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É possível pagar boleto vencido em qualquer banco

Desde o dia 10 de julho boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco. Saiba as vantagens dessa mudanças e o cronograma de implantação desse sistema.

Por GestãoClick
Atualizado em
É possível pagar boleto vencido em qualquer banco

Nem todas as pessoas conseguem organizar a sua vida financeira com eficiência e, por isso, não raro, deixam de pagar os seus boletos bancários até o prazo de vencimento. Quando isso acontece, é preciso realizar o pagamento somente na instituição bancária que emitiram o mesmo.

No entanto, isso aos poucos está mudando, facilitando a vida dos consumidores. Isso acontece porque a Febraban – Federação Brasileira de Bancos está atualizando o sistema de cobrança das instituições financeiras, que não passa por mudanças há 20 anos. Com isso, a partir de agora, os bancos começam a contar com um sistema interligado.

Desde o dia 10 de julho de 2017, os consumidores podem pagar em qualquer agência bancária, mesmo depois de vencidos, os boletos com valores iguais ou acima de R$ 50 mil. Além disso, o pagamento pode acontecer em qualquer correspondente bancário.

De maneira gradativa, boletos bancários de todos os valores poderão ser quitados depois do vencimento na agência escolhida pelo consumidor. Isso acontece porque é alto o número de boletos emitidos todos os anos. A Febraban informa que são mais de R$ 3,5 bilhões de boletos emitidos todos os anos.

Cronograma de implantação do novo sistema

boleto-bancario

A partir do dia 11 de setembro, consumidores com boletos bancários de valores entre R$ 2 mil até R$ 49,99 mil também poderão pagá-los em qualquer banco após o vencimento. A ideia é que até o mês de dezembro, todos os boletos, ou seja, de quaisquer valores, possam ser quitados no banco de preferência do pagador, mesmo depois de vencidos.

Já os boletos com valores entre R$ 500 e 1.999 mil passam pelo processo a partir do dia 9 de outubro. Enquanto isso, os boletos com valor de R$ 200 a R$ 499 terão a sua vez a partir do dia 13 de novembro. Finalmente, boletos com valores abaixo disso poderão ser pagos em qualquer banco mesmo após o vencimento a partir de 11 de dezembro.

Vantagens e demais mudanças do novo sistema

Com as atualizações pelas quais os sistemas das instituições financeiras estão passando, outras  mudanças são implantadas. Entre elas, o rastreamento por CPF – Cadastro de Pessoa Física ou do CNPJ    – ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Isso quer dizer que a nova plataforma, que passa a funcionar nos bancos, permite identificar o CPF do pagador. Para tanto, no momento do pagamento, ocorre uma consulta para checar as informações.

Dessa forma, podem ser efetivados os pagamentos dos boletos bancários somente se os dados do boleto  coincidirem com os que dados que estão presentes no novo sistema. A principal vantagem dessa novidade é a possibilidade de evitar fraudes, as quais são muito comuns quando o vendedor oferece ao cliente esse tipo de pagamento como opção.

Já quando ocorrer alguma divergência, o boleto deve ser pago exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, ou seja, no banco de origem da operação. Isso porque ele continua sendo a entidade que possui melhores condições de realizar as checagens que são necessárias nesses casos.

Para garantir os novos mecanismos de segurança, é preciso ainda que os boletos sejam registrados em uma base centralizada, no seu banco de relacionamento.

Para registrar o boleto, portanto, é preciso que o emissor informe o nome e o CPF do pagador, bem como o valor a ser pago e o dia de vencimento do mesmo.

Também é necessário que haja uma autorização do cliente com a finalidade de encaminhar a cobrança ao seu endereço.

Outra vantagem das novas mudanças promovidas é o fato dos comprovantes de pagamento dos boletos bancários se tornarem mais completos.

Isso significa que o documento vai conter todos os detalhes da operação, como possíveis juros e multa aos quais pode estar submetido, bem como a descontos que pode receber, além dos dados do pagador e do beneficiário.

Vale dizer ainda que, de acordo com as datas de adoção do novo sistema e faixas de valores, as instituições financeiras não vão mais aceitar boletos sem o CPF ou o CNPJ do pagador. Assim, os bancos vão contatar os seus clientes, quando necessário, para que eles refaçam os boletos bancários.


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