Venda Dia das Mães: aumente seu Lucro no Período!

Você sabia que Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante do comércio brasileiro? Frente a todo este poder desta data, lojas físicas e online, indústrias e o comércio varejista como um todo focam nas vendas do dia das mães e tentam se preparar para o período, que já começa geralmente em abril.

Apesar desta importância toda, nem todo lojista e/ou comerciante em geral sabe exatamente o que fazer para aumentar suas vendas e, por consequência, o seu lucro, ainda mais frente à concorrência que sempre cria e apresenta novidades para tentar “fisgar” o consumidor e sair na frente com as vendas.

Deste modo, neste post, vamos falar mais sobre este importante dia, como ele surgiu e o que os consumidores esperam dos lojistas e ainda dar dicas e orientações para você conseguir aumentar as suas vendas e o seu lucro no período. Acompanhe.

 

Venda Dia das Mães: como aumentar?

 

Antes de mais nada, para aumentar as vendas no Dia das Mães, é preciso “entrar no clima” e se atentar no “porquê” que esta data é tão importante. Podemos afirmar primeiramente, claro, o simples fato de que todo ser humano tem ou teve uma mãe. Mas a simbologia e esta importância dada à data não provém exatamente desta premissa.

Muito provavelmente tem sua origem devido ao próprio papel, sentimentalmente falando ou não, da representação materna na vida das pessoas que, de um modo geral, conceituam a data e a figura da mãe uma importância diferenciada, mesmo sabendo que, por teoria, ela é apenas simbólica.

Uma vez conscientizado da importância deste período para os consumidores e para as vendas, o empreendedor lojista já passa a se preocupar sobre quais procedimentos deve tomar para conseguir aumentar o seu giro comercial proveniente de suas vendas diretas.

Repetir o que foi feito no ano anterior, pura e simplesmente, pode significar um erro grave, mesmo que neste você tenha obtido sucesso em suas vendas. E a explicação para isto é simples: a concorrência já ficou de olho em você e vai com certeza se reinventar.

Outro ponto importante é se planejar no mínimo dois meses antes. Neste planejamento será necessário considerar uma série de fatores como logística de entregas, para o comércio online, prazos e negociação com fornecedores, estoques e muitos outros. 

Então, aqui já ficam duas dicas: a repetição do que já foi feito antes nem sempre é uma boa estratégia para acertar no aumento de suas vendas no dia das mães e o planejamento antecipado, que é imprescindível para que você e seu negócio consigam se preparar bem para esta importante data.

Para vender mais, sua empresa precisa de um Sistema PDV! Saiba mais sobre esse recurso!

 

O que mais vende no Dia das Mães?

Você poderia responder à esta pergunta dizendo que o que mais vende no Dia das Mães é o seu produto. Mas, não é bem assim. Primeiro que o seu produto enfrenta, provavelmente, uma concorrência acirrada, ainda mais nesta data.

Assim, ter um produto de qualidade comprovada, ser conhecido no mercado ou ter o melhor preço deste não significam que seu consumidor irá escolher o seu produto, em detrimento aos de seus concorrentes.

Mas então, se tenho um produto de qualidade, bom preço e sou conhecido e confiável para os meus consumidores o ano todo, por exemplo, o que eu preciso fazer para que estes escolham o meu produto e/ou a minha loja frente à concorrência?

É na resposta à pergunta acima que você vai descobrir “o que mais vende no Dia das Mães”. Lembra da importância dada à esta data, que comentamos logo no primeiro item deste post e também no início dele? Então, o que o seu consumidor espera é algo diferenciado, especial, porque é uma data especial, porque “sua mãe” é especial.

Sendo assim, o seu consumidor, que já conhece sua loja e o seu produto, confia em você e até sabe que seus preços são melhores que os concorrentes, espera algo mais, um diferencial qualquer que exprima a importância do dia das mães.

Ele não se importa, necessariamente, em pagar mais, por exemplo, pelo mesmo produto. Mas aquele diferencial, como um embrulho especial para o mesmo item, um atendimento mais caloroso e que esteja no clima do dia ou até uma promoção, influenciará diretamente na escolha por parte do consumidor.

 

Dicas para Vender mais no Dia das Mães

 

•  Priorize as entregas

Principalmente se você tem uma loja online, a entrega neste período é de suma importância e um diferencial. Negociar com as empresas que fazem o transporte, oferecer uma entrega expressa para os consumidores de última hora, entre outros, podem fazer toda a diferença.

•  Esteja sempre presente

Uma boa dica é aumentar e priorizar todos os seus canais de atendimento: e-mail, telefone, respostas nas redes sociais, WhatsApp, chat e, todo e qualquer canal de contado com o seu cliente deve estar pronto e disponível para um atendimento rápido e preciso.

O atendimento presencial também é importante e precisa efetivamente “entrar no clima do dia das mães”. Lembre-se: seu cliente consumidor estará ansioso neste momento e antes mesmo de efetivar a compra ele já estará precisando de sua ajuda. Pensar em um bom atendimento vai diferenciá-lo de sua concorrência.

•  Tenha os recursos tecnológicos necessários

No caso de lojas físicas principalmente, ter equipamentos que não funcionam ou que atrasem as vendas, podem prejudicar seriamente o seu negócio. Tenha também um bom sistema de gestão empresarial, que vai automatizar e agilizar seu controle de vendas, além de lhe fornecer dados e informações precisas e em tempo real do que está acontecendo na ponta do seu negócio, ou seja, nas vendas.

Veja 5 motivos para sua empresa usar um Sistema de Gestão!

•  De olho no seu estoque

Você precisa pensar em seu estoque com bastante antecedência. Neste caso, a experiência do ano anterior (se existir) é um bom indicativo para esta reposição. De qualquer maneira, pensar em controle de estoque é não deixar o seu consumidor na mão, pela falta do produto, e nem estocar demais, que significaria um provável prejuízo financeiro.

•  Seja criativo e inovador

Faça promoções, ofereça brindes, sorteios, descontos especiais, capriche na decoração e na divulgação de seus produtos e de sua loja, entre outras possibilidades que façam com que o seu comércio se diferencie dos seus concorrentes. Se você precisar de ajuda para dar vida a essas ideias, criando artes temáticas para redes sociais ou até produzindo um cartão de Dia das Mães, vale a pena explorar plataformas gratuitas e intuivas como o Canva. É preciso se reinventar, sempre, pra sair na frente.
 

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Clientes satisfeitos

GestãoClick
Logo