Por que todo pequeno negócio deve ter uma loja virtual hoje em dia


pequeno negócio deve ter uma loja virtual

Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020.


Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online apenas durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%. Com esses dados, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Do total, 58% compraram ao menos quatro vezes em 2020, enquanto 20% concluíram mais de dez pedidos no período.


Além de todos estes dados animadores, o índice MCC-ENET também revelou em junho de 2020 que as vendas online aumentaram em 137,35%.


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Com todos esses dados inspiradores, você deve ter percebido o quanto criar uma loja virtual agora pode ser vantajoso, certo? Mas por que todo pequeno negócio deve ter loja virtual


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Investimento inicial mais baixo

Muitas vezes conseguir um bom ponto para montar e integrar uma loja física é trabalhoso e requer, em alguns casos, um alto investimento para que a loja fique bem localizada, sem falar dos gastos extras com documentação e diversas outras burocracias desgastantes, algo que pode ser difícil para um pequeno negócio fazer.


Agora, no mundo do e-commerce, isso já não acontece. Basta comprar um domínio, escolher uma boa plataforma de e-commerce, criar um layout agradável e funcional para o usuário, oferecer diferentes formas de pagamento e pronto, sua loja está preparada para vender online!


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Assim, o investimento em uma loja virtual é inicialmente muito mais baixo, se comparado a uma loja física, um grande benefício para os pequenos empreendedores.

Maior alcance de consumidores

A loja virtual permite que os pequenos negócios tenham a oportunidade de aumentar o alcance da empresa. Isso porque é possível trabalhar apenas com a imagem de sua empresa de forma mais exclusiva, investir em SEO e outras técnicas de marketing especificamente, sem ter que dividir com outros vendedores.


Estratégias de marketing digital focadas na atração de clientes são muito mais efetivas para lojas virtuais. Enquanto uma loja física atende clientes regionais, a Internet não tem fronteiras. Seu cliente pode estar em qualquer lugar do país ou até do mundo. 


Além disso, uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia. A qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, seu cliente consegue pesquisar, ver e comprar seus produtos.

Seu porto seguro

Ao vender em marketplace ou rede social, você está usando uma plataforma que pode mudar a qualquer momento. Suas regras podem mudar ou até o modo como funciona, o que pode acabar não sendo mais vantajoso para o seu negócio.


Tendo uma loja virtual, você tem um espaço que é totalmente seu. É estável e seguro. Lá estão todos os seus clientes fiéis e seus produtos cadastrados.


Pouco importa o porte do negócio – quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura, o que nem sempre acontece em uma transação via rede social, por exemplo.

Mercado em ascensão

As notícias sobre criar uma loja virtual no Brasil são as melhores possíveis. Uma pesquisa do Google mostrou que as vendas por e-commerce irão dobrar em cinco anos, chegando a R$85 bilhões. 


O mercado de varejo online deverá crescer de 17% a 25% até o final de 2020, de acordo com estudo da consultoria PwC. De acordo com as estatísticas, vendas no varejo de e-commerce global atingirão $4.9 trilhões em 2021, marcando a taxa de 265% de crescimento, ao subir de $1.3 trilhão (2014) a $4.9 trilhões (2021). 


Esses números expressam mais uma vez que o futuro do e-commerce é estável, sem indícios de queda. Agora, as lojas virtuais estão sendo consideradas o principal canal de vendas. 


Esses são números impressionantes e que demonstram novas oportunidades e espaço para negócios serem criados, se reinventarem e se consolidarem. 


Uma loja virtual é um modelo de negócio de uma única marca. Em uma loja virtual, há um controle total dos códigos, da hospedagem, das melhorias e integrações. Além disso, a personalização e a gestão são livres!

Flexibilidade promocional

Com uma loja virtual é possível planejar o processo de compra já prevendo o processo de promoção. Existem diversas opções de promoções que podem diferenciar o serviço diante da concorrência. Um frete grátis ou um cupom de desconto geralmente costumam ser atrativos para os clientes. Além disso, existem diversas ferramentas disponíveis para criar a sua forma de oferecer seus produtos, como links patrocinados, e-mail marketing e muito mais!

Baixo custo de manutenção

Se comparado a qualquer negócio físico, uma loja virtual tem custos de implantação e manutenção mais baixos, principalmente quando você precisa ampliar seu mercado. 


Além disso, em uma loja virtual é possível modificar o layout, adicionar ferramentas, entre outras medidas personalizadas para o seu público-alvo — algo que nem sempre é possível em um marketplace ou rede social  — de forma gratuita, o que pode ser essencial para um pequeno negócio crescer! 


Maior visibilidade dos produtos

Um cliente que entra em uma loja virtual consegue de modo muito mais fácil encontrar qualquer produto que você vende, o que vai dar muito mais visibilidade para a sua marca. Com ferramentas de pesquisas e filtros, o consumidor encontrará o que deseja de forma rápida e fácil, na comodidade de sua casa.


Diferentemente das redes sociais, nas quais informações acabam se perdendo no fluxo constante de postagens; e marketplaces, onde os anúncios de seus concorrentes fica ao lado do seu, as lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação, como foco na sua empresa!


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Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.