Materiais ricos
Início » Blog » Controle de Estoque » Como organizar o estoque e manter o controle?

Como organizar o estoque e manter o controle?

Como organizar estoque: controle de estoque é uma tarefa árdua que se torna mais leve com o ERP para organizar estoque e otimizar a gestão do seu negócio!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como organizar o estoque e manter o controle?

Para administrar uma empresa com sucesso é preciso administrar de todas as operações realizadas, como o controle de estoque que exige registrar e acompanhar todas as movimentações do estoque também devem ser registradas e acompanhadas. Mas afinal, como organizar o estoque e torná-lo eficiente? Para responder essa pergunta confira os tópicos a seguir deste artigo:

– Por que organizar o estoque da sua empresa;
– Como fazer o controle de estoque;
– Passo a passo: como organizar o estoque de uma empresa;
– Vantagens de um sistema de controle de estoque.

Por que organizar o estoque da sua empresa?

Mercadorias entrando, produtos saindo, vendas sendo realizadas, entregas sendo agendadas. Essa costuma ser a rotina em empresas com estoque, mas não adianta só realizar as tarefas, é preciso organizá-las, para no final do dia, saber como foram as vendas. Afinal, se você não sabe exatamente o que foi vendido, como pode tomar decisões para o seu negócio?

E a melhor maneira de organizar estoque da sua empresa é criando normas e seguindo procedimentos padrões. Com isso, a sua equipe trabalha com mais eficiências, mais vendas são realizadas e os clientes ficam satisfeitos. Essas são algumas razões sobre:

– como organizar um estoque de produtos;
– como organizar um estoque de roupas;
– como organizar um estoque de loja
, por exemplo.

Além disso, quando são registradas as operações de entrada e saída, é possível identificar quais são as preferências do seu público alvo. Se isso for feito você não corre o risco de perder vendas por falta de mercadorias em estoque e nem tem prejuízos por conta dos produtos que estão no estoque há meses sem nenhuma saída.

Este material completo te ensina de uma vez por todas –> como organizar um estoque de Loja de Roupas.

Como fazer o controle de estoque?

Se bem organizado, todo empresário consegue estabelecer métodos eficientes de como fazer o controle de estoque de modo simples e personalizado ao tipo de produto comercializado. E engana-se quem pensa que deve esperar a sua empresa crescer para implantar essa medida. Mesmo estoques com baixo movimento podem ser controlados, assim, quando aumentar o seu fluxo já estarão implantados os procedimentos mais eficientes.

E, além disso, mesmo organizar estoques pequenos fornecem as informações essenciais sobre a situação da sua empresa. Fazer o controle de estoque consiste basicamente em registrar os produtos que entram, ou seja, que você adquire para posterior revenda, e as mercadorias que saem, isto é, que são comercializadas.

Já na indústria, organizar estoque também engloba a matéria prima adquirida para a produção das mercadorias. Mas para conseguir registrar todas as movimentações, é preciso antes cadastrar os itens presentes no estoque. Nessa hora, é necessário informar o seu custo unitário e o custo total relativo à quantidade total de itens, bem como a quantidade de cada um deles.

O controle de estoque também exige que sejam feitas conferências de maneira periódica. Assim, é possível averiguar se as informações existentes no seu controle conferem com o que tem fisicamente no estoque. Embora o melhor seja iniciar esse controle desde o início, mesmo em uma empresa sem controle é possível implantá-lo.

Passo a passo: como organizar o estoque de uma empresa

Passo 1:

O primeiro passo na hora de como organizar o controle de estoque é classificar cada um dos produtos. Eles devem ser cadastrados e receber informações referentes à marca, modelo, cor, tamanho e demais dados relevantes.

Ou seja, se você vende calçados, por exemplo, não adianta apenas cadastrar 20 tênis Adidas. É preciso dar mais informações, caso contrário, esse controle não vai oferecer todos os dados úteis para posterios avaliação.

Afinal, para quem esse produto é destinado, crianças ou adultos? Qual modelo é o mais vendido? Só com detalhes existem respostas. É preciso ainda acrescentar no controle o preço do produto, sua quantidade, prazo de validade (quando for o caso), etc.

Para te ajudar na identificação e classificação, veja a importância desta pequena notável –> Etiqueta para controle de estoque: qual o papel?

Passo 2:

Além de determinar quais informações devem estar presentes no cadastro, é essencial que todos os produtos recebam as mesmas informações. Padronizar é a palavra chave quando se fala em gerir estoque. Depois que tudo for cadastrado, basta registrar as movimentações do dia a dia.

Isso deve ser feto à medida que os artigos entram e saem do estoque e, no final do dia, é preciso anotar qual o total de itens comercializados. Ao final do mês, sabe-se quanto foi vendido e com o tempo entede-se a dinâmica das vendas. E além dessas tarefas cotidianas, é preciso estar atento a demais procedimentos.

Passo 3:

Entre eles, no caso de produtos perecíveis, verificar o prazo de validade e tomar as providências necessárias quando não podem ser mais comercializados, bem como identificar quando é preciso comprar mais produtos para vender, conforme o fluxo de saídas de cada artigo. Ou qual deve ser a velocidade da produção de novas mercadorias.

O melhor ao controlar e organizar estoque é tornar mais assertivo com relação à regularidade das compras. Claro, de acordo com as mudanças do mercado e no comportamento do seu público alvo pode haver a necessidade de ajustes. Porém, quanto mais repetitivos e periódicos forem os procedimentos, melhor.

Passo 4:

Também é importante tornar o espaço físico do seu estoque bem organizado, de maneira que facilite o movimento das mercadorias e da sua equipe dentro dele. Conforme o tamanho do seu negócio os funcionários desse setor podem ser em maior ou menor número. De qualquer forma, é importante que cada um possua uma função específica.


Sistema ERP Online

Vantagens do programa para organizar estoque

Como você pode ver, organizar estoque dá trabalho, mas o programa para controlar estoque se torna uma parte fundamental para um gerenciamento promissor. No entanto, nem sempre é possível desempenhar todos os procedimentos necessários para o adequado controle do setor apenas de maneira manual.

Estoques com grande número de mercadorias e com alta rotatividade precisam da ajuda dos recursos tecnológicos apropriados. Mesmo pequenas empresas ganham com as ferramentas adequadas, pois significam mais eficiência para o trabalho da sua equipe, assim, mais pode ser feito em menos tempo e mesmo com um quadro de funcionários menor.

Para tanto, o software ERP, ou programa para organizar estoque é uma solução inteligente, sendo que esse sistema de gestão empresarial não ajuda só no controle do estoque, como nos demais setores, inclusive, o financeiro e o de vendas. E o GestãoClick é um ERP para controle de estoque que oferece todas essas vantagens e muitas outras.

Ele funciona online, permitindo o acesso ao seu sistema a qualquer momento do dia e independente do lugar onde você está. Dessa forma, é possível atualizar e avaliar a situação do seu estoque mesmo à distância, mas com total segurança, e de maneira simples e rápida.Veja como é fácil:

Aproveite para testar essa e outras funcionalidades incríveis do GestãoClick, por 10 dias grátis:

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo