Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » Checklist definitivo sobre planejamento financeiro

Checklist definitivo sobre planejamento financeiro

Como está o planejamento financeiro da sua empresa? Conheça o checklist sobre planejamento financeiro para simplificar a sua gestão!

Por GestãoClick
Atualizado em
Checklist definitivo sobre planejamento financeiro

Planejar o financeiro da sua empresa é de extrema importância para conseguir manter as contas em dia, bem como identificar como está indo o seu negócio, se é preciso reajustar preços ou investir mais no setor comercial. Para ter sucesso nesse setor, é preciso saber tudo o que deve ser feito e, por isso, ter um checklist sobre planejamento financeiro pode impulsinar a sua empresa.

E para ajudar a saber qual é o checklist definitivo sobre planejamento financeiro, você vai conferir no artigo a seguir os seguintes tópicos:

  • Importância de fazer o checklist financeiro;
  • O que deve constar no checklist financeiro;
    • Controle de caixa;
    • Contas a pagar;
    • Contas a receber;
    • Controle bancário;
    • Controle de vendas;
    • Controle de estoque;
    • Controle mensal de despesas.

planejamento financeiro

Importância de fazer o checklist do planejamento financeiro

As tarefas diárias do setor financeiro podem se repetir, mas são muitas e exigem bastante atenção, porque qualquer pequeno erro pode causar prejuízo. Da mesma forma, é preciso controlar diferentes informações para entender a situação financeira do seu negócio e não ter surpresas desagradáveis no final do mês.

Em pequenas empresas, muitas vezes é o proprietário quem gerencia o setor financeiro e, mesmo que o seu empreendimento seja micro, são necessários conhecimentos básicos de finanças. Já para não esquecer-se de realizar nenhuma etapa, vale a pena fazer ochecklist financeiro periodicamente.

O que deve constar no checklist do planejamento financeiro

De acordo com o segmento do seu negócio e do fluxo de negociações, o checklist financeiro pode ter que ser feito diariamente. De qualquer forma, quanto mais controle você tiver das finanças da sua empresa, melhor. Basicamente, o checklist deve contar com as seguintes atividades:

Controle de caixa

Consiste em registrar todos os valores que entram e saem do caixa da sua empresa, sendo que isso pode ser previsto em parte ao identificar os gastos fixos e variáveis do seu negócio. Também consiste em todas as vendas realizadas. Esse controle periódico ajuda a saber como está a situação financeira da sua empresa e identificar possíveis erros e desvios.

Contas a pagar

Ao identificar quais são as contas a pagar, é possível evitar possíveis esquecimentos, o que pode não só causar prejuízos, devido a multas e juros, como também muita dor de cabeça. Esse controle deve ser feito periodicamente, dividindo as contas conforme a data do seu vencimento.

Já quando não há dinheiro em caixa para todos os pagamentos, é preciso organizá-las em ordem de prioridade. Além disso, é necessário acompanhar o valor das dívidas, para saber o quanto é preciso conseguir de dinheiro para quitá-las, por meio de mais vendas, empréstimos, etc.

Contas a receber

Da mesma forma, as contas a receber entram no checklist definitivo sobre planejamento financeiro porque, assim como você pode se esquecer ou não poder pagar algumas de suas contas, o mesmo pode acontecer com os seus clientes. Mesmo assim, é preciso cobrar ou lembrá-los em caso de esquecimento.

Sabendo quanto e quando valores entram na conta da sua empresa, fica mais fácil, inclusive, de preverem que momento poderá pagar as dívidas, ajudando na negociação.

Checklist do planejamento financeiro: controle bancário

O controle bancário entra no checklist financeiro como um complemento das demais atividades, pois confrontando as informações das contas bancárias do seu empreendimento com os registros feitos por você e por sua equipe é possível fazer as devidas conferências. Também ajuda a identificar erros e possíveis fraudes.

Controle de vendas

O planejamento financeiro da sua empresa deve passar pelo controle de vendas, que se costuma fazer de forma diária. Além de saber quanto dinheiro está entrando no seu negócio através das vendas, é de essencial importância para o controle de estoque. Desse modo, não se corre o risco de perder uma venda por falta de produtos.

As informações desse controle são valiosas ainda para o controle de caixa, contas a receber e para que você e a sua equipe avaliem se o número de vendas realizadas e de serviços prestados está dentro do previsto para o período.

Checklist do planejamento financeiro: controle de estoque

O gerenciamento de estoque não só evita que produtos faltem, inclusive, o que pode prejudicar a sua conversão de vendas, como é fundamental para conhecer as preferências do seu público alvo. Dessa forma, ao saber quais são os itens com mais saída e mesmo os com menos vendas consegue-se criar campanhas de marketing mais eficientes.

Controle mensal de despesas

O controle mensal é uma revisão geral das atividades realizadas ao longo do período, além de apontar quais os valores gastos com mais exatidão. Quando esses valores são excessivos, é preciso ponderar o que deve ser mudado. Também permite uma melhor avaliação do inventário do estoque.

Para fazer o checklist completo é preciso trabalhar com muitos números e informações. Nada melhor do que contar com um sistema informatizado de gerenciamento empresarial, como o GestãoClick.

 
Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo