Marketing Digital: o Que é e Porque Tem a Ver com Seu Negócio?

Você sabe bem o que é e o que significa marketing digital? É bem provável que você acredite até que “marketing digital” é algo muito caro, voltado para grandes empresas e que o seu negócio não precisa dele. Só que este pensamento está errado.

O Marketing Digital é um segmento que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos e a cada instante continua se reinventando, mudando estratégias, formas de se fazer, impulsionando fortemente este crescimento. Exatamente por este comportamento, o marketing digital está transformando toda a relação entre marcas, pessoas, produtos/serviços e consumidores.

Só por este breve descritivo, já é possível perceber a importância do marketing digital em qualquer tipo de negócio, independentemente do porte da empresa. Para entender melhor tudo isto, é preciso conhecer o que é o marketing digital e como ele atua e será exatamente isto o assunto deste post. Acompanhe!

Marketing Digital: o que é, afinal?

Não dá para compreender sua utilidade e importância sem antes entender o que é exatamente o marketing digital. Se você tem em mente aquele marketing convencional de antigamente, esqueça-se totalmente dele. 

Apesar deste marketing ter sido propulsor do que existe hoje e de ainda ser utilizado (Outbound Marketing), ele não está, pelo menos não de uma forma direta, relacionado com o marketing digital (Inbound marketing).

Mas, o que é, afinal, Marketing Digital? De uma maneira resumida e conceitual, o Marketing Digital visa promover produtos e/ou marcas por meio principalmente das mídias digitais e é através dele que as empresas conseguem se comunicar com o seu público consumidor de uma maneira quase que direta, personalizada e geralmente no momento certo.

Como Fazer Marketing Digital?

Claro que o conceito acima é um tanto vago, afinal, como o marketing digital consegue fazer tudo isto? Mas ao falarmos sobre “como fazer o marketing digital” podemos seguir basicamente por duas vertentes: as ferramentas que serão utilizadas para este marketing e o plano que será realizado e executado.

Quanto às ferramentas, estas parecem estar mais claras e óbvias: o marketing digital usa e abusa de todos os canais digitais possíveis, principalmente as mídias digitais. Entende-se por mídia digital todo o conteúdo ou canais de distribuição que sejam baseados em tecnologia digital, como blogs, websites, redes sociais, etc.

Quanto ao plano de marketing digital, este leva em consideração diversos fatores diferentes como:

• O conhecimento prévio do seu público alvo, inclusive de comportamentos, o que vai indicar como você pode oferecer produtos e serviços que agradarão e irão fidelizar ainda mais seus clientes.

• Os objetivos e metas traçados, que precisam ser claros e mensuráveis. Não adiantar indicar um objetivo que não possa ser alcançado.

• Os canais que serão utilizados (Google, Facebook, blog, Instagram, etc.).

• Os conteúdos que serão compartilhados, sejam escritos e/ou audiovisuais, que precisam “entregar valor”. É através destes conteúdos que seu público vai confiar no que você vende, afinal, já estará confiando no que você fala e escreve, etc.  

Marketing Digital para E-commerce

Se você já tem ou pretende ter uma loja virtual, seja de produtos ou serviços, saiba que o marketing digital para E-commerce se torna indispensável para o crescimento do seu negócio. Dificilmente você conseguiria alcançar seus consumidores sem ele, uma vez que outros métodos de divulgação não digitais não oferecem eficácia significativa.

Basta pensar que toda a análise de dados é feita em tempo real, utilizando-se de diferentes processos e canais simultâneos que permitirão o processamento rápido destes dados. A partir daí, mudar estratégias, tomada de decisão, etc., são muito mais rápidos, eficazes e pontuais.

Marketing Digital para pequena empresa: por que é imprescindível?

Se tentarmos resumir a importância do marketing digital para pequenas empresas, poderíamos dizer simplesmente que ele fará substancialmente toda a diferença para a rentabilidade e também para a receita de seu negócio. Basta considerar que, no mundo de hoje, é quase impensável viver sem a internet.

Isto posto, é possível considerar também que a web aproxima as pessoas, os costumes, as culturas e, claro, o mundo dos negócios e quanto mais próximo você estiver dos seus consumidores, do seu público alvo (que são aquelas pessoas que teoricamente teriam algum interesse em seu produto ou serviço), melhor.

Deste modo, não interessa o porte da empresa, seja um microempreendedor ou um grande empresário de uma multinacional, ambos precisam aparecer, ambos precisam conhecer seus consumidores, conhecer o seu público e com a ajuda do marketing digital interagir com eles.

Falando nisso, saiba tudo sobre Marketing Digital Pequenas Empresas!

Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa

O plano de marketing é um processo bem individualizado e requer muita atenção. Ele, a priori, não será infalível e é exatamente este um dos benefícios favoráveis do marketing digital: poder alterar estratégias previamente traçadas em menos tempo e com muito menos custos. Ou seja, mais assertividade.

No entanto, microempreendedores e gestores de pequenas empresas de um modo geral preocupam-se muito com o plano de negócios, o que não está errado, mas estes empresários todos donos de micro e pequenas empresas não sabem exatamente como começar um plano de marketing, ou até nem sequer pensam nisso, o que pode ser um erro fatal.

Assim, colocaremos abaixo 5 passos bem simples e aplicáveis para se criar um plano de marketing para micro e pequenas empresas. Confira:

• Faça uma análise de seu negócio:  o que diferencia você de seus concorrentes? Como você pode ser melhor para seus consumidores? Estrategicamente, analise os pontos fortes, fracos, oportunidades de melhoria e possíveis ameaças da sua empresa e para a sua empresa.

• Identifique e descreva o seu público-alvo: Saber quem são as pessoas que podem vir a comprar o seu produto ou serviço é raiz básica do seu plano de marketing. Sem esta análise, nada mais dará certo. O desenvolvimento do persona, nesta etapa, é importante também.

• Tenha muito bem desenhados seus planos, objetivos e metas, lembrando que estas últimas precisam ser totalmente mensuráveis e alcançáveis. 

• Desenvolver sua estratégia de marketing. É neste momento que você vai escolher os canais de comunicação com o seu público, quais serão as táticas de comunicação, prazos para medição, etc. 

• Tenha em mente o orçamento para todo este plano. O marketing digital é substancialmente mais barato que qualquer outro tipo de marketing, principalmente quando comparado ao marketing offline. No entanto, ele também envolve custos e é preciso ter serenidade e ciência de que estes gastos significam um promissor investimento para o seu negócio.

Agora que você sabe o que é o Marketing Digital, vai precisar contar com um software de gestão empresarial. Conheça ERP Online: um grande aliado do Marketing Digital!

 

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