[NOVIDADE] GestãoClick mais seguro com o certificado digital A3


[NOVIDADE] GestãoClick mais seguro com o  certificado digital A3
Agora, o GestãoClick está mais seguro com o certificado digital A3, mas o que isso quer dizer? Para você entender a importância desse certificado e até mesmo adquirir um para a sua empresa, você vai conferir neste artigo as informações dos seguintes tópicos:
 
  • O que é Certificado Digital;
  • Vantagens dos certificados digitais;
  • Quem emite o certificado digital;
  • Como ter um certificado digital;
  • Como funciona a certificação A3;
  • GestãoClick com o certificado digital A3.

 

O que é Certificado Digital?


Em primeiro lugar, os certificados digitais são sinônimos de segurança, uma vez que se trata de mecanismos desenvolvidos com o objetivo de garantir que os arquivos enviados por uma empresa são dela mesmo e não de terceiros mal intencionados. Dessa forma, o certificado digital consiste em um arquivo ou dispositivo de identidade virtual.

Com ele, portanto, a sua empresa é identificada com segurança por outras pessoas, empresas e seus computadores. Hoje em dia, é uma ferramenta essencial para assegurar a identidade nos meios virtuais. É possível dizer ainda que os arquivos eletrônicos dos certificados servem como senhas online para verificar a identidade de um usuário, empresa ou computador.

Com os certificados digitais é possível assinar documentos, emitir notas fiscais e realizar demais atividades através de um canal seguro de comunicação. Para tanto, é preciso que uma autoridade de certificação emita uma declaração digital validando a identidade de quem deseja ter o certificado.
 


Vantagens dos certificados digitais


Na internet, a comunicação, muitas vezes, pode ser mais complexa do que se imagina, uma vez que não acontece apenas entre pessoas de forma direta. Não raro, ela acontece entre computadores, de forma automática, e até mesmo com roteadores, por exemplo. Por isso, é importante ter um certificado digital.

Ele vai não só permitir a comunicação entre as partes, como garantir que isso seja feito com segurança, mesmo quando acontecer de maneira automática, através de máquinas. Para tanto, os dados enviados são criptografados, ou seja, codificados, sendo que apenas o destinatário pode ter acesso e entender as informações enviadas.

Assim, fica mais difícil de pessoas mal intencionadas roubarem os dados de empresas e mesmo atrapalhar a sua rotina. Hoje em dia, os principais certificados digitais são o A1, A3, e-CPF e o e-CNPJ. Eles possuem diferentes serventias, como emitir notas fiscais eletrônicas, consultar as NFes e XMLs emitidos para sua empresa e fazer download.

Outras utilidades são monitorar cada nota fiscal emitida para seu CNPJ, o que é uma segurança para evitar problemas de notas frias, o que está acontecendo com muitos empresários atualmente. Com o certificado digital é possível ainda fazer a chamada Manifestação do Destinatário.

Essa é uma funcionalidade do SPED para permitir a você avisar a Sefaz se uma NF-e representa uma operação real, um insucesso ou até uma nota fria. A certificação também pode ser uma exigência das secretarias da fazenda dos estados brasileiros, para determinadas operações, que devem ser autenticadas ou autorizadas pelo certificado.


Quem emite o certificado digital?


Já quem é responsável por emitir o certificado digital para empresas e pessoas são as autoridades certificadoras. Ou seja, entidade que possuem a responsabilidade de emitir certificados digitais. Atualmente, existem várias delas autorizadas a realizar esse trabalho. Entre alguns exemplos, é possível citar a Serasa, a Certisign e a Valid.

Quem deseja ter o seu certificado digital deve pesquisar entre as opções disponíveis e avaliar a que mais combina com o seu bolso, afinal, os preços podem variar bastante. É importante verificar ainda o que cada uma oferece e analisar qual a melhor opção para as suas necessidades.
 

Como ter um certificado digital?


De forma geral, depois que se escolhe a Autoridade Certificadora para emitir o seu certificado digital, o passo a passo é o mesmo. O primeiro é preencher um formulário com os seus dados pessoais ou da sua empresa, optar por uma das opções de pagamento disponíveis e se apresentar em uma Autoridade de Registro.

Na hora da apresentação, é preciso ter em mãos os documentos necessários para a autenticação. Pessoas jurídicas devem apresentar o registro comercial, no caso de empresa individual, bem como o ato constitutivo, o estatuto ou o contrato social. Outros documentos são o CNPJ e os documentos pessoais do responsável.
 

Como funciona a certificação A3?


Entre os tipos de certificado digital, o A3 é um deles, sendo que a sua principal diferença entre os demais é o fato de estar armazenado em uma mídia com chip no formato de cartão inteligente, o Smart Card, ou o Token USB. Ambas as opções contam com segurança criptográfica, conferindo ainda mais confiabilidade aos processos de envio de dados da sua empresa.

certificado digital a3

Diferente do tipo de certificado digital A1, por exemplo, que consiste em um arquivo digital, o A3 é um dispositivo físico. No caso do cartão inteligente é necessário ter uma leitora e quem optar pelo Token vai possuir um aparelho semelhante a um pendrive. Dessa forma, ele pode ser usado em um computador e um programa por vez.

Já na hora de utilizar o certificado A3 é preciso digitar a sua senha, garantindo a segurança do procedimento. Na maioria dos casos, é possível errar a senha apenas duas vezes, sendo que ao errar a terceira vez ele é bloqueado e inutilizado. Se isso acontecer é necessário comprar um novo certificado.

Em relação ao certificado A1, o A3 possui maior validade, que é de 36 meses, o que faz com que tenha um melhor custo benefício.
 

GestãoClick com o certificado digital A3


O GestãoClick é um software ERP que funciona como um sistema de gestão empresarial completo para a rotina da sua empresa. Com ele os seus dados são informatizados, os processos automatizados e os setores interligados. As informações do sistema ficam na nuvem, o que garante a sua total segurança.

Dessa forma, o GestãoClick é também online permitindo que você acesse o sistema de qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive, por meio dos dispositivos móveis, como smartphones. E para garantir ainda mais segurança para as suas funcionalidades, possui, agora, o certificado digital A3. Teste grátis agora mesmo e emita notas fiscais com um clique!



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