Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Ferramentas de RH para facilitar a sua empresa

Ferramentas de RH para facilitar a sua empresa

O RH é um dos pilares da gestão de uma empresa. Quer saber como deixá-lo ainda mais estratégico? Nós mostramos como a tecnologia pode ajudar. Saiba mais.

Por GestãoClick
Atualizado em
Ferramentas de RH para facilitar a sua empresa

O setor de recursos humanos se reinventou e hoje é um dos principais pilares da gestão de uma empresa. Com a ajuda desse setor e as ferramentas certas, é possível tomar decisões assertivas e estratégicas.

Dessa forma sua empresa pode ser muito mais eficiente e contar com o melhor dos colaboradores para alavancar seu negócio.

Neste artigo você verá como ferramentas de RH podem ajudar na gestão da sua empresa e torná-la muito mais estratégica. Vamos apresentar a importância dessas ferramentas e como a tecnologia pode ser utilizada.  Confira.

Como o RH auxilia na gestão da sua empresa

Quando se fala na gestão empresarial, não podemos esquecer que os funcionários são peça fundamental do sucesso dessa organização. Eles são a força que faz tudo acontecer, logo, quem cuida desses colaboradores também é uma peça importante dessa gestão.

Tudo começa no setor de recursos humanos, é esse setor quem contrata os talentos, cuida da retenção, faz a integração de equipes, soluciona as crises, cria estratégias, cuida da cultura organizacional e muitas outras coisas.

Ele é responsável por dar o melhor cuidado aos colaboradores, para que eles devolvam o melhor para sua empresa, fazendo com que ela cresça de forma eficiente e com ótimos resultados.

Portanto, quando esse setor faz um bom trabalho, a gestão de uma empresa se beneficia bastante. Por isso, o RH tem as melhores ferramentas a sua disposição.

Importância de ferramentas modernas no RH estratégico

Quando a empresa deixa de ver o RH apenas pelo papel burocrático e administrativo, e passa a investir em ferramentas modernas, ela garante que o setor trabalhe com o máximo de seu potencial.

Essas ferramentas tem o poder de tornar o setor mais estratégico, poupando tempo e muitas vezes dinheiro com processos ineficientes.

Por conta disso essas ferramentas são muito importantes, elas garantem que sua empresa caminhe com a modernidade, e esteja alinhada com o mercado. Sem contar que, essas ferramentas também melhoram a cultura e os valores de sua empresa.

Viu só? São muitos benefícios que você garante quando decide dar um passo para transformar seu RH.

Mas, preciso te avisar que esse não é um processo fácil. Para tornar sua operação mais estratégica, sua empresa terá um grande esforço, mas claro, a recompensa no final é muito valiosa.

Para começar, você deve conhecer as principais ferramentas utilizadas pelas empresas hoje em dia, e a depender das suas necessidades escolher qual delas será melhor aproveitada pela sua organização.

Então, sem perder tempo, vamos conferir algumas dessas abaixo.

Como e quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?

Controle de Ponto

Se muito tempo atrás, alguém te dissesse que o controle de ponto poderia tornar a sua gestão mais eficiente, com certeza você não acreditaria.

Isso porque, antigamente, os sistemas de controle de ponto eram muito quadrados e engessados, não tinham quase nenhuma flexibilidade e cumpriam apenas o papel de controle de jornada dos colaboradores.

Mas, com a tecnologia essa realidade mudou e agora esses sistemas fazem muito mais do que controlar a jornada. Os controles de ponto alternativo chegaram para revolucionar a forma com que as empresas calculavam as horas trabalhadas dos colaboradores.

Com o aplicativo de registro de ponto, a sua empresa pode se desfazer do relógio de ponto, e ter total mobilidade, pois os registros podem ser feitos por meio de celulares, tablets ou computadores.

Eles oferecem além do registro de ponto, a possibilidade de gestão. O ponto digital faz com que sua empresa extraia dados da frequência, e identifique problemas como absenteísmo, sobrecarga em setores e muitos outros.

Sem contar que com esses sistemas, administrar escalas, horas extras e banco de horas se torna um processo muito mais prático.

Sistemas como o da PontoTel automatizam o cálculo das jornadas, com uma infinidade de regras de cálculo. Reduzindo assim os gastos de sua folha de pagamento com erros de cálculo ou horas extras indevidas.

Caso a sua empresa ainda não tenha adotado um controle de ponto desses, chegou a hora de inovar, com certeza ele facilitará bastante a  gestão de jornada da sua empresa.

Recrutamento e seleção

Assim como o controle de ponto, o recrutamento e seleção também era feito de forma manual antes da modernização. Era comum as empresas anunciarem vagas de trabalho em classificados, ou até mesmo com placas na porta das empresas.

Com o passar dos anos, começaram a surgir os sites de emprego, em que as empresas anunciam as vagas, assim elas podem ser encontradas por muito mais pessoas.

E não parou por aí, a tecnologia foi mais além e hoje em dia existem sistemas especializados no processo de recrutamento e seleção. Esses sistemas fazem uma seleção prévia, analisando as competências dos candidatos e conectando o perfil ideal com a vaga anunciada pela empresa.

Esse filtro, faz com que o processo de seleção seja muito mais rápido e com grande chances de acerto nas indicações.

E-learning

O E-learning tem se tornado muito popular entre as empresas, trata-se do ensino eletrônico e pode trazer diversos benefícios para a organização. Afinal, sabemos que parte do trabalho de retenção de talentos é possibilitar novos conhecimentos para o colaborar.

Quanto mais você investe em treinamento e aperfeiçoamento de habilidades, mais garante que os seus funcionários entreguem os melhores resultados para sua empresa e continue mais tempo nela.

Por isso, o E-learning pode ser uma ferramenta muito útil para o seu RH. Através de cursos ou treinamentos direcionados para o seu negócio, a fim de desenvolver ainda mais o talento de seus colaboradores.

Gestão de desempenhos

Você já ouviu falar que todo problema organizacional vai parar no RH? Seria interessante se a sua empresa solucionasse os conflitos antes de chegar no setor não é mesmo?

Por isso, as ferramentas de gestão de desempenho são ótimas para sua empresa. Com elas é possível avaliar o desempenho dos colaboradores e identificar pontos que devem ser melhorados.

Além de estimular que os colaboradores deem feedbacks sobre o seu dia a dia, assim sua empresa consegue identificar os problemas e atritos antes de se intensificarem.

Conclusão

Além desses 4 tipos de ferramentas que falamos acima, o RH da sua empresa pode contar com muitas outras que vão desde gestão de folha de pagamento até organização de processos.

Uma coisa é certa, todas elas tornam o setor de recursos humanos mais estratégico e otimizado. Agregando essas ferramentas na rotina de sua empresa, você faz com que o RH tenha as melhores opções para cuidar do maior patrimônio: os funcionários.

 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo