforma de um encanamento, sala de escritório, móveis para um novo ambiente recém-inaugurado, etc.
– Onde colocar todas estas informações
Você deve estar se perguntando neste momento: onde coloco todas estas informações para que elas possam se cruzar e, assim, me trazer resultados visíveis deste meu orçamento?
É muito comum que a maioria das pessoas recorram logo à costumeira planilha Excel ou mesmo o Google Sheets. Estas ferramentas são muito úteis para você produzir o seu orçamento empresarial.
No entanto, é preciso sinalizar aqui que existem outras ferramentas muito mais precisas, com recursos fundamentais que irão poupar esforços e trarão resultados até mais confiáveis, que são as conhecidas ferramentas de gestão financeira, como o GestãoClick. Saiba mais!