Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como o perfil do empresário influencia a gestão?

Como o perfil do empresário influencia a gestão?

Muita atenção tem sido dedicada às habilidades e ao perfil profissional do empresário no mundo corporativo. E você? Já se perguntou se seu perfil comportamental está de acordo com o que você faz?

Por GestãoClick
Atualizado em
Como o perfil do empresário influencia a gestão?

Muita atenção tem sido dedicada às habilidades e ao perfil profissional do empresário no mundo corporativo. Esses fatores têm grande impacto no desempenho dos negócios, pois grande parte dos problemas enfrentados por pequenas e médias empresas se deve à falta de habilidade durante a gestão dos negócios.
É fato que empresários e gestores de empresas necessitem estar em constante evolução, principalmente diante de situações de decisão, onde é necessário escolher qual o caminho tomar para que a organização atinja seu melhor desempenho.

A boa liderança é um diferencial para o resultado de um bom negócio. Através dela é possível obter resultados positivos na gestão de colaboradores, processos, projetos e finanças.

Empresários estão a todo tempo fazendo escolhas, tanto na vida pessoal, quanto profissional. E o fundamento de uma boa escolha ou decisão está no autoconhecimento. Quando o indivíduo se conhece com mais profundidade compreende quais competências ele domina e quais precisa contratar ou delegar.
Uma ótima opção para alcançar esse autoconhecimento é realizar um teste de personalidade. Esse é um método assertivo para identificar o perfil profissional do empresário e apontar caminhos para desenvolvê-lo.

O que é o teste de personalidade?

Você já parou para analisar o que predomina na sua personalidade? Que seu jeito de pensar e agir podem interferir nos seus relacionamentos interpessoais dentro do seu ambiente de trabalho? Isso sem citar os relacionamentos com a família, amigos, etc.

Para quem busca crescimento em todos os âmbitos da sua vida, fazer o teste de personalidade é fundamental. Somos reflexos tanto de influências externas como internas, portanto, a soma dessas influências é que nos fazem ser o que somos e irá explicar nossa conduta, atitudes e ações perante a vida. Entender seu próprio funcionamento é imprescindível para você conseguir orientar suas competências e habilidades para o sucesso na sua carreira e em sua vida pessoal.

O teste de personalidade é feito através de um questionário rápido, embora objetivo e completo, com perguntas diretas com várias alternativas de respostas. Essas respostas é que vão ajudar na montagem – mapeamento – do seu perfil profissional. É um poderoso teste de autoconhecimento e autoavaliação.

Vantagens em fazer o teste de personalidade

Com o objetivo de decifrar o seu modelo mental, ou seja, ajudar você a entender o porquê de suas ações e pensamentos, o teste de personalidade te entrega vários benefícios. Conheça alguns deles:

Fortalecimento da autoestima

A autoestima baixa é um problema crescente entre pessoas e principalmente no mundo corporativo. Através do teste de personalidade é possível identificar se a pessoa está ou não com autoestima baixa. Comportamentos recorrentes como: falta de autovalorização pessoal e profissional, não reconhecimento das próprias qualidades, rendimento baixo, falta de respeito consigo mesmo, visão deturpada de si mesmo. Um dos recursos eficazes para tratar todos e mais alguns desses problemas é identificando-os, através dos testes, para depois tratá-los caso a caso.

Potencializar suas habilidades profissionais e diferenciais

Saber identificar e ter conhecimento de suas habilidades e competências profissionais, é de grande valorização pelas organizações no mercado de trabalho. O teste ajuda você a identificar e desenvolver as habilidades que ainda não tem ou potencializar as que você já possui, para atender aos requisitos que as empresas mais procuram ou em sua própria empresa, na gestão de seu negócio.

Destacar suas competências de liderança

Como afirma Jack Welch, um dos CEO mais admirados do mundo, “Quem não desenvolver a habilidade de liderança, no futuro será descartado pelo mercado.”  Para que sua empresa tenha resultados satisfatórios e positivos é necessário que sua liderança seja eficaz, servidora, que seja inspiradora e sirva de exemplo para a sua equipe. Com isso, você irá influenciar seus colaboradores para desenvolver bem suas tarefas e conquistar o sucesso de sua empresa.  Com o mundo dos negócios cada vez mais competitivo, os empresários buscam essas competências que são prioritárias para se tornar um bom líder.

Minimizar ou eliminar seus Gaps

Através do teste é possível investigar esses gaps para depois aplicar a melhor forma de treinamento e aumentar seu potencial e elevar a produtividade. O desenvolvimento de um profissional vai muito mais além de uma especialização em sala de aula. Elas não se limitam apenas às competências técnicas, mas também às comportamentais e individuais.

Orientação para resultados na gestão dos negócios 

A orientação para resultados é a capacidade que o profissional tem em focar na concretização das tarefas e objetivos, garantindo que os resultados sejam alcançados conforme esperado. Essa é uma característica dos grandes líderes. Se você não possui essa habilidade ou está pouco expressiva, você também pode adquirir ou potencializar esse papel essencial no que diz respeito à orientação para resultados.

Muitas são as vantagens em se fazer o teste de personalidade. Além de todas elencadas acima, ele é uma opção para você descobrir o seu verdadeiro eu, sua identidade, sua essência, para que suas decisões sejam tomadas de maneira mais assertiva, consciente e otimizada. Na prática, entender o seu perfil de personalidade predominante e como o seu jeito de pensar e agir pode ajudar ou afetar os seus resultados, seus relacionamentos.

Nesse sentido, vale destacar que o teste não se limita apenas para gestores de negócios. É comum o uso do teste por líderes, gestores de Recursos Humanos, quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho e principalmente os que buscam o primeiro emprego. Todos esses profissionais podem e devem utilizar o teste para potencializar seu trabalho, aumentar seu desempenho e os resultados de suas ações em suas empresas.

E você? Já se perguntou se seu perfil comportamental está de acordo com o que você faz? Quer assumir o controle de seu comportamento e emoções para conduzir melhor sua vida profissional e pessoal? Você pode obter tudo isso por meio de um teste de personalidade.

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo